Categories: Acre Notícias Política

CPI das lâmpadas de LED já conta com quatro assinaturas

Published by
Lucas Vitor

Os vereadores Raimundo Neném (PSB), Lene Petecão (PSD) e Samir Bestene (Progressistas), em sessão online desta terça-feira, 11, se manifestaram favoráveis à criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) de autoria do vereador Emerson Jarude (MDB), que analisará o contrato da Prefeitura de Rio Branco com o Consórcio ‘Ilumina Rio Branco’. São necessárias pelo menos seis assinaturas para instalação da CPI.


Os parlamentares citados acima “garantiram”, na sessão online que assinariam o requerimento assim que o documento chegasse em seus respectivos gabinetes. A CPI só pode ser instalada, após o pedido ser protocolado na Câmara de Rio Branco com as seis assinaturas necessárias.


Ao ac24horas, o vereador Emerson Jarude (MDB) afirmou que, após o termino da sessão da Câmara de Rio Branco, irá percorrer os gabinetes para explicar a necessidade da criação da CPI e, claro, em busca das assinaturas necessárias.


Na sessão, o vereador Adailton Cruz (PSB) se mostrou favorável à abertura da CPI, mas ponderou que antes da assinatura irá escutar os que fizeram parte da gestão anterior para decidir.


O vereador do PDT, Fábio Araújo, disse que ainda não tem posição definida e pediu os documentos do processo do ‘Consórcio Ilumina Rio Branco’ para analisar e depois decidir. “A preocupação é que essa CPI possa atrasar ainda mais a continuidade do serviço e a cidade ficar mais tempo às escuras. O mais importante no momento é a retomada do projeto, que está suspenso desde dezembro para não prejudicar ainda mais a população”, afirmou.


O pedido ocorreu após a gestão de Socorro Neri suspender o contrato em dezembro de 2020, após mais de R$ 22 milhões terem sido gastos, sob a justificativa de não ter tempo hábil para o pagamento da empresa.


Mais de R$ 22,5 milhões foram gastos até dezembro do ano passado, quando o contrato foi suspenso a pedido do ex-secretário municipal de zeladoria, Kellyton Silva Carvalho, em carta destinada ao Consórcio Ilumina Rio Branco enviada uma semana, após a derrota eleitoral da ex-prefeita Socorro Neri.


Segundo o ex-secretário, o contrato deveria ser suspenso “tendo em vista que a Contratante não terá possibilidade e tempo hábil para a realização dos pagamentos dos serviços executados ainda nesta gestão, pelo trâmite devido”. Ele alegou ainda ser de conhecimento público e notório que os atos da administração pública são regidos pelo princípio da continuidade”.


“O contrato prevê a garantia de manutenção e reparo do serviço pelo prazo de 05 anos. Porém, o Consórcio não vem efetuando as substituições a contento e com uma equipe reduzida, além de outros descumprimentos contratuais”, alegou Jarude.


Share
Published by
Lucas Vitor

Recent Posts

Doze detentos tentam fugir do presídio em Cruzeiro do Sul

Polícia Penais encontraram nesta quinta-feira, 16, cerradas várias barras de ferro de celas do bloco…

16/05/2024

Justiça Federal suspende etapa do concurso do Ifac

A Justiça Federal no Acre determinou a suspensão da segunda etapa do concurso público para…

16/05/2024

São Paulo pressiona, mas fica no empate com o Barcelona na Libertadores

Tudo igual no Morumbis. O São Paulo recebeu o Barcelona de Guayaquil (EQU) nesta quinta-feira,…

16/05/2024

Dublê de Chris Pratt em ‘Guardiões da Galáxia’ e ‘Jurassic World’ morre aos 47 anos

O dublê Tony McFarr morreu aos 47 anos na última segunda-feira (13). Ele substituiu Chris…

16/05/2024

Saerb garante restabelecimento de água na Sobral, Cadeia Velha e parte alta da Capital

O Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (SAERB) informou na noite desta quinta-feira…

16/05/2024

Flu aproveita expulsão, vence Cerro e avança como líder na Libertadores

O Fluminense venceu o Cerro Porteño (PAR) por 2 a 1, nesta quinta-feira (16), no…

16/05/2024