Categories: Cotidiano Notícias

Prefeitura de Xapuri diz que recomendação do MP sobre Conselho Tutelar já está sendo atendida

Published by
Raimari Cardoso

Alvo de uma recomendação do Ministério Público Estadual (MPAC) que pede a promoção de melhorias nas condições de funcionamento do Conselho Tutelar de Xapuri, a prefeitura local informou nesta quarta-feira, 12, por meio de sua Procuradoria Jurídica, que parte das exigências feitas pelo promotor Juleandro Martins já estão em andamento.


No documento, o MP aponta a falta de insumos básicos, como material de limpeza e tinta para impressora, além de a sede do órgão dispor de um único computador e de um carro em péssimas condições de uso, inadequado para atendimento das demandas na zona rural, além da falta de espaço para o funcionamento adequado da sede do órgão municipal.


Ao ac24horas, o procurador do município, Maxsuel Maia, disse que muitos dos itens citados na recomendação já foram sanados pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social. Segundo ele, o espaço físico já foi melhorado e a oferta de material de expediente e de limpeza também já foi resolvida, entre outras medidas tomadas pela municipalidade.


O representante jurídico também informou que o município aguarda liberação de recursos de uma emenda parlamentar destinada pelo deputado federal Léo de Brito (PT) para a aquisição de um veículo novo e de outros materiais referentes à reestruturação do Conselho Tutelar, como a compra de novos computadores e a realização de melhorias na estrutura física do prédio.


O MPAC também recomendou ao município que sejam promovidas, periodicamente, capacitações aos conselheiros tutelares, com a oferta de cursos, encontros, seminários e palestras, na sua área de atuação, além da disponibilização de um funcionário na função de auxiliar de serviços gerais para realizar a limpeza do prédio de maneira periódica.


A prefeitura de Xapuri também teve estabelecido um prazo máximo de 45 dias para proceder, caso ainda não tenha feito, a devida regulamentação e funcionamento do Fundo Especial para a Infância e Adolescência (FIA), já previsto na Lei Municipal nº 974/2018, bem como a regularização da concessão de diárias e respectivos pagamentos.


Foi fixado o prazo de 30 dias corridos, contados do envio da notificação, para o cumprimento das demais recomendações e encaminhar as informações sobre as medidas efetivadas, “dando conta do perfeito funcionamento do Conselho Tutelar do Município de Xapuri”, em condições dignas e adequadas para o regular exercício de suas atribuições.


Share
Published by
Raimari Cardoso

Recent Posts

Com filho milionário, pai de Gusttavo Lima leva vida humilde no interior de Goiás

Em um mundo onde a fama e a fortuna são frequentemente vistas como símbolos de…

06/05/2024

Adolescente morre ao tocar em cerca elétrica em Cruzeiro do Sul

Um adolescente de 14 anos morreu na tarde deste domingo, 5, depois de sofrer duas…

06/05/2024

Mulher é espancada por segurança de hospital no Acre; veja vídeo

Uma mulher foi filmada no momento em que estava sendo agredida por um segurança do…

05/05/2024

Isabelle esclarece relação com Matteus pós-BBB: ‘A gente conversa’

Após trocas de beijos em público e declarações, Isabelle esclarece em que pé está sua…

05/05/2024

Vasco perde para o Athletico-PR e soma quarta derrota seguida no Brasileirão

O Vasco perdeu por 1 a 0 pelo Athletico-PR, na tarde deste domingo (5), na…

05/05/2024

Com show de Luciano, São Paulo aproveita expulsão e bate o Vitória

O São Paulo se aproveitou de uma expulsão logo no início da partida e venceu…

05/05/2024