Conecte-se agora

Semana começa com queda na ocupação de UTIs e leitos clínicos

Publicado

em

Depois de entrar em colapso e passar diversas semanas com filas de mais de 10 pacientes por uma vaga em um leito de UTI, com a redução do número de casos diários de pessoas infectadas pelo novo coronavírus, a saúde do Acre respira um pouco mais tranquila. Apesar da pandemia ainda está forte e presente no estado e sendo importante que cada um continue adotando as orientações sanitárias e evitar aglomerações, a diminuição do nível de infecção impacta diretamente na ocupação dos leitos nas unidades de saúde

O boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre) neste domingo, 2, mostra que a situação atual é bem mais tranquila. De acordo com informações da secretaria, dos 106 leitos de UTI existentes para pacientes da saúde pública acreana 87 estão com pacientes, uma taxa de ocupação de 70,75%.

No Into, por exemplo, existem hoje 9 leitos de UTI desocupados, o que é um avanço para a unidade de saúde referência no combate à Covid-19 no Acre e que passou vários dias com fila de espera para internação. No pronto-socorro da capital, das 30 vagas de UTI, 10 estão disponíveis. Já em Cruzeiro do Sul, dos 26 leitos, quase metade (12) estão vagos.

A expectativa é que com a chegada de mais vacinas e o início da imunização entre os portadores de comorbidades, a tendência seja de mais redução dos casos de contágio.

A pandemia chegou a 78.152 pessoas infectadas no Acre, com 1.546 mortes.

Acre

Bocalom garante que mais de 160 obras serão indicadas neste verão

Publicado

em

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (Progressistas), esteve reunido no domingo, 23, com o secretário da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), Cid Ferreira, e os engenheiros Ronald e Alexandre para tratar do pacote de mais de 160 obras que serão lançadas em 2022.

As obras são de reforma, ampliação, além das grandes obras estruturantes como 8 creches infantis, viadutos próximos da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) e a construção de casas populares. “São escolas, centros esportivos e unidades básicas de saúde para gerar emprego e renda aqui em Rio Branco”, declarou.

O secretário da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), Cid Ferreira, disse que a previsão é que os trabalhos comecem no início do verão amazônico.

Continuar lendo

Acre

Motorista atropela mulher e não presta socorro à vítima no Acre

Publicado

em

A cidade de Cruzeiro do Sul, localizada no interior do Acre, registrou o quarto acidente trânsito em apenas um final de semana na noite desse domingo (23). Rônica Chaves de Matos, de  29 anos, foi  atropelada na Estrada Boca da Alemanha  e o  motorista fugiu do local sem prestar socorro à vítima.

A ação foi registrada por uma câmera de segurança. Nas imagens, é possível ver a mulher andando na lateral da estrada, quando o motorista, aparentemente, em alta velocidade, faz uma ultrapassagem e a  atropela na contramão, deixando Rônica caída no chão.

Pessoas que passavam pelo local chamaram o Serviço Móvel de Urgência, que levou a mulher para o Pronto-Socorro. No local, ela disse que vinha de um forró nas proximidades do acidente. Rônica ficou em observação, mas não corre risco de morte.

Este foi o quarto acidente de trânsito deste final de semana no Vale do Juruá, sendo três em Cruzeiro do Sul e um em Rodrigues Alves.  Na noite de sexta-feira, 21, uma mulher que pilotava uma motocicleta no Centro da cidade teve fratura exposta no pé ao ser atingida por um veículo.

Também na noite de sexta, um veículo que estava do lado de Rodrigues Alves à espera da balsa caiu dentro do Rio Juruá, mas antes atingiu um ciclista que foi empurrado para dentro d’água. O motorista conseguiu sair de dentro do carro, se evadiu do local e funcionários da balsa salvaram o ciclista das águas e também  impediram que o carro afundasse.

O veículo foi retirado do Rio Juruá por uma máquina da prefeitura de Rodrigues Alves,  pelo Corpo de Bombeiros de Cruzeiro do Sul e Polícia Militar.  O ciclista foi atendido na Unidade Mista de Rodrigues Alves, mas não teve ferimentos graves e o motivo do acidente não foi esclarecido.

No domingo, 23,  uma viatura da Rotam da Polícia Militar de Cruzeiro do Sul atingiu um veículo e  em seguida capotou no Bairro São José. Ninguém ficou ferido.

O comandante da Polícia Militar de Cruzeiro do Sul, tenente coronel Edivan Rogério, conta que os PMs estavam indo dar apoio a outra equipe em uma ocorrência quando o acidente aconteceu. Os PMs só tiveram leves escoriações bem como o motorista do outro carro.

 Veja o vídeo:

Continuar lendo

Acre

Confusão em bar no Acre termina com uma pessoa ferida

Publicado

em

A Polícia Civil em Xapuri está investigando uma confusão ocorrida em um bar localizado na região central da cidade, na madrugada deste domingo (23), que terminou com um dos frequentadores sendo ferido com um gargalo de garrafa em meio a uma briga que envolveu várias pessoas.

O ferido no tumulto é Danilo Leandro Menezes, conhecido na cidade pela alcunha de Pavio. Ele deu entrada no hospital Epaminondas Jácome com uma perfuração na região do abdômen, mas seu estado de saúde era bom, de acordo com informações fornecidas pela família.

Dois envolvidos na briga, identificados como João Paulo da Silva Tavares e Arleudo, que segundo as informações apuradas pelo ac24horas são genro e sogro, foram conduzidos por uma guarnição da Polícia Militar à delegacia de Xapuri como suspeitos da autoria da agressão contra a vítima do ferimento à garrafa.

Por orientação do delegado Gustavo Neves, titular da cidade, uma equipe coordenada pelo investigador Eurico Feitosa fez diligências no local do ocorrido com o fim de obter material probatório e levantar testemunhas dos fatos. De acordo com o policial civil, havia muitas garrafas quebradas no ambiente.

O que se sabe até o momento

Pelo que foi apurado preliminarmente, Danilo Leandro e João Paulo deram origem à briga no interior do bar. Arleudo, o sogro de João Paulo, não estava no local nesse momento, mas foi avisado por alguém da confusão e de que sua filha, que estava na companhia do namorado, teria sido agredida por Danilo Leandro.

Ao chegar no local da confusão, enquanto os dois envolvidos na briga se engalfinhavam e os seguranças do estabelecimento tentavam separá-los, Arleudo teria desferido o golpe com o gargalo na vítima. Interrogado na delegacia, ele confessou ter sido o responsável pelo golpe em Danilo Leandro.

Alguns vídeos que circulam na internet mostram a confusão no interior do bar, mas não é possível observar o momento em que Danilo Leandro é ferido. Até o fechamento desta publicação os dois suspeitos permaneciam na delegacia enquanto o delegado prosseguia trabalhando no caso.

Antecedente

O envolvido João Paulo da Silva Tavares, de 25 anos, foi condenado, em junho passado, a sete meses de reclusão pelo crime de lesão corporal contra uma ex-namorada, a cantora Elicaliane Soares, que se suicidou em dezembro de 2020 no apartamento em que morava, em Xapuri.

É importante ressaltar que essa condenação não tem relação com a morte da cantora, mas com um processo de violência doméstica denunciado por ela em outubro de 2020, cerca de dois meses antes de morrer. Com relação à morte de Caliane, a Polícia Civil concluiu que ela tirou a própria vida.

Apesar dessa condenação, João Paulo não possui restrição de locomoção, o que significa que ao frequentar o bar ele não estava descumprindo nenhuma medida judicial. De acordo com o advogado Mathaus Novais, que o representa no processo, ele ainda não foi intimado para o início do cumprimento da pena.

Continuar lendo

Acre

Morre idosa que foi atropelada na estrada do Novo Calafate

Publicado

em

Francisca Santos da Silva, 71 anos, lutou pela vida durante um mês em uma UTI do pronto-socorro de Rio Branco, mas não conseguiu superar as sequelas do atropelamento que sofreu em 22 de dezembro, na estrada do Novo Calafate, na rotatória de um posto de combustível.

A idosa faleceu vítima das diversas sequelas que teve após ser atropelada, inclusive com amputação de uma perna que foi esmagada.

Familiares e amigos de Francisca ainda se mostram desolados e cobrando justiça no caso. O atropelamento foi filmado por câmeras de segurança e mostram o momento do atropelamento, quando o condutor deixa o local sem prestar socorro à idosa.

A revolta de quem conhecia Francisca é que o motorista, que não teve o nome revelado, disse em depoimento que estava apenas a 40 quilômetros por hora.

A família aguarda a chegada de outros parentes que não moram em Rio Branco para iniciar o velório que acontece na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, localizada na Travessa Caramuru, Abrahão Alab.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Content is protected !!