Categories: Acre Notícias

PS passa a oferecer hemodiálise a pacientes da emergência

Published by
Agência de Notícias do Acre

Consolidando mais um passo importante na saúde pública, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), implantou, no Pronto-Socorro de Rio Branco, novos pontos de hemodiálise, com duas máquinas de última geração, exclusivas para pacientes internados no Setor de Emergência Clínica.


O tratamento de hemodiálise na ala de Emergência, de acordo com o diretor-geral do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb), Areski Peniche, tem como objetivo dar mais assistência aos pacientes que necessitam do serviço, além de oferecer melhoria no atendimento, pois dispensa o deslocamento de pacientes com insuficiência renal aguda ou crônica grave.


“Já implantamos um equipamento, e outra máquina já está sendo instalada. É um suporte necessário para ampliar a oferta de diálise aos usuários do SUS. Com isso, vamos ter capacidade de atender, simultaneamente, quatro pacientes de hemodiálise na sala de Emergência Clínica. Agora podemos alcançar de 12 a 15 pacientes nas 24 horas, sendo hemodialisados na Emergência. Além disso, temos equipamentos instalados nas três UTIs do hospital, reforçando a autonomia para promover a recuperação mais rápida e com qualidade dos pacientes que tiverem problemas renais”, ressalta.



Ainda de acordo com o diretor, outra novidade é a mudança no contrato com a empresa especializada para a prestação de serviços de terapia renal em regime hospitalar, que deixou de ser de locação de equipamentos para se tornar prestação de serviço, a partir da renovação do contrato, por meio de processo licitatório.


“O serviço de hemodiálise era oferecido somente aos pacientes em terapia intensiva. Era um contrato que precisava ter um ajuste para atender o Pronto-Socorro. Com isso, mudamos o formato de contratação, ou seja, não é mais a máquina que é alugada, agora nós pagamos pelo serviço prestado em cada hemodiálise realizada. Sendo assim, incluímos pontos adicionais e substituição de equipamentos antigos, o que tem gerado economia aos cofres públicos. A empresa contratada passou a se responsabilizar em colocar os equipamentos, profissionais e os insumos necessários para a realização da hemodiálise”, explica Areski.


Share
Published by
Agência de Notícias do Acre

Recent Posts

Gladson interrompe pré-show de Naiara Azevedo e decreta ponto facultativo até o meio dia da quinta-feira (2)

O governador do Acre, Gladson Cameli, interrompeu a programação do Dia do Trabalhador em Rio…

01/05/2024

Mailza Assis é diagnosticada com pneumonia e vai ficar internada no Pronto-Socorro

Após ser levada para o Pronto-Socorro de Rio Branco na noite desta quarta-feira, 1º, a…

01/05/2024

Gladson diz que suspeita é que Mailza Assis esteja sofrendo de quadro viral

O governador Gladson Cameli chegou ao evento do Dia do Trabalhador, em frente ao Palácio…

01/05/2024

Fortaleza e Vasco empatam em primeiro jogo da terceira fase da Copa do Brasil

O Fortaleza recebeu o Vasco, nesta quarta-feira (1º), na Arena Castelão, para duelo válido pela…

01/05/2024

Com milagres de Carlos Miguel, Corinthians bate o América-RN de virada

O Corinthians levou sufoco, mas contou o paredão Carlos Miguel em noite inspirada para vencer…

01/05/2024

Traficante aponta arma para policiais e acaba ferido, em Rio Branco

Israel Ferreira de Oliveira, 22 anos, foi ferido com um tiro na perna direita após…

01/05/2024