Categories: Destaque 3 Notícias Política

TCU prevê queda no FPE do Acre e Sefaz diz que é importante planejamento financeiro

Published by
Edmilson Ferreira

O Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou na última semana de março os coeficientes individuais de participação dos Estados e do Distrito Federal nos recursos do Fundo de Participação dos Estados (FPE) para o exercício de 2022.


A fatia do Acre no FPE será de 3,885689% no próximo ano. A fórmula de cálculo e outros informes estão na decisão normativa 193, de 24 de março de 2021 (https://www.in.gov.br/web/dou/-/decisao-normativa-tcu-n-193-de-24-de-marco-de-2021-310898927).


O valor anunciado é menor que o previsto em 2020, quando o TCU estimou 3,953059% a parte que caberia ao Acre no FPE em 2021.


Consultada pelo ac24horas, a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) explicou que esse percentual é bem volátil ou flexível de um ano para outro porque usa basicamente o número de habitantes em cada Estado e a renda per capita, considerando que em razão da pandemia pode ter havido redução de postos de trabalhos, informados pelo IBGE, embora a população tenha crescido a renda das pessoas diminuiu comparando 2020/2019. A redução calculada pelo órgão de 2021 para 2022 é de 1,70425.


“Após estudos realizados pela equipe técnica da Secretaria de Estado da Fazenda do Acre, considerando que a crise mundial paralisou as atividades econômicas o que impactou a produção industrial, o comércio, o emprego e a renda, consequentemente as consequências não poderiam ser outras se não a instabilidade econômica e a redução na arrecadação de tributos federais transferidos aos Entes federados”, relatou a Sefaz.


Ainda de acordo com a avaliação, o impacto nas receitas é em parte amortizado em função das ações na arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) no Estado. “O esforço do Governo do Acre é continuar aprimorando o planejamento financeiro para conseguir manter todos os pagamentos e compromissos dentro do cronograma que vem sendo executados nos últimos anos”, disse o órgão.


O Acre, bem como as demais unidades federadas disporão de trinta dias, a partir de hoje, para apresentar contestação, que poderá ser protocolada nas secretarias estaduais pelos meios disponíveis.


O cálculo parte do número de habitantes e segue outras variáveis. O FPE constitui uma das modalidades de transferência de recursos financeiros da União para os Estados, medida prevista no artigo 159 da Constituição Federal.


Share
Published by
Edmilson Ferreira

Recent Posts

Colisão entre moto e ônibus deixa mulher com fraturas expostas na perna

Uma colisão entre uma motocicleta e um ônibus de transporte coletivo da empresa Rico deixou…

06/05/2024

Márcio Bittar se revolta com show da Madonna no Rio de Janeiro

O senador do Acre Márcio Bittar (UNIÃO) postou em suas redes social nesta segunda-feira (6)…

06/05/2024

Jô, do Amazonas, é preso por falta de pagamento de pensão alimentícia

O atacante Jô, do Amazonas e com passagens por Seleção, Corinthians e Atlético-MG, entre outros…

06/05/2024

Met Gala 2024: veja os looks dos convidados

O Met Gala é um evento beneficente promovido pelo Museu Metropolitano de Arte de Nova…

06/05/2024

David Corenswet surge uniformizado em primeira imagem oficial de Superman

A espera acabou! James Gunn (Guardiões da Galáxia: Volume 3) divulgou, nesta segunda-feira (6), a…

06/05/2024

Dólar fecha cotado a R$ 5,074 a espera do Copom; Bolsa fica estável

O dólar e a bolsa fecharam a primeira sessão da semana praticamente estáveis. A moeda…

06/05/2024