Menu

O periquito famoso e a nuvem da utopia 

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Não importa se Dilma Rousseff fez 85% da ponte, o Michel Temer 10% e Jair Bolsonaro apenas 5%. O que vale é que a bola quicou na frente do gol e o atual presidente inaugurou a Ponte do Abunã sobre o Rio Madeira.


Não fosse assim, o ditado “papagaio come milho, periquito leva fama”, não teria validade popular. Aliás, os petistas não têm razão nenhuma para ficarem emburrados com o esquecimento, porque o PT levou fama de muito milho que o papagaio comeu.

Publicidade

O mais emblemático é o Bolsa Família, que é o resultado da junção de vários programas sociais gestados nos dois mandatos de FHC e jamais na história deste país se viu qualquer companheiro dar crédito e reconhecer o mérito dos tucanos.


De mais a mais, num país de memória curta as honras e as glórias sempre vão coroar aqueles que fizerem por último.


Dos políticos acreanos, o único que balançou a bandeira da ponte do começo ao fim foi o governador Cameli.


De fato, a ponte tem um simbolismo de integração que deve ser muito comemorado.


O que temos de esperar para ver é se Bolsonaro vai começar em seu governo alguma obra genuinamente dele.


Por enquanto, o “mito” se dedica tão somente a arengas políticas, tanto dentro quanto fora do país.


Obras de infraestrutura e política econômica de incentivo que é bom, por enquanto nada.


Na levada que vai, o próximo presidente, seja o mesmo ou outro qualquer, não terá o argumento ou o prazer de concluir obras iniciadas neste governo que logo será passado.


Voltando pra ponte: nós, acreanos, temos mania de grandeza. Tudo nosso é maior e melhor. Basta dizer que vez por outra enchemos a boca pra dizer que, dos 27 entes federados, somos o único deles que lutou para ser brasileiro.


Ninguém fala dos 2 milhões de libras esterlinas que pagamos para a Bolívia, tampouco da Estrada Madeira-Mamoré, que o país fez em troca da anexação do Acre ao território brasileiro.

Publicidade

Há ainda uma história de um cavalo dado em troca de dois dedos de terra na escala do mapa. A questão não foi resolvida apenas na “bala”. Teve muita grana envolvida na “questão do Acre”.


Óbvio que a ponte é importantíssima sob o ponto de vista do tempo e do risco da travessia, mas esperar redução do valor das mercadorias em razão do frete é ilusão boba. Quem fala em redução de preços sabe que não está falando a verdade.


Há outros fatores mais influentes na composição do preço do frete e que perderam o freio no governo de Bolsonaro –– o valor dos combustíveis e dos pedágios, por exemplo.


O custo da balsa é desprezível em relação ao valor do fretamento. Não esperem também a migração de indústrias para o Acre por causa da ponte.


É mais provável que os primeiros beneficiados sejam as Vilas Extrema e Califórnia, em Rondônia, com a produção de soja, com ou sem ponte.


No Acre, tudo resvala para a nuvem da utopia.


“O Acre é um sertão sem seca e um sul sem geada”.


“O Acre será a Finlândia brasileira”.


“ O Acre será sede da Copa do Mundo”.


“O Acre tem saúde de primeiro mundo”.


“O Acre é o melhor Estado para se viver na Amazônia”.


“A nossa produção de peixe será exportada até para o Peru”.


Só mais duas linhas pra não encher a paciência de vocês com este textão: o Acre precisa mesmo é que os empresários larguem a barra da saia do governo para assumirem os riscos do capitalismo.


A ponte terá muita utilidade caso, antes do Posto Fiscal Tucandeira, os empresários do Acre plantem soja, milho, café, entre outras culturas agrícolas.



Luiz Calixto escreve todas às quartas-feiras no ac24horas.com


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido