Nos últimos dias, como mostrou o ac24horas nesta quarta-feira, 28, o Acre tem apresentado diariamente um número menor de infectados do que vinha sendo registrado algumas semanas atrás. Com a diminuição de novas pessoas infectadas, automaticamente acontece a diminuição da necessidade pela procura em atendimento, desafogando as unidades de saúde, que chegaram a colapsar com a falta de leitos de UTI, principalmente.
A reportagem conversou com o infectologista Thor Dantas para entender as causas dessa diminuição. O médico confirma que realmente diminuíram nos atendimentos e internações, o que leva a crer que o Acre esteja apresentando uma redução na transmissão do novo coronavírus.
Thor avalia que dois motivos principais estejam por trás dessa redução. “Pode ser causas diversas, mas acredito que seja também uma resposta às medidas de distanciamento e isolamento que tivemos no último mês que passamos por bandeira vermelha onde as medidas restritivas mostraram resultado”, afirma.
A campanha de vacinação, apesar de estar longe do ideal e ainda não ter imunizado em massa a população como se deseja, também contribui para a diminuição de novos casos. “A gente notou a diminuição proporcional de idosos e aumento dos jovens. Pode ser que já haja uma resposta da vacina. A gente vê agora jovens com doenças crônicas sendo internados e uma contribuição menor dos idosos nos casos da pandemia”, explica Thor Dantas.