Menu

Vacina Astrazeneca é a que mais notifica suspeita de eventos adversos leves no Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Desde que começou a campanha de vacinação contra Covid-19, a secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) tem acompanhado a notificação de alguns casos suspeitos de eventos adversos leves após a vacina, que são os efeitos colaterais. Em todo o Acre, há 607 dessas notificações.

A Farmacovigilância ativa em 21 municípios do Acre informa que apenas Manoel Urbano não notificou nenhum caso. A vacina contra SARS-COV-2, que têm apresentado números em notificação de eventos adversos pós-vacinais com mais frequência refere-se ao Laboratório Astrazeneca/ Oxford/Serum India/Fiocruz, com 73%, enquanto que a Sinovac/Butantan possui 27% das notificações.

Anúncio

As autoridades de saúde garantem que frente à introdução de novas vacinas ou em situações de pandemia, para a qual se está produzindo vacinas de forma acelerada, é de se esperar a ocorrência de elevado número de notificações de eventos adversos pós-vacinação (EAPV).

Todos os eventos, não graves ou graves, compatíveis com as definições de casos, são notificados no e-SUS, disponível no link https://notifica.saude.gov.br/. Todas as manifestações referidas até o momento no Acre tratam-se de Eventos Leves (EANG – Eventos Adversos Não Graves), ou seja, eventos já esperados, como dor de cabeça, náusea, diarreia, mialgia, calafrios, perda de apetite, tosse, artralgia, prurido, rinorreia, congestão nasal e inchaço no local da vacina, febre, reação alérgica, tontura, dor abdominal, dor nas costas, entre outras.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.