Categories: Notícias Política Raimundo Angelim

Ainda é tempo de reagir

Published by
Raimundo Angelim

Sem emprego não há salário. Sem salário não há consumo. Sem consumo não há investimento. Sem investimento não há crescimento da economia. E se a economia não cresce, não gera empregos. Esse círculo vicioso de empobrecimento foi iniciado quando o Governo Temer implantou uma política de desinvestimento público que, continuamente, joga milhares de trabalhadores na vala do desemprego. Assim o Brasil iniciou esse ano de 2021 com 14 milhões e 272 mil desempregados. A taxa média de desemprego é recorde: 14,2%. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad Contínua), divulgada no dia 31 de março pelo IBGE.


Para quebrar o círculo vicioso que falamos acima, a primeira e urgente medida é a implementação de um Programa Nacional de Renda Básica. Possibilitar a população desempregada suprir suas necessidades básicas representa um esforço social de forte impacto econômico. Concomitante a ele, é preciso um aporte de recursos do Governo para ajudar as empresas, especialmente as pequenas e médias, as que mais geram oportunidades de trabalho. Estancando a sangria de falências e demissões decorrentes da crise pandêmica e trazendo de volta ao consumo a massa de desempregados, o Brasil enxergará o caminho de volta ao crescimento econômico e social.


A base de uma economia próspera são os investimentos públicos. Na sua esteira vem o investimento privado. Quem promove o desinvestimento público induz, por consequência, o encolhimento setor privado. Não sabemos a quem isso pode interessar, mas é o que acontece quando o Orçamento da União para 2021 destina para investimentos públicos o menor percentual dos últimos anos.


Outro fator importante para o desenvolvimento do País é um forte investimento na educação, num esforço nacional de qualificação do enorme contingente de brasileiros com baixa escolaridade ou fora da escola. Aliado a investimentos na área da ciência, tecnologia e inovação. Mas nessa área as notícias também não são boas.


O Jornal da USP publicou na quarta feira, 20 de abril, que o resultado do último edital de bolsas de doutorado e pós-doutorado do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico -CNPq, de um total de 3.080 mil solicitações aprovadas com mérito, apenas 396 vão receber bolsas. As outras 2.684 solicitações não foram contempladas por conta das limitações orçamentárias da agência. Como bem disse o Pró-Reitor de Pesquisa da Universidade de São Paulo “Esse cenário só atesta, mais uma vez, a situação precária em que se encontra o financiamento à pesquisa no Brasil”.


O corte de recursos tem se estendido também para as nossas Universidades e Institutos Federais, com crescentes cortes de recursos, o que praticamente inviabiliza a melhoria e expansão de suas atividades acadêmicas, de ensino, pesquisa e extensão.


Esses constantes cortes de recursos têm impactos extremamente prejudiciais ao presente e ao futuro do país, com a saída de muitos jovens cientistas do Brasil para outras Universidades e Institutos de Pesquisas do exterior, onde podem dar continuidade às suas pesquisas.


O mundo pós pandemia exigirá cada vez mais pessoas com alta qualificação para as novas oportunidades, num mercado de trabalho mais competitivo, tecnológico, sem fronteiras territoriais e exigente.


Se não retomar os investimentos públicos, especialmente em educação, ciência e tecnologia, e não resgatar milhões de desempregados para o mercado de trabalho e o consumo, começando por um Programa Nacional de Renda Mínima, em poucos anos o Brasil perderá a capacidade de reagir e quebrar o círculo vicioso do empobrecimento.


Ainda é tempo de reagir e criar um novo círculo virtuoso de desenvolvimento, com inclusão e oportunidades para todos os brasileiros.



Raimundo Angelim escreve todos os sábados no ac24horas.com


Share
Published by
Raimundo Angelim

Recent Posts

Discussão de sexo dos anjos

CONTINUA no cenário das discussões mais acaloradas sobre quais serão os candidatos a vice do…

19/05/2024

Homens ganham até 3,9 vezes o salário de mulheres na mesma ocupação

No Brasil, a hora de trabalho de um homem no cargo de diretor financeiro pode…

19/05/2024

Empresa pode pedir localização do celular de funcionário, decide TST

Em uma decisão polêmica, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) autorizou uma empresa a ter…

19/05/2024

Apenas 40% dos brasileiros fazem atividades físicas, diz estudo

Um estudo divulgado pelo Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças…

19/05/2024

Gabigol admite que usou camisa do Corinthians, pede desculpas e diz que quer renovar contrato

Gabigol, atacante do Flamengo, pediu desculpas à torcida rubro-negra depois que vazou nas redes sociais…

19/05/2024

IR 2024: veja o passo a passo da declaração para empreendedores

Tarefa anual para grande parte da população, a declaração do Imposto de Renda pode gerar…

19/05/2024