Conecte-se agora

Pedido de cassação de Cadmiel Bonfim é protocolado pelo Sindmed

Publicado

em

Nesta segunda-feira (17) o Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed-AC) protocolou o pedido de cassação do deputado estadual Cadmiel Bonfim por quebra de decoro.

Após ser protocolado na Casa do Povo, o documento deverá ser encaminhado à presidência do parlamento que poderá pedir parecer da Comissão de Constituição e Justiça, sendo aberto ou não o processo de apuração do caso.

O Sindmed fez o pedido após o sargento ocupar a tribuna virtual da Assembleia Legislativa para proferir ofensas contra o médico Rodrigo Damasceno, chegando a chamá-lo de “mercenário”.

O médico e presidente do Sindmed no Acre, Guilherme Pulici, espera que os parlamentares avaliem o caso com responsabilidade. “É um fato pontual, mas infeliz, por isso pedimos providências para que outros casos não ocorram. Um ataque pessoal a um profissional que atua há anos no interior do nosso Estado, em situações difíceis e que não merece ser atacado. Já existe dificuldade para se fixar médicos nos municípios menores por falta de uma carreira de Estado e por falta de concurso público, então aqueles corajosos não podem ser atacados”, declarou.

O órgão alega que o pedido de cassação de Bonfim é pautada no parecer do setor jurídico e na decisão da diretoria do Sindmed-AC, apontando que as graves ofensas resultam em justa causa, não se aplicando a imunidade parlamentar, segundo a Constituição Estadual. A polêmica entre Cadmiel e Rodrigo Damasceno teria sido causada após a transferência de Damasceno para Feijó, cidade que sofre com a carência de médicos, e a solicitação de afastamento feita por ele, em virtude de uma cirurgia.

Além de pedir a cassação de Bonfim, a entidade destacou ainda que estuda responsabilizar os gestores da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) que, de forma equivocada, emitiram nota alegando que o médico teria sido transferido para Tarauacá de forma irregular. Documento emitido pelo próprio órgão oficializa a mudança de unidade no dia 9 de fevereiro de 2017.

Cotidiano

Homem com pistola de uso restrito é preso em Plácido de Castro

Publicado

em

Na noite da última terça-feira, 06 de dezembro de 2022, a Polícia Civil em Plácido de Castro, em continuidade ao trabalho de fortalecimento da segurança na fronteira, prendeu em flagrante R.J.S.F, de 22 anos, pelo crime de porte ilegal de arma de uso restrito.

Durante a ação, que ocorreu no bairro Olaria, uma pistola 9mm e 13 munições intactas foram apreendidas.

O autor, que já havia sido condenado pelo crime de roubo majorado, é apontado pelas investigações da Polícia Judiciária como integrante de uma associação criminosa responsável pela subtração de diversas camionetes na região do Baixo Acre.

O preso foi conduzido a Delegacia Geral de Placido de Castro para lavratura de auto de prisão em flagrante e em seguida colocado à disposição da justiça.

Continuar lendo

Cotidiano

Aliados sugerem que Bolsonaro se autoproclame presidente em 2023

Publicado

em

Por

Apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) cogitam nos bastidores realizar um evento paralelo à posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em Brasília no dia 1º de janeiro. A ideia nasceu de parlamentares do núcleo duro do presidente e começa a ganhar força entre os fãs em aplicativos de mensagens. A intenção é organizar um comício para que ele discurse a seu eleitorado na capital do país no mesmo dia e hora em que o presidente eleito estiver tomando posse. A ideia é copiar Juan Guaidó e fazer uma espécie de autoproclamação.

A coluna conversou com uma pessoa do entorno de Bolsonaro e ela confirmou a intenção. “Ainda é embrionário e não sabemos se será possível porque há custos”, afirmou. Segundo a fonte, bolsonaristas querem a todo custo ir à Brasília pedir pela permanência do presidente no poder e seria de bom tom se ele discursasse para um público cada vez mais crescente nos acampamentos.

Bolsonaro já foi informado que a sugestão foi dada em grupos de Telegram e WhatsApp, mas não esboçou reação. Embora esteja planejando retomar as lives e as motociatas , o presidente avisou que precisa se recuperar do baque. Ele ainda não se considera pronto para falar com os apoiadores porque sentiu a derrota nas eleições, tanto que aparece em público até chorando .

