Conecte-se agora

Hospital Regional do Alto Acre deverá contar com UTI’s em maio

Publicado

em

Dentre as regionais de saúde definidas pelo Pacto Acre sem Covid, estratégia do governo do estado no combate à pandemia de Covid-19, a do Alto Acre é a única que ainda não tem Unidades de Terapia Intensiva (UTI) disponíveis.

Em fevereiro passado, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) anunciou a instalação de 10 leitos de UTI no Hospital Regional Raimundo Chaar, de Brasiléia, cujas obras de adequação estão em andamento e devem ser finalizadas em maio.

De acordo com a diretora técnica assistencial do Hospital Regional, Joelma Pontes, o prazo previsto para a entrega dos leitos era até o fim de abril, mas por conta da grande quantidade de itens a serem adequados, a nova previsão é para 15 de maio.

Um dos pontos de adequação citado pela diretora é o aumento da capacidade de distribuição da usina de oxigênio hospitalar para atender os leitos de UTI. Os serviços relacionados à essa demanda estão em andamento, segundo Joelma Pontes.

A diretora do Hospital Regional de Brasiléia disse ainda que outro fator crucial para a entrega das UTI’s é a garantia dos profissionais da área, como os médicos intensivistas e infectologistas, além de outros igualmente necessários.

Por falta do suporte avançado no hospital de Brasiléia, pacientes graves da Covid-19 que chegam dos municípios de Assis Brasil, Epitaciolândia e Xapuri são rotineiramente transferidos para as unidades de referência de Rio Branco.

Com 13 leitos de enfermaria destinados a pacientes de Covid-19, o hospital de referência do Alto Acre tem lotação máxima desde a última segunda-feira, 19. A unidade também está enfrentando uma nova onda de contaminação de profissionais de saúde.

Regional já passou das 100 mortes por Covid

Com 7.661 casos do novo coronavírus registrados desde a chegada da crise sanitária ao estado, os municípios do Alto Acre acumulam cerca de 10% dos diagnósticos confirmados em todo o Acre. Nesta semana, de acordo com os dados da Secretaria de Estado de Saúde (Boletim Sesacre), a regional passou das 100 mortes por Covid-19.

Xapuri segue como o município com o maior número de casos confirmados de Covid-19 (2.739), seguido de Brasiléia (2.334), Assis Brasil (1.386) e Epitaciolândia (1.202). Brasiléia lidera o número de óbitos por complicações da doença (32), seguido por Epitaciolândia (25), Xapuri (24) e Assis Brasil (20).

Cotidiano

Lixão a céu aberto em calçada do bairro Tucumã começa a atrair urubus, denunciam moradores

Publicado

em

Os moradores das ruas 9 e 11 do Conjunto Tucumã I, próximo à Policlínica Estadual, estão pedindo há mais de dois meses, uma ação do setor responsável da Prefeitura Municipal de Rio Branco, para retirar os entulhos de um verdadeiro lixão criado por pessoas de outras ruas, na calçada da Travessa 16.

Devido ao enorme fluxo de lixo, o local começou a atrair vários urubus, já que está sendo jogando inclusive restos de animais. Esta é a terceira vez que o lixão é formado na área, e acaba por prejudicar, principalmente a população que reside nas proximidades, pois além do mau cheiro, o lugar também atrai cobras e outras espécies peçonhentas.

A Zeladoria Municipal foi avisada desde o mês de março sobre o caso e ficou encarregada de solucionar o problema, o que não ocorreu até à manhã deste domingo, 22. De acordo com Gleisson Almeida, presidente da Associação de Moradores do Conjunto Tucumã, a solução seria colocar câmeras de segurança e multar os moradores que depositam os dejetos em área imprópria.

“Existe um lixão ainda maior no Tucumã II, precisamos acabar com isso, para o bem da saúde da comunidade”, comentou o líder comunitário.

Continuar lendo

Cotidiano

Menor designado pelo CV para matar 12 em Senador Guiomard é preso pela Polícia Civil

Publicado

em

A Polícia Civil de Senador Guiomard mantinha em sigilo, a prisão de um menor de 17 anos, acusado de ser integrante da facção Comando Vermelho e designado a eliminar 12 pessoas na capital.

Antes de ser preso, C.S. que mora no bairro Novo Calafate e é tido como de alta periculosidade, teria iniciado uma empreitada, junto com outros criminosos e executado Sebastião Silva de Souza de 33 anos, na noite do dia 30 de abril. A vitima teria sido atraída para uma casa desabitada e morto a tiros e facadas.

