O médico infectologista Thor Dantas publicou um tweet na manhã desta quarta-feira (5), lembrando que a morte do ator Paulo Gustavo, assim como a de Cazuza, vítima da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, mais conhecida como “Aids”, em 1989, se deu em decorrência de pandemias. O ator Paulo Gustavo morreu por Covid-19, na noite desta terça-feira (5).
No tweet, o infectologista exibiu uma capa da revista Veja de 1989 mostrando Cazuza em estágio avançado da infecção pelo HIV. Mais de 30 anos depois, o mundo vive uma nova pandemia, desta vez causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, popularmente conhecido por Covid-19: uma infecção respiratória aguda, potencialmente grave, de elevada transmissibilidade e de distribuição global. “Uma vítima da Aids agoniza em praça pública”, diz a capa da revista.
Thor relembra que ambos morreram por conta de uma pandemia, e reforçou o uso da máscara contra a Covid-19, assim como o de preservativo para evitar o HIV. “1989, 2021. Cazuza, Paulo Gustavo. AIDS, Covid. Pandemias. Preservativos e máscaras. Ciência e defesa da vida. Artistas, celebridades. Mudanças de atitudes necessárias em toda sociedade”, escreveu.
1989, 2021.
Cazuza, Paulo Gustavo.
AIDS, Covid.
Pandemias.
Preservativos e máscaras.
Ciência e defesa da vida.
Artistas, celebridades.
Mudanças de atitudes necessárias em toda sociedade… pic.twitter.com/HRXALVTRPT
— Thor Dantas (@thor_dantas) May 5, 2021