Categories: Cotidiano Notícias

Servidores do IDAF da linha de frente não teriam sido imunizados e gera polêmica

Published by
Leônidas Badaró

Tem mais uma polêmica na vacinação contra a Covid-19 em Rio Branco, após circular nas redes sociais, fotos de servidores do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (IDAF) sendo vacinados.


O problema, de acordo com outros servidores do Idaf que não querem ser identificados com medo de represálias, é que só foram vacinados os profissionais que trabalham na sede, justamente os que não têm quase contato com o público, portanto, não estando na linha de frente das ações do órgão.


“Estamos revoltados porque os servidores que estão em contato com o público usuário , como produtores rurais e transportadores de animais, que são os atendentes, pessoal da Fiscalização de Trânsito, não foram devidamente informados e não estão tendo prioridade nesse momento. A prioridade foi dada aos Servidores da Central, que praticamente não têm contato com os usuários do sistema. Tem servidores que estão afastados desde o ano passado de suas funções por terem comorbidades e serem de risco e não foram colocados como prioridades . Queremos uma explicação”, diz um servidor.


Em contato com o ac24horas, a prefeitura da capital informou que os profissionais que estão sendo vacinados, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares, estão inseridos entre os trabalhadores de saúde destacados no Programa Nacional de Imunização (PNI). Diz ainda que devem ser vacinados aqueles que atuam em diversas frentes e estão inseridos nas clínicas, hospitais, defesa sanitária, desempenhando atividades como a gestão até a vigilância de zoonoses, vigilância ambiental em saúde, epidemiológica e sanitária, o que os torna mais suscetíveis à doença. O MS recomenda que seja solicitado documento que comprove a vinculação ativa do trabalhador com o serviço de saúde, no ato da vacinação, ou a apresentação de declaração emitida pelo serviço de saúde.


Ao ac24horas, o Idaf esclareceu que foram vacinados apenas 19 médicos veterinários, categoria que consta na lista de grupo prioritário definido pelo Ministério da Saúde.


Share
Published by
Leônidas Badaró

Recent Posts

Davi Brito manda indireta após término com Mani Rego: “Perdi um grande amor”

Na última quarta-feira (01), o ex-BBB Davi Brito deu o que falar ao compartilhar um…

02/05/2024

Bocalom reclama de pichação em obra do elevado na Dias Martins

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PL), gravou um vídeo no canteiro de obras…

02/05/2024

Tadeu Schmidt se despede da Globo e anuncia ‘afastamento’ pós-BBB: “Fora”

O apresentador Tadeu Schmidt viveu uma verdadeira maratona nos últimos meses com a vigésima-quarta edição…

02/05/2024

Ex-paquita Bianca Rinaldi relembra conflitos com Marlene Mattos: ‘Momentos de humilhação’

A ex-paquita Bianca Rinaldi, de 49 anos, relembrou os seus tempos trabalhando com Marlene Mattos.…

02/05/2024

PRF no Acre apreende mais de 100 kg de drogas em menos de 48 horas

A Polícia Rodoviária Federal (PRF), divulgou balanço das ocorrências nas rodovias do estado do Acre,…

02/05/2024

Michelle Bolsonaro receberá o título de Cidadã do Amazonas

Com agenda em Manaus, Michelle Bolsonaro receberá o título de Cidadã do Amazonas neste sábado…

02/05/2024