Menu

Acre e Bolívia abriram nesta quinta Fórum Binacional de Segurança

O evento tem o objetivo de unir esforços contra crimes transfronteiriços e fortalecer as ações integradas pela segurança na região limítrofe entre os dois países

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Os governos do Estado do Acre e do Departamento de Pando, na Bolívia, se reuniram na manhã desta quinta-feira, 29, na cidade de Cobija, para dar início ao Fórum Binacional de Segurança Brasil-Bolívia, com o objetivo de juntar esforços contra crimes na região de fronteira e fortalecer as ações integradas pela segurança nesta região limítrofe entre os dois países.


Liderada pelo secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Paulo Cézar Santos, a comitiva acreana participou do encontro junto com representantes das polícias Civil e Militar, agentes penitenciários e do Corpo de Bombeiros. Também participaram do evento na capital de Pando representantes das polícias Federal e Rodoviária Federal do Brasil.

Publicidade

O intercâmbio de informações de inteligência, os sistemas penitenciários, estratégias de combate ao tráfico de pessoas e, principalmente, a luta contra o narcotráfico e o roubo de veículos, assim como a necessidade de uma ação conjunta para minimizar os impactos da violência, estão entre as principais pautas das discussões entre as autoridades dos dois governos.


O secretário Paulo Cézar destacou que o Acre se prepara para ter seu primeiro Centro Integrado de Comando e Controle, junto a um pacote de ações pontuais por meio do Programa Nacional de Segurança nas Fronteiras e Divisas (Vigia), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, que tem como um de seus objetivos o combate aos crimes transfronteiriços na região.


“A pedido do governador Gladson Cameli, temos nos reunido com as autoridades bolivianas desde o primeiro semestre de 2019 e firmamos uma cooperação técnica que nos permitiu ganhos importantes, principalmente no combate às facções, em recuperar ativos, como veículos, e agora estamos retomando e fortalecendo ainda mais esse trabalho”, disse o secretário acreano.


A governadora de Pando, Paola Terrazas, manifestou sua felicidade por ter conseguido reunir tantas autoridades em torno de um assunto tão importante que é a segurança da população da fronteira com o Acre. Para ela, a união de esforços os dois governos é essencial para manter toda a região de fronteira segura por meio de ações conjuntas.


“Um dos pilares mais importantes de uma sociedade é segurança pública. Ainda mais num momento em que estamos tendo uma crise mundial de saúde e economia. Por isso, estamos hoje fortalecendo a integração entre Bolívia e Brasil e agradeço ao governador Gladson Cameli, que mandou seus representantes. Este é um momento histórico”, disse a governadora.


Autoridades locais também participaram da abertura do Fórum Binacional Brasil-Bolívia, entre eles o deputado estadual Luiz Gonzaga, e os prefeitos dos municípios fronteiriços com Cobija, Sérgio Lopes, de Epitaciolândia, e Fernanda Hassem, de Brasiléia.
Com informações da Agência de Notícias do Acre e imagens do fotojornalista Odair Leal.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido