Categories: Destaque 4 Notícias

“Não somos máquina”, diz médico acreano sobre exaustão de profissionais de saúde na pandemia

Published by
Edmilson Ferreira

Os profissionais de saúde estão exaustos após um ano de pandemia no Acre. No Brasil, uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas e Fiocruz mostra que oito em cada dez (80,2%) sentem impactos negativos na saúde física e mental.


A 4ª fase da nota técnica “A pandemia de Covid-19 e os(as) profissionais de saúde pública no Brasil” diz que na linha de frente e em contato direto com a população, os profissionais de saúde brasileiros estão constantemente expostos ao risco de contaminação do vírus da Covid-19.


Segundo o estudo, a ameaça “invisível”, a imprevisibilidade da doença e o iminente colapso do sistema são narrados pelos respondentes como principais catalisadores das sensações de insegurança e o medo de contaminação – não só sua, mas de entes queridos como familiares, amigos e colegas de trabalho. Por um lado, 96,6% dos profissionais que responderam à pesquisa afirmaram conhecer algum colega de trabalho com suspeita ou diagnosticado com Covid-19 e 31,2% informaram que já foram contaminados com a doença.


Ao comentar a pesquisa, o médico Theobaldo Dantas, do Sindicato dos Médicos do Acre, disse ao ac24horas que os profissionais se sentem abandonados pelas instituições e pela Secretaria de Estado da Saúde. “Os organismos que representam as mais variadas categorias da saúde, já perceberam que existem apenas jogos de palavras, são heróis, etc…ofertam uma compensação de insalubridade, como o dinheiro reconstruísse os danos psicológicos causados pelo estresses”, disse Dantas.


Segundo ele, profissionais contraíram o vírus, ficaram com sequelas e convivem com o aumento das cobranças. “Saliento que somos humanos sofremos com cada perda. Existem colegas que saíram dos serviços Covid19, por não suportar tanto sofrimento do próximo. outros afastados. Não somos máquinas. Instituições compram serviços porém não se preocupam com o bem estar do profissional. Infelizmente”.


O estudo traz série de sugestões na tentativa de melhorar as condições dos profissionais, entre as quais garantir de forma efetiva políticas de suporte emocional e psicológico para os profissionais da ponta utilizando estratégias que facilitem o acesso.


Share
Published by
Edmilson Ferreira

Recent Posts

Faccionado acusado de extorquir comerciantes é preso em Cruzeiro do Sul

A Polícia Civil do Acre (PCAC) prendeu nesta semana o tesoureiro de uma organização criminosa,…

02/05/2024

Águia de Marabá x São Paulo: onde assistir e horário da Copa do Brasil

O São Paulo enfrenta o Águia de Marabá nesta quinta-feira, às 19h30, no estádio Mangueirão,…

02/05/2024

Fernanda Lima faz homenagem a mãe e diz que a vida ficou pálida sem ela

Fernanda Lima, 46, fez uma homenagem à mãe, Maria Tereza, que morreu há cerca de…

02/05/2024

“Auto da Compadecida 2”: Taís Araújo surge como Nossa Senhora em teaser

A H2O Filmes divulgou, na manhã desta quinta-feira (2), o primeiro teaser de “Auto da…

02/05/2024

Com retornos importantes, Vitória encara o Botafogo pela Copa do Brasil

O Vitória entra em campo nesta quinta-feira (2), diante do Botafogo, em confronto de ida…

02/05/2024

Bon Jovi revela desejo de vir ao Brasil no “intervalo de um ano”

Após o lançamento do documentário “Thank You, Goodnight: A História de Bon Jovi”, que fala…

02/05/2024