Conecte-se agora

5⁰ Fórum de Dança do Acre promove workshop virtual neste sábado (24)

Publicado

em

O 5⁰ Fórum de Dança do Acre promove um workshop de dança contemporânea neste sábado (24), das 14h às 17h, com o professor Felipe Barbosa. O curso é gratuito e será ministrado pela plataforma Google Meet. Para garantir uma vaga, os interessados devem se inscrever pelo endereço eletrônico https://www.even3.com.br/forumdedanca2021/ até uma hora antes do início da aula virtual.

No site também é possível acessar o restante da programação, que se encerra no dia 30 de abril. As atividades são abertas a todos os públicos e incluem performances, espetáculos, workshops, oficinas de formação, mesas-redondas, debates, exposição de trabalhos em formatos inovadores e, ainda, submissão e apresentação de pesquisas na área.

Abertura

A 1ª Mostra de Dança Terra dos Náuas abriu o 5⁰ Fórum de Dança do Acre, na última sexta-feira (23). As apresentações ocorreram no palco do Teatro dos Náuas, em Cruzeiro do Sul, com 11 performances de duplas e grupos que atuam na cidade. O evento é realizado pela Associação de Dança do Acre (Asdac) e financiado pelo edital da Lei Aldir Blanc, por meio da Fundação Elias Mansour (FEM) e dos governos do Acre e federal.

Sobre Felipe Barbosa

Mestrando em Artes Cênicas (2019) e bacharel em Educação Física pela Universidade Federal do Acre (2012-2016), é professor na ‘Koinonia Escola de Formação em Dança’ (2018). Além disso é bailarino, coreógrafo e artista-pesquisador do grupo de pesquisa e extensão em artes cênicas ‘Nóis da Casa’ (2012) e, ainda, diretor e bailarino da ‘Companhia de Dança Corpóreos’ (2015).

Atuou em oito espetáculos de dança e tem experiência nas modalidades de jazz, dança contemporânea, balé clássico, sapateado e hip hop dance. Já se apresentou em três países da América do Sul (Chile, Peru e Bolívia), em nove estados do Norte do Brasil e em cinco municípios do interior do estado, com o espetáculo de dança contemporânea ‘Origens’.

Foi docente do curso de assistente de coreografia do Pronatec/Ifac. Participou como aluno e docente do projeto de formação em dança ‘Expressões Contemporâneas – Criação e Visibilidade’, oferecido pelo Sesc (2014-2017). Hoje, desenvolve oficinas pelo Acre nas áreas de dança contemporânea, composição em dança, formação corporal e condicionamento físico para o artista. Para isso, utiliza a filosofia ‘view points’ como treinamento corporal e possibilidade de criação em dança contemporânea.

Cotidiano

Rosa Weber determina que Congresso preste informações sobre votação de fundo eleitoral

Publicado

em

A ministra Rosa Weber, vice-presidente do Supremo Tribunal Federal, determinou que o Congresso Nacional preste informações em 10 dias sobre a aprovação fundo que vai financiar as eleições de 2022. A verba, que é calculada em R$ 5,7 bilhões, foi validada na esteira da aprovação da Lei de Diretrizes Orçamentárias.

No dia 16 de julho, um grupo de parlamentares ingressou no Supremo com um pedido para anular a votação. A Corte também recebeu uma segunda ação no mesmo sentido do senador Álvaro Dias (Podemos-PR) no último dia 20.

O caso está com Rosa Weber, pois, pelas regras internas do Supremo, cabe ao comando do tribunal decidir sobre questões urgentes durante o recesso.

“Considerada a natureza da controvérsia, em que se contende a respeito da correção do procedimento legislativo de votação aplicado à espécie, determino a notificação das autoridades impetradas para que prestem informações, no prazo de dez dias (art. 7º, I, da Lei 12.016/2009), como providência prévia ao exame do pedido de liminar”.

Weber determinou ainda que o caso seja enviado posteriormente ao relator original do caso, o ministro Nunes Marques.

Pedido

Um dos processos foi apresentado por sete parlamentares – seis deputados e um senador. São eles: Alessandro Vieira (Cidadania-SE), Adriana Ventura (Novo-SP), Tiago Mitraud (Novo-MG), Vinícius Poit (Novo-SP), Felipe Rigoni (PSB-ES), Tábata Amaral (PDT-SP) e Daniel Coelho (Cidadania-PE).

O grupo apontou ao Supremo o que considerou irregularidades na votação do projeto, ocorrida no dia 15 de julho. Entre elas, o curto intervalo de tempo para que parlamentares pudessem analisar 2.663 emendas ao projeto da LDO.

“A forma como ocorreu a inserção desse aumento do chamado Fundo Eleitoral não seguiu os trâmites constitucionais previstos para o processo legislativo específico no que tange à norma orçamentária. Isso porque não houve atendimento a um prazo razoável de deliberação quanto a uma mudança tão impactante no tocante ao Fundo Eleitoral”, afirmam os advogados que apresentaram o pedido em nome dos parlamentares.

“Salta aos olhos que o procedimento adotado na discussão e votação, que são requisitos constitucionais, não foi atendido e a minoria parlamentar, que tem o direito de participar da deliberação, sendo ouvida e considerada, foi simplesmente ignorada, ao arrepio de nossa Carta Magna”, afirma.

O grupo também criticou o aumento do fundo em meio à crise econômica e sanitária – pelos cálculos de técnicos, o valor do fundo para 2022 deverá ser três vezes maior do que o que foi estabelecido para as eleições de 2018 e de 2020

“Triplicar o valor do Fundo Eleitoral, enquanto mais de 500 mil cidadãos brasileiros morreram pelo coronavírus, além de inconstitucional, é imoral e cruel”, escreveram.

“O valor de 5,7 bilhões de reais é suficiente para adquirir todas as vacinas que o país precisa – mais de 350 milhões de doses”, completaram.

A votação do fundo eleitoral gerou críticas nas redes sociais e entre parlamentares. Após a reação negativa, o presidente Jair Bolsonaro tem sinalizado que deve vetar a medida.

Continuar lendo

Cotidiano

Inscrições para o Fies do segundo semestre começam nesta terça-feira (27)

Publicado

em

Começam nesta terça-feira, 27, as inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do segundo semestre de 2021. Os candidatos interessados poderão efetuar a inscrição no portal do Fies entre até o dia 30 de julho.
Os estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010 poderão pleitear uma bolsa no programa de financiamento deste ano. Além disso, os estudantes deverão ter média mínima de 450 pontos e nota superior a zero na redação.

O Fies é um programa do Ministério da Educação (MEC) que tem por objetivo conceder financiamento a estudantes em cursos superiores particulares, com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC e ofertados por instituições de educação superior privadas aderentes ao programa.

O novo Fies é um modelo de financiamento estudantil que divide o programa em diferentes modalidades, possibilitando juros zero a quem mais precisa e uma escala de financiamentos que varia conforme a renda familiar do candidato.

Continuar lendo

Cotidiano

Polícia monta tocaia e prende membro de facção que tentava vender arma na internet

Publicado

em

Por

O homem acusado de ser membro de organização criminosa N. O. C. de 33 anos, foi preso pela Polícia Militar ao tentar comercializar uma arma de fogo na cidade de Epitaciolândia.

Foram os militares lotados no 5º Batalhão da Polícia Militar do Alto Acre, localizado em Brasiléia, que receberam a denúncia de que o mesmo tentava cometer o crime.

A arma seria um revólver calibre 22, com numeração raspada e teria recebido o que chamam de “brocada”, para calçar um calibre mais potente. O acusado que se encontrava no Bairro Liberdade, estaria oferecendo pelo preço de R$ 1 mil.

O suspeito foi cercado pela polícia quando estava em casa. Ao ser chamado, abriu a porta e foi surpreendido pelos militares. O suspeito estava com a arma na mão e tentou fugir pela casa, mas foi contido pelos policiais.

Após ser imobilizado, os policiais realizaram uma busca pela residência, onde foi encontrado cerca de 1000 pesos chilenos e uma trouxinha contendo cloridrato de cocaína, além do celular que estava usando para negociar a arma nas redes sociais.

O homem foi conduzido à delegacia do município, onde foi preenchido o Boletim de Ocorrência (B.O.), ficando à disposição do delegado para posteriormente, ser entregue ao judiciário para os procedimentos de praxe sobre o caso.

Com informações do Alto Acre

Continuar lendo

Cotidiano

Saúde amplia previsão para mais de 63 milhões de doses de vacinas para os Estados

Publicado

em

A campanha nacional de vacinação contra a Covid-19 vai receber um reforço: o Ministério da Saúde aumentou para 63,3 milhões a previsão de doses de vacinas Covid-19 entregues pelos laboratórios contratados em agosto deste ano. A previsão anterior era que a quantidade fosse de 60,5 milhões de unidades.

A projeção para o próximo mês representa um aumento de mais de 50% em relação ao mês de julho, que conta com 40,4 milhões de doses previstas para serem recebidas pelo Ministério da Saúde. Entre as novidades está o acréscimo de doses a serem entregues pelo Instituto Butantan, que fabrica a vacina Coronavac. O instituto aumentou a expectativa de 15 para 20 milhões de doses entregues no próximo mês. A entrega dos imunizantes da Pfizer também teve ampliação: foi de 32,5 milhões para 33,3 milhões.

Além dessas doses, o Brasil também vai contar com a entrega de 10 milhões de doses da AstraZeneca, produzidas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

As doses recebidas pelo Ministério da Saúde são distribuídas para estados e Distrito Federal, que realizam o envio aos municípios. Desde o início da campanha, em janeiro deste ano, a pasta já distribuiu 164,4 milhões de doses para as Unidades da Federação de forma proporcional.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas