Menu

Governo do Acre terá 10 dias para acatar recomendação de força-tarefa contra queimadas

Bombeiro apaga focos de queimadas no Acre - Foto: Sérgio Vale
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O governo do Acre recebeu nesta terça-feira, 11, nova Recomendação Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) orientando-o quanto à necessidade de adoção de providências por parte do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) contra queimadas e desmatamentos ilegais. A Recomendação foi enviada por um grupo de força-tarefa do MPAC contra as queimadas.

No documento, o órgão pede que o governador determine ao Imac que tome todas as medidas necessárias para “promover a imediata fiscalização, monitoramento e autuação remotas para coibir degradações ambientais com o uso das tecnologias disponíveis, a exemplo das informações públicas e gratuitas constantes em bancos de dados oficiais, como PRODES, DETER e “Programa Queimadas”, todos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), ou, adoção de outras plataformas que possibilitem a célere repressão e responsabilização pelos ilícitos ambientais”.

Anúncio

O Ministério Público garante que pretende garantir o cumprimento do Código de Proteção da Vegetação Nativa, Lei n.º 12.651/2012. “O Governo do Estado tem 10 dias úteis para informar à Procuradoria-Geral de Justiça do Ministério Público do Acre sobre o interesse de acatar a Recomendação, sendo considerado o silêncio como resposta negativa; e, em caso positivo, que sejam, também, detalhadas as medidas administrativas que foram determinadas para a observância da Recomendação”, informou o MPAC.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.