Conecte-se agora

Acre tem 1 morte e mais 113 casos da Covid-19 neste sábado

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) registra 113 casos de infecção por coronavírus neste sábado, 22, sendo 63 casos confirmados por exames RT-PCR e 50 por testes rápidos. O número de infectados saltou de 81.235 para 81.348 nas últimas 24 horas.

Até o momento, o Acre registra 215.849 notificações de contaminação pela doença, sendo que 134.291 casos foram descartados e 210 exames de RT-PCR seguem aguardando análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen) ou do Centro de Infectologia Charles Mérieux. Pelo menos 73.380 pessoas já receberam alta médica da doença, enquanto 159 pessoas seguem internadas até o fechamento deste boletim..

Mais 1 óbito foi registrado neste sábado, 22, sendo do sexo masculino, cujas iniciais são P. F., de 75 anos. Morador de Brasileia, o idoso deu entrada no dia 17 de maio, no Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb), vindo a falecer nesta sexta-feira, dia 21, fazendo com que o número oficial de mortes por Covid-19 suba para 1.633 em todo o estado.

Extra Total

Governo do Acre deve lançar edital de concurso público ainda este ano, anuncia Gladson

Publicado

em

Em agenda em Cruzeiro do Sul nesta sexta-feira, 30, o governador Gladson Cameli disse que vai lançar o primeiro concurso público da gestão dele. O Edital deverá ser publicado ainda este ano e o certame será realizado em janeiro de 2022 com foco em várias áreas, principalmente na pasta de infraestrutura.

“Vamos fazer o concurso e convocar. Eu já fiz tudo que podia com relação a isso e o pessoal do cadastro de reserva que me desculpe, mas eu tenho que dar oportunidade pra quem quer fazer concurso”, destacou.

De acordo com o chefe do executivo, não está definida a quantidade de vagas, mas serão para todas as áreas e em especial a de infraestrutura. “Estamos sem quadro no Deracre e com deficiência no Depasa, Seinfra, Sedur, saúde, segurança. Há necessidade por exemplo de engenheiro fiscal. Então vamos fazer o concurso, finalizar e chamar o povo pra trabalhar. Enquanto cuidamos da parte burocrática do Concurso vamos equilibrando a questão da Lei de Responsabilidade Fiscal no próximo trimestre pra lançar o concurso”, relatou o gestor.

Continuar lendo

Notícias

Atendimento especializado Enem 2021: prazo para solicitar recurso termina hoje (30)

Período é para participantes que necessitam de auxílio para fazer as provas e tiveram pedido negado

Publicado

em

Estudantes inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que solicitaram atendimento especializado e obtiveram pedido indeferido têm até essa sexta-feira (30) para solicitar o recurso, para o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) reavaliar o caso.

O atendimento especializado é destinado àqueles participantes que necessitam de auxílio para fazer as provas por apresentarem alguma necessidade de atendimento como: deficiência auditiva, surdez, cegueira, baixa visão, deficiência física, surdocegueira, discalculia, autismo, visão monocular, deficiência intelectual (mental), dislexia e déficit de atenção.

Gestantes, lactantes, idosos e pessoas em classe hospitalar também têm direito ao atendimento especializado para adaptações no tempo de prova e local de aplicação do exame. 

O período de solicitação de atendimento especial ocorreu entre 30 de junho e 14 de julho, sendo que o resultado foi divulgado no dia 23 de julho. Já o prazo para quem teve a solicitação negada pedir recurso começou em 26 de julho e termina hoje (30). 

Ao interpor recurso, o participante deve anexar novos documentos para comprovar a necessidade do atendimento. O inscrito deve informar as condições que motivam a solicitação e inserir a documentação com nome completo e descrição do diagnóstico, além do código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID 10). O documento precisa conter a assinatura e a identificação do profissional competente, com respectivo registro do Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde (RMS) ou de órgão avalizado. O resultado poderá ser consultado a partir de 4 de agosto.

Novidades

O Inep, responsável pela aplicação do Enem anunciou algumas novidades para essa edição do exame. Confira quais são:

1 – O Enem Digital 2021 terá, pela primeira vez, atendimento especializado. Segundo o Inep, será disponibilizado tradutor-intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras), prova com letra ampliada (fonte de tamanho 18 e com figuras ampliadas), prova com letra superampliada (fonte de tamanho 24 e com figuras ampliadas), prova com contraste, tempo adicional e sala de fácil acesso.

2 – Participantes do Enem impresso que solicitaram atendimento especializado para transtorno do espectro autista poderão utilizar caneta fabricada em material transparente com tinta colorida, para uso exclusivo em marcações no seu Caderno de Questões.

3 – Também pela primeira vez o Inep publicou o edital de isenção da taxa de inscrição separadamente do edital geral. O objetivo, conforme a autarquia, é tornar mais fácil a compreensão das regras para os candidatos que têm direito à isenção da taxa de inscrição e evitar que os estudantes deixem de se inscrever no exame por acreditar que a isenção ou a justificativa garantem a participação.

4 – Nesta edição o Enem impresso e o Enem digital serão aplicados nos mesmos dias e contarão com os mesmos itens (questões) e mesmo tema de redação. A única diferença entre as modalidades é que, na digital, as questões objetivas são respondidas em um computador.

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

Continuar lendo

Cotidiano

Caravana da Vacinação amplia pontos de imunização contra Covid-19 no interior do Acre

Publicado

em

As unidades do Instituto Federal do Acre (Ifac) darão apoio às Caravanas de Vacinação realizadas pela Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre).

A proposta de parceria foi formalizada pelos representantes do Ifac e do Programa Estadual de Vacinação. As Caravanas de Vacinação têm como objetivo atualizar a situação vacinal das crianças, adolescentes, adultos e idosos, tanto as vacinas de rotina quanto as campanhas urgentes, principalmente contra a Covid-19.

A meta final é garantir com que as pessoas recebam as doses da vacina contra Covid-19.

A parceria do Ifac com a Sesacre inclui a utilização da infraestrutura dos câmpus da instituição nos municípios de Rio Branco, Sena Madureira, Tarauacá, Xapuri e Cruzeiro do Sul, em uma ação conjunta com as secretarias municipais daqueles municípios, além de uma ampla campanha de divulgação do calendário das caravanas.

Continuar lendo

Cotidiano

Prazo para inscrição no Fundo de Financiamento Estudantil termina nesta sexta-feira

Publicado

em

O período de inscrição para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do segundo semestre de 2021 se encerra nesta sexta-feira (30).

Os estudantes interessados em pleitear uma bolsa no Financiamento terão até as 23 horas e 59 minutos de hoje para efetuarem a inscrição.

O Fies é um programa do Ministério da Educação (MEC) que visa conceder financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos, com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC e ofertados por instituições de educação superior privadas aderentes ao Programa.

Os estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010 poderão pleitear uma bolsa no Financiamento este ano. Também são pré-requisitos para validar a participação: a obtenção de nota média mínima de 450 pontos e nota superior a zero na redação.

Com o fim do período de inscrição, o Fies avança nos processos definidos pelo cronograma do Financiamento. Na próxima terça-feira (3), será divulgada a lista dos candidatos pré-selecionados em chamada única. Logo em seguida, terá início o prazo para complementação da inscrição dos pré-selecionados na chamada única, começando no dia 4 e terminará no dia 6 de agosto.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas