Sem vacina contra a Covid-19, alunos de saúde da Ufac não podem realizar estágio

Mais de 100 alunos dos cursos de enfermagem, saúde coletiva, psicologia e nutrição da Universidade Federal do Acre (Ufac) estão vivendo uma situação dramática devido aos critérios de escolha da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) de Rio Branco em relação à vacinação contra a Covid-19, na capital.
Em março, o secretário municipal de saúde, Frank Lima, enviou um documento às instituições explicando os novos critérios para vacinação dos estudantes da área de saúde contra o novo coronavírus em Rio Branco.
O documento contém quatro critérios:
1- a solicitação da vacinação cabe à instituição de ensino que deverá enviar planilha padrão à Semsa;
2 – só podem estudantes que estejam realizando o estágio em Hospital, Unidade Básica de Saúde, Clínicas e Laboratórios da rede pública;
3 – por um período não inferior a 90 dias;
4 – os alunos têm que estar matriculado no último período do curso.
No entanto, os alunos dos cursos citados acima estão com dificuldades, já que o regulamento da Universidade Federal do Acre (Ufac) só permite a realização dos estágios supervisionados daqueles que forem imunizados contra o vírus.
Em ofício à Semsa, a pró-reitora de educação da Universidade Federal do Acre (Ufac), Ednaceli Abreu Damasceno, pediu que o secretário reconsiderasse os itens 2, 3 e 4 para a vacinação dos alunos.
“Em relação ao item 2, as disciplinas de estágio supervisionado nos cursos de saúde estão suspensas aguardando que os alunos possam ser vacinados para que eles não corram o risco de se infectar com o vírus antes de tomar a vacina. Em relação ao item 3º esclarece que as disciplinas de estágio possuem cargas horárias diferenciadas e que o estabelecimento de no mínimo de 90 dias de estágio não condiz com a realidade de todos os cursos da área de saúde da instituição. Em relação ao item 4º, as disciplinas de estágio supervisionado se encontram nos últimos períodos dos respectivos cursos, ou seja, no 7º e 8º. Essas turmas fazem os dois estágios seguidos, portanto, exigir que estejam no último período, não condiz com a realidade da estrutura curricular dos cursos de graduação”, afirmou.
Em resposta à UFAC, a gerente do departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Semsa, Socorro Martins, afirmou que a secretaria está impossibilitada de atender os pleitos da Universidade Federal do Acre (Ufac) devido a falta de envio de novos imunizantes para os profissionais de saúde.
Enquanto isso, os alunos vivem um impasse, já que sem a vacinação, eles não podem realizar o estágio supervisionado e consequentemente se formarem.
Uma aluna do curso de enfermagem, que não quis se identificar, criticou a falta de isonomia em relação à vacinação contra à covid-19. Ela citou o caso dos alunos do 6º período de medicina da Ufac que foram vacinados contra à Covid-19 que nem começaram o estágio supervisionado, em detrimento dos alunos da área de saúde que estão no 7º ou 8º período sem realizar o estágio devido a falta da vacina contra o vírus.
“Em todas as respostas foram criadas regras novas, que não foram cumpridas anteriormente para os alunos das particulares ou até mesmo de medicina da Ufac se vacinarem. 2021 vai ser o segundo ano sem profissionais da enfermagem formados pela Ufac. A instituição só autoriza se tiver vacina, a prefeitura só autoriza vacinar se a gente já tiver no estágio, e vivemos esse ciclo”, lamentou a estudante.

Com o início do ano letivo, uma das prioridades no retorno às aulas, para a maioria dos estudantes acreanos, é o cartão escolar. Por isso, desde o começo de março, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (RBTrans) está realizando a renovação do cartão escolar na Organização em Centros de Atendimento (OCA), em Rio Branco.
Com cerca de 600 atendimentos por dia, onde já foram contabilizados mais de oito mil atendimentos em 2023. Para realizar a renovação é muito simples: basta o aluno estar com seu cartão escolar original e a declaração escolar em mãos e procurar o RBTrans na Praça Rosa, das 7h30 às 13h30, na OCA Rio Branco.
Caso o aluno tenha mudado de endereço, deverá portar o comprovante do novo endereço original e uma cópia simples, que ficará retida no órgão. Se o cartão escolar estiver deteriorado ou em caso de perda, sendo o aluno menor de 16 anos, os pais devem acompanhá-lo para emissão de um novo cartão.
De acordo com Renato França, estudante do terceiro ano do ensino médio, que fez a renovação do seu cartão escolar, esse serviço oferecido na OCA facilita bastante a vida dos estudantes.
“Pude renovar meu cartão assim que fui liberado da aula e não teve demora, apesar da procura ser grande. Gostei muito do serviço, fui bem atendido e posso sair satisfeito e com meu cartão em mãos, renovado por mais um ano”, conclui.
“Sabemos da importância desse serviço para os alunos, também percebemos o aumento gradativo da demanda, por isso nos planejamos com antecedência para que este atendimento possa ser oferecido com qualidade. O RBTrans tem sido um grande parceiro e tem nos ajudado a oferecer esse serviço com a máxima eficiência”, comenta a diretora da OCA, Francisca Brito.
Para mais informações, entrar em contato com a Central de Atendimento Telefônico da OCA Rio Branco (68) 3215-2475; (68) 3215-2400; (68) 3215-2427; (68) 3215-2445.

Em alusão ao Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, o governo do Acre e a Prefeitura de Rio Branco irão realizar uma programação específica até a próxima sexta-feira, 24.
Com a temática “Acelerando mudanças – seja a mudança que você deseja ver no mundo”, a ação inicia nesta quarta-feira, a partir das 9h, no auditório da Biblioteca Pública Adonay Barbosa, com a assinatura de um acordo de cooperação técnica (ACT).
Além disso, também acontecerão palestras, apresentações, exposições de atividades e fotografias, em vários pontos da capital. No encerramento, às 17h, será feito um plantio de mudas na estação de tratamento de esgoto (ETE) da Bacia do Igarapé Redenção, na Estrada do Quixadá.
O evento é promovido pelas secretarias de Estado de Meio Ambiente e das Políticas Indígenas (Semapi) e de Educação (SEE), pelo Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), pelo Serviço de Água e Esgoto do Estado (Saneacre) e pela Agência Reguladora dos Serviços Públicos (Ageac), em parceria a Secretaria de Meio Ambiente (Semeia).
Veja aqui a programação completa:
PROGRAMACAO-DIA-MUNDIAL-DA-AGUA-
O ex-presidiário Edcarlos Teles do Nascimento, de 47 anos, que morreu no pronto-socorro de Rio Branco após ficar internado, já havia se destacado como goleiro das divisões de base de times profissionais do Acre na década de 90. Depois disso, por algum tempo, viveu em situação de rua. Ele foi baleado com um tiro de fuzil numa troca de tiros ocorrida no bairro Quinze, depois de uma breve perseguição iniciada no Centro da cidade, após um roubo.
Edcarlos nasceu e cresceu na região da Baixada do Sobral e depois de abandonar a carreira de jogador de futebol como goleiro, entrou na vida de crimes de onde não mais saiu. Ele foi indiciado por vários delitos e se perdeu no submundo das drogas. Em 2022, estava morando na rua quando foi entrevistado pelo ac24horas, onde revelou sua vontade de voltar para casa e voltar a morar com a família. Naquela oportunidade, ele recebeu ajuda do setor especializado da Prefeitura Municipal de Rio Branco.
No dia 11 de março deste ano, ele estava na companhia de amigos num carro modelo Celta de cor vermelha e placas NAD 6490, quando assaltou o entregador de uma hamburgueria usando arma de fogo. O grupo levou celulares e a chave da motocicleta.
Uma pessoa que testemunhou o assalto acionou a polícia e minutos depois uma guarnição de Rondas Ostensivas Táticas Motorizadas (ROTAM) iniciou uma perseguição que terminou no bairro Quinze, onde ocorreu uma breve troca de tiros com Edcarlos Teles, que foi atingido na perna e no braço direito. Ele não resistiu aos ferimentos e morreu no dia seguinte. Seu amigo, que aparentemente estava mais grave, já que levou um tiro nas costas, conseguiu sobreviver. A investigação da Polícia Civil concluiu que os policiais militares agiram em legítima defesa e no estrito cumprimento do dever.

Uma jiboia de aproximadamente três metros de comprimento foi encontrada por um borracheiro que chegou cedo para trabalhar na ‘Borracharia do Louro’, localizada na Estrada do Sobral, em Rio Branco. Segundo o trabalhador, o animal estava dormindo no piso de alvenaria sem se incomodar com sua presença.
O borracheiro decidiu capturar a cobra com a ajuda de amigos. Ele fez um vídeo do momento em que levou a jiboia para uma área de matagal, onde a deixou à vontade.
De acordo com as informações de moradores da região, há algum tempo eles vinham se queixando do desaparecimento de pequenos animais, especialmente galinhas, que sumiam sempre durante a noite. Chegou-se a pensar na existência de um ladrão de penosa na região. No final de semana, o proprietário da borracharia descobriu quem poderia ser a possível responsável pelo sumiço das galinhas.
-
SOLIDARIEDADE
Dono de autoescola no Acre doa CNH a jovem que vende jujuba em semáforo
-
Destaque 7
Justiça nega pedido para impedir construção de estrada que liga Manoel Urbano e Santa Rosa
-
Destaque 6
Bueiro cede na BR-364 e deixa o Acre isolado por terra
-
ASSISTA AO VÍDEO
Com problemas desde o nascimento, garoto João Paulo precisa de ajuda para ter casa própria
-
PROMOÇÃO
Passagens aéreas para Fortaleza por R$ 251 (ida e volta) na Semana do Consumidor
-
Destaque 4
Acusado de tráfico de mulheres no Acre é preso no Ceará por atuar ilegalmente como médico
-
Destaque 4
Justiça condena Hitalo Marinho a 31 anos de prisão pela morte de Adriana Paulichen
-
Acre
Ptolomeu: mensagens indicam propina de 12% em obras do governo