Menu

Bolsonaro vai recorrer de novo ao STF contra ações de governadores para conter pandemia

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O presidente Jair Bolsonaro decidiu recorrer novamente ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra as medidas de restrição de atividades adotadas por Estados e municípios para conter o avanço da pandemia de Covid-19. A ação será impetrada nos próximos dias pela Advocacia-Geral da União (AGU).

A informação foi publicada pelo colunista Lauro Jardim, do jornal “O Globo”, e confirmada pelo blog com assessores do presidente da República. Bolsonaro quer discutir os parâmetros e critérios adotados pelos governadores e prefeitos para baixar medidas de restrição de atividades.

Anúncio

Na semana passada, Bolsonaro se encontrou com o presidente do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, para conversar sobre as medidas baixadas pelos governadores, criticadas pelo presidente da República.

Bolsonaro, inclusive, chegou a ameaçar baixar um decreto para garantir, segundo ele, o direito de “ir e vir” da população, proibindo Estados e municípios de adotar esse tipo de medida.

Na conversa com Fux, Bolsonaro voltou a criticar as ações dos governadores e pediu ajuda do tribunal no sentido de garantir o funcionamento de setores da economia. O presidente do STF alegou que o tribunal só pode agir se provocado. Aí, o presidente da República decidiu entrar novamente com ação no Supremo.

O governo já havia entrado no STF contra as medidas de restrição de atividades adotadas pelo governadores e prefeitos em março deste ano, mas o Supremo rejeitou o recurso impetrado na época pela Advocacia-Geral da União.

O argumento dos ministros foi que Estados e municípios, como decidiu o tribunal no ano passado, têm autonomia para adotar medidas no enfrentamento da pandemia do coronavírus.

A decisão do STF no ano passado foi muito criticada pelo presidente Bolsonaro. Ele chegou a dizer que o tribunal tirou os poderes do governo federal em adotar medidas contra o coronavírus.

Os ministros esclareceram que a decisão não eximiu o Palácio do Planalto de sua responsabilidade no combate à Covid-19.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.