Menu

Movimento criado por Chico Mendes é retomado no Acre com 110 líderes indígenas

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O movimento Aliança dos Povos da Floresta, criado na década de 80, está sendo retomado no Acre com encontros setoriais que vão se entender até o próximo ano. A primeira reunião será dos povos indígenas de sete municípios dos Vales do Juruá, Tarauacá e Envira nos dias 28, 39 30 de maio, no Rio Croa, em Cruzeiro do Sul.


O encontro contará com 110 lideranças indígenas de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Porto Walter, Marechal Thaumaturgo, Feijó e Tarauacá. O coordenador do encontro, o indigenista Antônio Macedo, conta que outros segmentos como extrativistas e ribeirinhos também terão seus encontros em outros municípios. Como fechamento haverá um encontro regional.

Publicidade

“Nós vamos criar o Comitê Regional dos Povos da Floresta. Essa reordenação da Aliança será interessante para a mudanças que precisamos no Brasil a partir do Acre. Vamos buscar parcerias e participação nas políticas públicas, afirma. Segundo a organizadora do evento, Rútila Lima, as lideranças já estão vacinadas contra o coronavírus e o protocolo sanitário será seguido durante o evento.


A Aliança Povos da Floresta criada nos anos 80, pelo ambientalista Chico Mendes, unificou as principais bandeiras dos movimentos sociais da Amazônia em sua luta pelo desenvolvimento sustentável da região e resultou na criação de 59 Reservas Extrativistas, demarcação de terras indígenas, criação da Câmara Técnica de Proteção ao Patrimônio dos Povos das Florestas e o Programa Piloto para a Proteção das Florestas Tropicais do Brasil (PPG-7).


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido