Conecte-se agora

Prefeitura de Cruzeiro do Sul finaliza ações e recolhe mais de 30 mil toneladas de entulho

Publicado

em

A Operação Cidade Limpa, primeira ação da gestão do prefeito Zequinha Lima e do vice-prefeito Henrique Afonso, foi encerrada no final do mês de abril, após 102 dias de muitas ações de limpeza em toda cidade de Cruzeiro do Sul. Os serviços foram realizados em 38 bairros, 19 avenidas, 9 conjuntos habitacionais e 7 vilas rurais da cidade.

Durante esse período, a gestão municipal empregou mais de 100 homens na operação. Como resultado foram retirados 2.092 caçambas de caminhão carregadas com o material, que equivalem a 25.100 metros cúbico de entulhos retirados das vias e residências de Cruzeiro do Sul, totalizando mais de 30 mil toneladas. Grande parte do material foi devidamente reciclado e reutilizado.

De acordo com as informações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, durante o período da operação foram realizados os serviços de roçagem com capinação manual e mecanizada, desobstrução de bueiros e córregos, retiradas de entulhos e coleta manual. Além das ações de limpeza, ocorreram serviços de educação ambiental junto aos moradores e os serviços de orientação dos agentes comunitários de saúde no controle de doenças endêmicas, principalmente a malária e a dengue.

Segundo o secretário Municipal de Meio Ambiente, Ygoor Neves, durante a operação foram atendidas todas as expectativas, apesar de uma redução necessária das ações, no momento da maior enchente da história de Cruzeiro do Sul, que precisou do emprego de servidores para ajudar na assistência as famílias. “Foram mais de 100 dias de intensas ações de limpeza em nossa cidade. Em um determinado momento, tivemos que reduzir as atividades porque foi preciso destinar nossos servidores no período da enchente para atuar no auxílio as famílias atingidas, mas logo após voltamos com força total e conseguimos chegar em lugares onde o poder público nunca havia ido. Então, certamente conseguimos atingir todas as nossas expectativas”, disse o secretário.

A operação teve início pelo bairro da Várzea. Na época, a moradora Suiane Amaral agradeceu o empenho da prefeitura, frente a grande mobilização que ocorreu na localidade. Em todos os bairros a população colaborou com os trabalhadores prestados, recolhendo os materiais descartáveis dos quintais para serem removidos pelas equipes de limpeza.

“Esse é um serviço muito importante. Há tempo estava precisando de uma limpeza bem feita aqui. É bom porque a gente tira todo entulho que está no quintal e bota pra fora”, falou a dona de casa Suiane Amaral.

Já no Telégrafo, na ocasião que a operação ocorreu na localidade, o morador e presidente do bairro João Faustino agradeceu a prefeitura pela ação, e reconheceu o empenho das equipes. “É uma nova gestão, um novo trabalho e só quem ganha com isso é a sociedade. Tenho certeza que o prefeito Zequinha é um guerreiro e, desde o seu primeiro dia de trabalho vem atuando com a comunidade, caminhando nos bairros e não vai decepcionar. A sociedade se orgulha com isso”, disse o presidente do Bairro Telégrafo, João Faustino Muniz.

O prefeito Zequinha Lima destacou que sua primeira ação de governo foi lançar a Operação Cidade Limpa para que houvesse a redução da quantidade de lixo na cidade e consequentemente nos números da malária e da dengue. “Logo no início de janeiro lançamos a Operação Cidade Limpa com toda a nossa estrutura de secretarias para realizar esse trabalho de limpeza e redução dos números de casos de malária e dengue, e graças a Deus conseguimos atingir todos os nossos objetivos, pois tivemos 91% na redução dos casos de dengue em 2021, com relação ao mesmo período de 2020. Já na malária a redução foi de 18%. Agora precisamos também que nossa população continue fazendo sua parte para que possamos continuar tendo a cidade limpa e bem cuidada”, concluiu Zequinha Lima.

Na rede

Adolescentes fazem fila quilométrica em Cruzeiro do Sul para vacinação contra a Covid-19

Publicado

em

Com  fila dando voltas no Shopping Copacabana, a prefeitura de Cruzeiro do Sul iniciou na tarde deste sábado, 31, a imunização do público de 12 a 17 anos contra a Covid-19.

Segundo o prefeito Zequinha Lima, o público desta faixa etária no município é de cerca de 12 mil pessoas. Cruzeiro,  que foi o primeiro município  a vacinar o público sem comorbidades e também com 18 anos,  sai na frente na imunização dos adolescentes.

“Conseguimos esses  avanços e antecipações contando com a dedicação e eficiência das equipes e planejamento para garantir o bom fluxo das doses na medida em que chegam”, relata.

As campanhas temáticas, como a do Tik Tok da vacinação, para o prefeito, são importantes porque mobilizam a juventude. “Essa campanha viralizou e atraiu os jovens,  que atenderam ao chamado e o resultado é essa imensa quantidade de jovens que está aqui para se vacinar. Assim vamos ter condição de retomar as aulas presenciais em setembro”, explica o gestor.

Edson Vieira, de  13 anos,  morador do Bairro Cruzeirinho e estudante da Escola João Kubitschek, afirma que agora  está mais seguro. “Aí com a vacinação dá pra voltar às aulas, a reencontrar os amigos”, conta confiante.

 

Continuar lendo

Na rede

Terceira edição da Feira do Empreendedor mostra potencial do artesanato de Cruzeiro do Sul

Publicado

em

A prefeitura de Cruzeiro do Sul, em parceria com a Casa do Artesão e a Fundação Banco do Brasil promoveu, nesta sexta-feira (30), a terceira edição da feira Cultural e Econômica do Empreendedor de Cruzeiro do Sul. O evento marcou a entrega de equipamentos para o fortalecimento de pequenos empreendedores e serviu para apresentar o potencial do artesanato do município.