De acordo com o delegado Carlos Bayma, sua equipe de investigadores saíram as ruas e logo chegaram aos autores do delito, dentre os quais estava C.S, que mesmo com a pouca idade, era o assassino oficial da facção a qual pertence. Procurado, nunca era localizado por ser bem protegido pela organização criminosa.

A prisão do menor infrator, ocorreu de fato, cerca de 10 dias após o assassinato, quando policiais civis e militares faziam um patrulhamento conjunto com o intuito de manter a ordem na cidade, e em um bairro periférico da cidade, trocaram tiros com um grupo, ocorrendo prisões e apreensões de armas. Dentre os presos estava o menor, que ao ser abordado, tinha uma pistola 380, com 60 cartuchos, 10 deles municiava a arma apreendida.

Em depoimento prestado ao delegado, o acusado confessou que foi designado pela alta cúpula do CV para eliminar 12 pessoas. Na semana anterior, tinha matado Sebastião Souza, e no dia da prisão tinha voltado ao município para continuar os crimes. C.S. está internado em uma Unidade Socioeducativa em Rio Branco.

Continuar lendo

Cotidiano

“Estou preparada para continuar servindo o Acre”, garante a pré-candidata Vanda Milani

Publicado

em

Apresentada oficialmente como pré-candidata ao senado na chapa que tem o senador Sérgio Petecão (PSD-AC) como pré-candidato ao governo e João Tota Filho como pré-candidato à vice governador, a deputada federal Vanda Milani (PROS-AC) disse estar preparada para ser a melhor senadora da história do Acre.

“Vou ajudar o Petecão gerar emprego e renda para a nossa juventude. Vamos criar as condições para colocar alimento nas mesas das famílias acreanas”, acrescentou a deputada.

Para isso, Vanda Milani garantiu que vai bater de porta em porta, levando uma mensagem de esperança. “Vamos fazer a mudança que o Acre precisa gastando muita sola de sapato, com o pé na estrada, dialogando e ouvindo nosso povo”, argumentou.

Bastante aplaudida pela multidão que lotou o encontro estadual do PSD, Vanda convocou a força feminina para a transformação social necessária ao estado. “Nós mulheres temos capacidade de debater esse estado com mais sensibilidade e carinho, com a força e o equilíbrio que fará a diferença nessa caminhada. O Acre tem sede de mais educação e menos violência” discursou.

Mais cedo, em sua casa, no bairro XV, Vanda Milani recepcionou o presidente nacional do PSD, Gilberto Cassab, Sandra Caparrosa (presidente nacional do PROS Mulher) e Henrique Junqueira (articulador político do PROS) e apoiadores que fizeram questão de dar um abraço na sua pré-candidatura.

“Eu estou preparada para continuar servindo o Acre”, concluiu Vanda Milani.

Continuar lendo

Cotidiano

Previsão aponta domingo com tempo firme e ensolarado no Acre

Publicado

em

A previsão do tempo para este domingo, 22, no Acre, indica dia ensolarado e seco. Na maioria dos municípios, os termômetros não devem ultrapassar os 33°C.

Em Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira o tempo será firme, com a noite estrelada e amena. Não chove nas regiões e os ventos sopram entre fracos e calmos. O mesmo deve ocorre em Cruzeiro do Sul e Tarauacá.

Temperaturas:

– Rio Branco, Senador Guiomard, Bujari e Porto Acre, com mínimas oscilando entre 16 e 18ºC, e máximas, entre 30 e 32ºC;

– Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba, Assis Brasil e Santa Rosa do Purus, com mínimas oscilando entre 15 e 17ºC, e máximas, entre 31 e 33ºC;

– Plácido de Castro e Acrelândia, com mínimas oscilando entre 16 e 18ºC, e máximas, entre 31 e 33ºC;

– Sena Madureira e Manuel Urbano, com mínimas oscilando entre 17 e 19ºC, e máximas, entre 31 e 33ºC;

– Tarauacá e Feijó, com mínimas oscilando entre 18 e 20ºC, e máximas, entre 32 e 34ºC;

– Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves, com mínimas oscilando entre 20 e 22ºC, e máximas, entre 32 e 34ºC;

– Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Jordão, com mínimas oscilando entre 19 e 21ºC, e máximas, entre 32 e 34ºC.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Conteúdo protegido!