Um nome importante do governo se reuniu nesta semana com Valdemar da Costa Neto, presidente do PL, para pedir apoio. Em nome do bolsonarismo – e não de Bolsonaro – ele verificou as chances da sigla bancar o evento, mas deu com os burros n’água. O cacique lembrou que a legenda está com suas contas bloqueadas e vive momento delicado na relação com o STF (Supremo Tribunal Federal). Membros do diretório do partido afirmaram que o político ficou irritado com o pedido e a falta de noção.

Caso o PL não banque e o evento saia do papel, a alternativa sugerida por um militar muito ligado ao presidente é uma vaquinha entre apoiadores. “Se o PT pode, a gente também consegue”, disse ele em troca de mensagens com colegas. A questão financeira não é vista como problema, mas o grupo entende que é preciso prudência e dar ares de movimento espontâneo para evitar consequências jurídicas.

Presidente autoproclamado

“O Bolsonaro precisa discursar contra as urnas, o STF, o TSE, o Lula e dizer que continua o presidente de quem quiser tê-lo como chefe da nação”, chegou a dizer um político mais empolgado. Membros do núcleo duro da campanha derrotada querem até criar uma espécie de gabinete paralelo para tomar decisões. A intenção é de que, a depender do que acontecer no evento, o presidente consiga forças para seguir em evidência. “Ele pode se autoproclamar presidente e seguir dando ordens”, concordou outro parlamentar no grupo de mensagens.

Bolsonaristas mais acuados pelas negociações avançando no Congresso e que indicam que Lula terá apoio da maioria dos parlamentares querem que Bolsonaro dê o rumo para a oposição. O argumento é de que ele precisa liderar o grupo e definir como cada deputado e senador, eleitos no esteio do presidente, deve se comportar no Parlamento. Mesmo com o grupo disposto a ir para a guerra, falta convencer o mais interessado: Jair Bolsonaro.

Assessores falaram à coluna que, mesmo gostando do poder, o político derrotado na busca pelas reeleições, não se empolgou com a ideia. “Ele está com medo de ser preso sem o aparato que a presidência lhe oferece”.

Continuar lendo

Cotidiano

Presidente do Peru anuncia dissolução do Congresso e convoca eleições

Publicado

em

Por

LIMA (Reuters) – O presidente peruano, Pedro Castillo, anunciou de surpresa nesta quarta-feira em uma mensagem a dissolução do Congresso, a poucas horas de enfrentar uma terceira tentativa de impeachment por parlamentares da oposição.

(Reportagem de Marco Aquino)

Continuar lendo

Cotidiano

Lar dos Vicentinos realiza campanha para arrecadar alimentos e produtos de higiene

Publicado

em

A direção do Lar dos Vicentinos está realizando uma campanha para arrecadar alimentos e produtos de higiene para conseguir proporcionar melhor qualidade de vida aos idosos que moram no local. Atualmente, são 47 idosos, com idade entre 60 e 104 anos, abrigados no Lar.

De acordo com a coordenação, a casa de acolhida está com dificuldades e precisa de alimentos como carne, frango, leite líquido e em pó, manteiga, bolachas para lanche, café, achocolatado, massa para mingau, óleo, macarrão, legumes, verduras, frutas e suco. Já os produtos de higiene mais necessários são desodorante spray, shampoo, lavanda, sabonete, fraldas g e gg.

“Nós estamos com dificuldades e apelando para a solidariedade das pessoas. Temos 47 idosos e mais 11 funcionários que almoçam no Lar dos Vicentinos. Estamos passando por mais uma fase difícil, com poucos recursos e um número grande de residentes e não estamos conseguindo suprir com qualidade nossas refeições. O dinheiro que tínhamos de emenda e o Cartão do Bem que eram usados para compra da alimentação já acabaram”, afirma Ana Sobreira, diretora do Lar dos Vicentinos.

Quem tiver o interesse em ajudar pode fazer as doações direto no Lar dos Vicentinos ou se preferir em dinheiro, pode usar o PIX 04.090.791.0001-04 (CNPJ).

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Este conteúdo é protegido.