O evento contou com a presença do prefeito Zequinha Lima, da senadora Mailza Gomes, do Presidente da Assembleia Legislativa do Acre deputado Nicolau Júnior e do representante da Fundação Banco do Brasil.

Variados tipos de produtos artesanais foram expostos na feira em tendas montadas no pátio da prefeitura pela Secretaria Municipal de Turismo. Para os artesãos que participaram, a feira é uma forma de divulgar seus produtos e firmar novas parcerias para melhorar a qualidade do trabalho.

Durante a feira, o prefeito Zequinha Lima e o representante da Fundação Banco do Brasil, Marx Wendel, entregaram máquinas e outros equipamentos para os empreendedores da Casa do Artesão.

“Nós corremos atrás desse projeto, denominado Reciclar para Viver, financiado pela Fundação Banco no valor de R$ 350 mil destinados para maquinário, curso de capacitação dos artesãos, reforma de imobiliário e equipamentos para a diretoria. O Banco do Brasil deu toda estrutura para que a gente possa ser uma associação de exemplo e que possamos acolher bem os turistas”, disse a artesã, Rosa Ribeiro.

“Já somos reconhecidos pelo trabalho que fazemos sem estrutura e agora, com esses equipamentos, vai mudar muita coisa. Vamos ampliar em mais de 50% a qualidade do nosso trabalho. Afirmou Nilma Nascimento, presidente da Associação dos Artesãos do Vale do Juruá.

O representante da Associação Banco do Brasil disse que o investimento é uma ação social para desenvolver o potencial dos empreendedores do município.

“O Banco do Brasil, por meio da Fundação Banco do Brasil, tem esse intuito de transformar para o bem a vida das pessoas. Então, esse é mais um lado social do Banco do Brasil para que a sociedade possa melhorar. Para isso viemos entregar esse projeto aqui em Cruzeiro, mas temos também projetos em Sena Madureira e estamos reforçando ainda mais esse papel do Banco do Brasil na Sociedade.

O prefeito Zequinha Lima participou da atividade acompanhado da senadora Mailza Gomes que elogiou a iniciativa do município. O prefeito disse que o objetivo é incentivar o empreendedorismo na cidade.

“Já estamos na terceira edição dessa feira e as pessoas têm participado com muita criatividade e talento. Mas hoje, queremos agradecer de forma especial a Fundação Banco do Brasil por ter conseguido financiar esse projeto para nossos artesãos para que eles possam ter um trabalho mais eficiente e com muito mais agilidade”, afirmou o prefeito.

Continuar lendo

Na rede

Prefeitura de Cruzeiro do Sul assina Termo de adesão ao selo Unicef

Publicado

em

A prefeitura de Cruzeiro do Sul, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, junto com o Conselho de Assistência Social, assinaram na manhã desta quinta-feira, 30, o termo de adesão ao Selo Unicef. O ato foi realizado no gabinete municipal, e contou com a presença do prefeito Zequinha Lima, da secretária municipal da pasta Delcimar Leite, da subsecretaria municipal Rosa Lima, da técnica Adriana Miranda e do presidente do Conselho Marcos Levi.

O selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira.

De acordo com a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Delcimar Leite, após aderir ao Selo, o município se compromete a promover políticas públicas pela infância e adolescência, como prioridade.

“O selo tem uma importância fundamental para prefeitura e para secretaria, pois assim conseguimos trabalhar a garantia e promoção dos direitos das crianças e dos adolescentes, do município de Cruzeiro do sul, buscando realizar ações intersetoriais visando a prevenção de situações como: crianças fora da escola; gravidez na adolescência, ou seja, garantir eficácia na gestão municipal”, explicou.

O prefeito Zequinha Lima destacou que é necessário que a sociedade também tenha uma participação ativa em ações voltadas para a garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes.

“Estou muito feliz que estamos assinando o termo de adesão do Selo Unicef. Para que possamos garantir a efetivação dos direitos das crianças e adolescentes, é preciso também que ocorra a participação social, garantindo o envolvimento dos Conselhos Municipais de Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA) e a participação de adolescentes”, falou o prefeito .

Continuar lendo

Na rede

Cruzeiro do Sul irá vacinar adolescentes de 12 a 17 anos

Publicado

em

A prefeitura de Cruzeiro do Sul vai iniciar sábado, 31, das 16 às 21 horas no Shopping Copacabana a vacinação contra Covid para o público de 12 e 17 anos no Tik Tok da vacinação. Os adolescentes deverão estar acompanhados dos pais ou responsáveis.

O Ministério da Saúde recomenda a prioridade para adolescentes com comorbidades, mas todo o público dessa idade será atendido, bem como todos que ainda não foram vacinados. O município tem 15 mil doses da Pfizer, o único imunizante autorizado para adolescentes.

No município, 87% da população já foi vacinada. O prefeito Zequinha Lima faz um chamamento para que os adolescentes e público em geral busque a vacinação para alcançar 100% de imunização em Cruzeiro do Sul.

“Temos visto que o número de novos infectados, de internações e mortes teve uma drástica redução já como resultado da vacinação. Então convidamos os adolescentes e ao público em geral para se vacinar. O Shopping foi escolhido por representar um local se diversão e entretenimento da nossa juventude”, destaca o prefeito.

A autorização para a imunização dos adolescentes foi dada, no último dia 27, terça feira, pelo Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretários de Saúde – CONASS e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde CONASEMS.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas