Menu

PF deflagra operação que apura compra de votos nas eleições municipais

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Agentes da Polícia Federal (PF/AC) deflagraram na manhã desta quinta-feira, 20, a operação “SINE VOX” com o objetivo de colher mais informações sobre uma possível compra de votos ocorrido nas eleições municipais de 2020 em Rio Branco.


Durante a operação, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão expedidos pelo Juiz da 1ª Zona Eleitoral de Rio Branco. 26 policiais federais participaram da ação.

Publicidade


As investigações tiveram início em março de 2021, após chegar ao conhecimento da Polícia Federal a existência de conversa, em um grupo de aplicativo de mensagens instantâneas, na qual uma das pessoas afirma que recebeu o valor de R$ 50,00 por ter votado em determinado candidato a vereador nas eleições municipais. O investigado ainda frisou que, se soubesse que obteria aquele valor, teria avisado a todos os componentes do grupo.


Estão sendo investigadas quatro pessoas, sob a suspeita de que uma delas (o candidato a vereador) haveria comprado o voto de outras três pessoas. É importante afirmar que comete o crime de corrupção eleitoral (art. 299 do Código Eleitoral) tanto a pessoa que compra o voto, quanto a pessoa que o vende, as penas variam de 1 a 4 anos de reclusão além do pagamento de multa.



INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido