Acre deverá permanecer na bandeira vermelha em nova classificação do Comitê

O governador Gladson Cameli (Progressistas) declarou em entrevista no Gazeta Alerta, nesta quinta-feira (6), que o Acre deverá permanecer na bandeira vermelha, pela terceira vez, na próxima avaliação do Comitê de Acompanhamento Especial da Covid-19 que deve ocorrer na próxima semana.
“Eu quero manter nessa situação até ter mais segurança. Eu tenho que pensar também no psicológico das pessoas, está todo mundo nervoso. Os ânimos estão abalados”, ressaltou.
Com a provável decisão, o estado seguirá com a medida restritiva do toque de recolher das 22h às 5h da manhã.
Destaque 3
Governo divulga boletim e afirma que mais de 22 mil pessoas já foram atingidas pela alagação

O governo do Acre, por meio da Defesa Civil Estadual, informa que às 12h desta sexta-feira, 24, o nível de medição do Rio Acre, em Rio Branco, esteve em 16,06m, ultrapassando a cota de alerta (13,50m) e também a cota de transbordamento (14m).
Ao todo, transbordaram 7 igarapés em Rio Branco: Almoço, Judia, São Francisco, Dias Martins, Batista, Fundo e Liberdade.
Na capital acreana, 36 bairros foram atingidos pelos transbordamentos. Ao todo, mais de 22 mil pessoas foram afetadas, totalizando 5.500 famílias.
A Defesa Civil montou 6 abrigos, nas escolas: Oscar Felício de Souza, localizada no quilômetro 12 da BR-364, na Vila Albert Sampaio; Álvaro Vieira da Rocha, na Conquista; Francisca Aragão, no Geraldo Fleming; Professora Ilka Maria de Lima, no Mocinha Magalhães; Alcimar Nunes Leitão no Universitário; e Fundamental João Paulo II, na Sobral.
Além disso, até o momento foram distribuídas 250 marmitas para as pessoas atingidas.
As ações de contingência estão sendo realizadas por 15 secretarias, contando com 150 servidores, 16 militares da Defesa Civil, 230 bombeiros do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre (CBMAC) e 140 agentes da Polícia Militar (PM-AC).
Plano de Contingência
Às 2 horas da manhã desta sexta-feira, 24, representantes do governo do Estado e da Prefeitura de Rio Branco realizaram uma reunião de emergência para estabelecer ações estratégicas conjuntas em apoio à população afetada pela forte enxurrada que atingiu a capital acreana e municípios vizinhos.
O governador Gladson Cameli participou do encontro, realizado na Casa Civil. Ao se solidarizar com as famílias afetadas, o gestor assegurou que o governo dará o suporte necessário às pessoas e disponibilizou toda a estrutura do Estado para enfrentar o período crítico.
Em caso de emergência ligue 193
Para solicitar atendimento em decorrência das chuvas, basta entrar em contato com o Centro Integrado de Operações Públicas (Ciosp), por meio do 193. Já são mais de 110 chamadas somente em Rio Branco, sem contabilizar os municípios no entorno da capital.

Ao menos cinco voos que estavam marcados para esta sexta-feira, 24, pertencentes às empresas Gol e Latam em Rio Branco, foram temporariamente suspensos. O cancelamento se deu em razão da interdição da via que dá acesso ao aeroporto internacional Plácido de Castro, ocorrido após inundação de córregos e igarapés na capital acreana.
Funcionários das empresas Gol e Latam entraram em contato com a Polícia Rodoviária Federal do Acre para informar sobre o cancelamento e emitiu uma nota de esclarecimento.
O acesso ao aeroporto em Rio Branco foi um dos sete pontos interditados na manhã desta sexta-feira. Por causa das fortes chuvas que ocasionaram alagamentos, o aeroporto afirma que busca preservar a segurança e o conforto de todos.
“Passageiros com viagens previstas para hoje (24) devem entrar em contato com as companhias aéreas para informações sobre reprogramação de voos”, diz nota de esclarecimento.

Em um comunicado divulgado nesta sexta-feira, 24, a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes do Acre informa que as aulas nas escolas estaduais de Rio Branco estão suspensas por tempo indeterminado.
A medida ocorre devido aos pontos de alagação causados pelas fortes chuvas na cidade que ocorreram na última quinta-feira, 23.
A decisão visa garantir a segurança e o bem-estar dos estudantes, professores e servidores, assim como contribuir com o socorro aos desabrigados, disponibilizando o espaço das instituições para o acolhimento das famílias afetadas.
“O governo do Acre está acompanhando a situação de perto e informará a população sobre a retomada das aulas assim que possível”, explica o comunicado assinado pelo secretário de Educação, Aberson Carvalho.

A chuva torrencial que durou praticamente a quinta-feira, 23, inteira, além de provocar enxurrada de igarapés e córregos na capital acreana, provocou uma subida repentina do Rio Acre.
O manancial na capital acreana subiu mais de 6 metros em apenas 24 horas e ultrapassou a cota de transbordamento, aumentando ainda mais o caos enfrentado por milhares de famílias na capital acreana.
Na medição feita às 6 horas da manhã desta sexta, 24, o nível do Rio Acre é de 15,80m, o que significa quase dois metros acima da cota de transbordamento que é de 14m.
Com a nova situação, que já era bastante complicada por causa dos estragos da chuva, a Defesa Civil prepara abrigos públicos para receber famílias desabrigadas pela enxurrada e agora pela alagação do Rio Acre.
A Defesa Civil ainda não informou oficialmente quantas famílias já foram atingidas, mas estima-se que milhares de pessoas estejam com suas residências afetadas pela alagação. Moradores dos bairros mais próximos de igarapés que transbordaram estão ilhados.
-
PRESENTE DE GREGO
No Acre, mulher é presa após ganhar motocicleta furtada de presente do namorado
-
BOA AÇÃO
No Acre, entregador de bike chora ao ganhar cesta básica e botija de gás em serviço
-
TRAGÉDIA
Vigilante tira a própria vida dentro de carro no Arena da Floresta
-
Acre
Homem sequestra, estupra mulher e rouba moto da vítima
-
Destaque 6
Asfalto cede entre as 4 Bocas e Rio Branco e BR-364 é interditada
-
Cotidiano
Após BR-364 apartar no Acre, Jorge Viana se reúne com Ministro dos Transportes
-
TEM DE TUDO
Outdoor agradece Lula por R$ 600 milhões destinados à BR-364
-
OPORTUNIDADE
Correios abre processo seletivo com 14 vagas de Jovem Aprendiz para o Acre