Categories: Destaque 4 Notícias Política

Com risco de desmoronamento, Ponte do Rio Tarauacá pode deixar região do Juruá isolada

Por
Saimo Martins

Os motoristas e moradores que precisam atravessar a ponte do Rio Tarauacá, na cidade, distante 400 quilômetros de Rio Branco, devem se preocupar, isso porque, com as condições da rodovia devido ao desmoronamento de um aterro que danificou a estrada, deixou a ponte parcialmente interditado, tendo o tráfego de um carro por vez.


De acordo com uma denúncia divulgada nas redes sociais do deputado estadual Roberto Duarte (MDB) na noite desta quarta-feira (14), a ponte não oferece segurança necessária para atravessar e pode até vir a desabar, causando uma tragédia e isolamento dos municípios do Vale do Juruá – Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Marechal Thaumaturgo, Jordão, Porto Walter.


O parlamentar cobrou manutenção por parte das autoridades competentes. “As péssimas condições da ponte sobre o rio Tarauacá podem deixar os municípios do Vale do Juruá isolados. A qualquer momento ela pode desabar causando riscos para a população que trafega por aqui. O que estão aguardando para fazer essa manutenção?”, declarou.


A reportagem do ac24horas ouviu o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura (DNIT) no Acre, Carlos Morais, para buscar explicações sobre a denúncia de possível desmoronamento. Segundo ele, o problema da ponte sobre o Rio Tarauacá remonta a sua implementação. Para ele, a solução é a retificação do Rio Tarauacá (solução muito onerosa) ou o prolongamento da ponte. “Qualquer intervenção que se fizer na cabeceira invariavelmente será danificada pela força do Rio”, ressaltou.


Morais frisou que a manutenção no local deverá ocorrer apenas em maio, ou seja, no início do verão amazônico. “Portanto, no verão seremos obrigados a novamente fazer uma contenção e recompor o aterro, o que infelizmente não resolve o problema em definitivo”.


O superintendente comentou a possibilidade de desmoronamento da ponte por conta da erosão, deixando assim, provavelmente, os municípios que compõem o Vale do Juruá isolados. Para ele, as chances são remotas.


“Passamos o inverno amazônico inteiro monitorando a erosão, uma vez que o período chuvoso não é tecnicamente adequado para execução do serviço. O pior do inverno, já passou, portanto, a probabilidade de ruptura agora é pequena”, concluiu.


Share
Por
Saimo Martins

Últimas Notícias

  • Acre

ACISA oferecerá consultas gratuitas no SPC na Expoacre 2024

A Associação Comercial, Industrial, de Serviço e Agrícola do Acre (ACISA) estará marcando presença na…

30/08/2024
  • Boa Conversa
  • Destaque 1

Advogado acha pouco provável que candidaturas a prefeituras do Acre sejam barradas pela justiça eleitoral

O Boa Conversa, programa que vai ao ar pelas redes sociais do ac24horas, foi especial…

30/08/2024
  • Nacional
  • Notícias

Meta pode treinar IA com dados brasileiros; usuário poderá negar

A ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados) anunciou nesta sexta-feira (30) que suspendeu a…

30/08/2024
  • Nacional
  • Notícias

Embaixada dos EUA diz que monitora situação entre STF e plataforma X

A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil informou que está monitorando a situação envolvendo a…

30/08/2024
  • Famosos

Polícia conclui investigação sobre morte de Nahim; saiba o que diz o laudo

A Polícia Civil concluiu a investigação sobre a morte do cantor Nahim (1952-2024). De acordo…

30/08/2024
  • Cotidiano

MPE reforça transparência na venda de combustíveis durante eleição no Acre

O Ministério Público Eleitoral (MPE) emitiu uma recomendação conjunta aos proprietários de postos de combustíveis…

30/08/2024