Categories: Destaque 6 Notícias

Anvisa autoriza uso de coquetel de anticorpos contra Covid-19

Published by
Com informações do G1

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou nesta terça-feira (20) o uso emergencial de um medicamento contra a Covid-19. Trata-se de um coquetel que contém a combinação de casirivimabe e imdevimabe (Regn-CoV2), dois remédios experimentais desenvolvidos pela farmacêutica Roche. É o segundo medicamento aprovado pela agência. O primeiro foi o remdesivir.


O que é o Regn-CoV2 e como ele será administrado:

– Os medicamentos devem ser administrados juntos por infusão intravenosa;


– O coquetel é composto por dois anticorpos monoclonais (casirivimabe e imdevimabe) que bloqueiam a entrada do vírus na célula;


– O tratamento é indicado para adultos e pacientes pediátricos (com 12 anos ou mais que pesem no mínimo 40 kg) que não necessitam de suplementação de oxigênio;


– Ele não é recomendado para pacientes graves;


– Ele não é indicado para prevenção da Covid-19;


– O coquetel já foi aprovado para uso emergencial nos Estados Unidos, Canadá e Suíça. Também teve recomendação de uso pela agência europeia de medicamentos (EMA);


– Ele não substitui as vacinas contra a Covid-19.


A aplicação é intravenosa e o medicamento é indicado para o começo da doença. O uso é restrito a hospitais e a venda é proibida ao comércio.


“Esses produtos são o que a gente chama de anticorpos monoclonais. A ideia dessa proposta é neutralizar o vírus para que ele não se propague nas células infectadas e assim controlar a doença”, explica o gerente geral de medicamentos e produtos biológicos, Gustavo Mendes.


Segundo a Anvisa, o tratamento é indicado para adultos e pacientes pediátricos (com 12 anos ou mais que pesem no mínimo 40 kg) que não necessitam de suplementação de oxigênio, com infecção por SARS-CoV-2 confirmada por laboratório e que apresentam alto risco de progressão para Covid-19 grave.


O medicamento não é recomendado para pacientes graves. “Anticorpos monoclonais como casirivimabe e imdevimabe podem estar associados a piora nos desfechos clínicos quando administrados em pacientes hospitalizados com Covid-19 que necessitam de suplementação de oxigênio de alto fluxo ou ventilação mecânica”, alerta a Anvisa.


O pedido de uso emergencial foi feito no dia 1º de abril.


Imagens de microscópio mostram partículas do coronavírus que causam a Covid-19 retiradas de um paciente nos EUA — Foto: NIAID-RML via AP


Aprovado em outros países

O coquetel já foi aprovado para uso emergencial pela FDA, agência de saúde dos Estados Unidos, após apresentar bons resultados em pacientes com sintomas leves e moderados da Covid-19. Ele também foi usado no tratamento do ex-presidente americano Donald Trump.


Segundo o órgão americano, a combinação “reduziu a hospitalização relacionada a Covid-19 ou as visitas ao pronto-socorro em pacientes com alto risco de progressão da doença em 28 dias após o tratamento, quando comparados ao placebo”.


O medicamento também foi aprovado para uso emergencial no Canadá, Suíça e teve recomendação de uso pela agência europeia de medicamentos (EMA).


Remdesivir

Em março, a Anvisa anunciou o registro do primeiro medicamento para pacientes hospitalizados com Covid-19, o antiviral remdesivir, que ainda está em estudos.


O Remdesivir é produzido pela biofarmaceutica Gilead Sciences e o seu nome comercial é Veklury. Trata-se de um medicamento sintético administrado de forma intravenosa (injetado na veia). Ele age impedindo a replicação viral.


O gerente geral de Medicamentos e Produtos Biológicos da Anvisa, Gustavo Mendes, esclareceu que o remdesivir não é vendido em farmácia e pode ser utilizado apenas com supervisão médica. “É uso restrito pelos hospitais para que os pacientes possam ser adequadamente monitorados”, disse.


Share
Published by
Com informações do G1

Recent Posts

“Recebi denúncia de que havia um Pitbull”, diz dona de cães mortos em hotel pet no Acre

Doce Patinhas é local onde cães foram mortos; responsável não teria custeado nada pelos animais…

25/04/2024

Perpétua culpa governador Gladson pelo Acre ter elevado nível de pobreza

A ex-deputada federal do Acre Perpétua Almeida, atual diretora da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial…

25/04/2024

“Policiais estão sendo expulsos de suas casas pelas facções e coisas tendem a piorar”, diz militar

O presidente em exercício da Associação dos Militares do Estado do Acre, subtenente Elton Fonseca,…

25/04/2024

João Guilherme sofre ataques homofóbicos após revelar nova paixão

O ator João Guilherme  foi alvo de comentários homofóbicos nas redes sociais nesta terça-feira (23), após ser…

25/04/2024

“As facções tomaram o Acre e o governo finge que trabalha para melhorar”, diz Policial Penal na Aleac

Durante uma audiência pública que ocorre nesta quinta-feira, 25, na Assembleia Legislativa que visa tratar…

25/04/2024

Homem é agredido a pedradas até a morte e tem corpo abandonado na rua

Um morador em situação de rua identificado como Silvio da Silva Brito, de 52 anos,…

25/04/2024