Categories: Notícias

Setor de Turismo deve demorar sete anos para superar impactos da pandemia

Published by
Da redação ac24horas

Com lenta recuperação, trade turístico acredita em crescimento em 2022

Desde que o isolamento social virou uma das recomendações sanitárias, em todo o mundo, para a prevenção contra transmissão do novo coronavírus, o setor de turismo sentiu os impactos oriundos da diminuição de viagens e hospedagens.


Segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT), o impacto do novo coronavírus, causador da Covid-19, é tão grande que a recuperação do cenário no segmento pode levar entre cinco e sete anos. 


Existem diversos tipos de turismo como cultural, de negócios, sustentável e interno. Destes, o segmento cultural foi o mais impactado na pandemia da Covid-19, segundo a pesquisa “Turismo sustentável: Impactos da crise no setor do turismo cultural”. 


Realizado pela embaixada da França no Brasil, em parceria com o Consulado da França em Recife e as Alianças Francesas de Salvador, Recife e Fortaleza, o levantamento apontou que 70% dos profissionais e das empresas que trabalham com turismo não se sentem preparados para atravessar o momento desafiador. 


Como possíveis soluções, gestores de turismo ouvidos pela pesquisa apontaram: criação de editais específicos para o segmento com apoio do poder público; créditos para adequação das condições do setor para os novos protocolos de segurança e maior capacitação dos profissionais do trade turístico.


“Os profissionais que trabalham com turismo falam na recuperação ao longo de 2021, mas quase 22% acham que será ao longo de 2022. Com esse novo contexto, algumas atividades modificaram o setor de turismo e as vendas on-line vieram como estratégia de reconfiguração”, explica o professor Adriano Sampaio, coordenador do Grupo LOGOS – Comunicação Estratégica, Marca e Cultura, responsável pela pesquisa.



A aposta para o reaquecimento do setor turístico no Brasil é o turismo interno. Em 2019, 96% das viagens foram feitas no próprio país e sua continuidade é bem-vista pelos profissionais do ramo. Nesse cenário, o turismo sustentável, que se destaca muito no Brasil, é a aposta do segmento para o pós-pandemia. “A ideia do turismo sustentável é desenvolvê-lo respeitando as pessoas, o meio ambiente e a cultura local”, explica o professor Sampaio.


Evento on-line debate Turismo pós-pandemia

Para debater o Turismo e a Cultura, representantes do Brasil e da França estarão reunidos, simultaneamente, em palestras transmitidas virtualmente nos dias 05, 06 e 07 de maio. A programação inclui temas como “Para um turismo mais respeitoso ao meio ambiente e às populações locais”, “Como o turismo pode valorizar a cultura nas dimensões simbólicas e financeiras” e “Preparar os profissionais para as novas evoluções do setor do turismo – Formação contínua e inicial”.



“Esses três dias de mobilização ajudarão a analisar e superar os desafios atuais e co-construir soluções para a crise mundial que enfrentamos”, antecipa Mamadou Gaye, diretor da Aliança Francesa da Bahia. A inscrição para o evento é gratuita e pode ser feita no site projetoturismosustentavel.com.br. Quem participar dos três dias de palestras terá direito a certificado.   



Uma das participantes do evento é a chef Tereza Paim. A empresária encontrou uma solução criativa para não ficar no prejuízo durante a pandemia. “Quando nosso negócio principal, que é o restaurante, foi impactado pelas restrições de funcionamento, trabalhamos para levar nossos temperos, farofas, dendê, geleias e apimentados para as redes de supermercados”, fala a chef contabilizando o sucesso com a decisão.


Fonte: Agência Educa Mais Brasil 


Share
Published by
Da redação ac24horas

Recent Posts

PL prevê distribuição de absorventes para mulheres em situação de calamidade pública

Um projeto de lei de autoria da deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) prevê que mulheres…

13/05/2024

Campanha 18M combate abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes

O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) lança nesta segunda-feira (13) campanha com…

13/05/2024

Câmara Criminal rejeita recurso e ex-sargento Neri irá a júri; defesa vai recorrer ao STJ

A Câmara Criminal rejeitou nesta segunda-feira, 13, o recurso apresentado pela defesa do ex-sargento da…

13/05/2024

Pitbull é morto com tiro na cabeça e donos registram B.O no Acre

Um cachorro da raça Pitbull, chamado Shangay, de 9 anos, foi morto a tiro no…

13/05/2024

Após ganhar R$ 200 mil do SBT, Patricia Abravanel distribui dinheiro para plateia

Patricia Abravanel surpreendeu a plateia do Programa Silvio Santos de domingo (12). A apresentadora da…

13/05/2024

Área plantada cresce e produtividade da soja no Acre fica 10,79% acima da média nacional

Baseado em fontes como o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) do Instituto Brasileiro de…

13/05/2024