Menu

Pesquisar
Close this search box.

Bocalom não é obrigado a apoiar Gladson sendo do mesmo partido

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A volta do governador Gladson Cameli ao seu partido de origem, o Progressistas, para disputar a reeleição de 2022 na última segunda-feira, 14, suscitou questionamentos em relação a posição do prefeito Tião Bocalom, que também é do Progressistas. A pergunta que não quer calar: Bocalom irá apoiar o governador para reeleição?


Na ocasião, Bocalom ficou mudo em relação a posição para 2022. Na disputa municipal, Bocalom teve como padrinho da sua candidatura o senador Sérgio Petecão (PSD), provável adversário de Cameli.

Anúncios


De acordo com a decisão do STF, as regras de fidelidade partidária por troca de partido só valem para as eleições proporcionais, ou seja, aquelas para os cargos de deputado federal, deputado estadual e vereador, ou seja, o prefeito não é obrigado a seguir a fidelidade partidária e declarar apoio a Gladson apesar de serem do mesmo partido.


Caso o prefeito seja pressionado pela cúpula do partido a apoiar Gladson por conta da “fidelidade partidária”, ele pode sair do partido, se assim desejar, sem medo de perder o mandato.


Isso ocorre devido a eleição de candidatos no sistema proporcional estar vinculada à votação obtida pelo partido é bem diferente do sistema majoritário, na qual os candidatos são eleitos apenas pelos seus próprios votos, independente da votação obtida pela legenda partidária.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido