Conecte-se agora

Líderes comunitários deverão chamar a polícia para esvaziar quadras e praças na Capital

Publicado

em

Foto: Neto Lucena/Secom

Diversos pontos de aglomeração encontrados na Capital acreana mesmo em meio às duras medidas de restrições fizeram com que a segurança pública do Acre apelasse ajuda aos líderes comunitários. O secretário adjunto de Segurança Pública, Maurício Pinheiro, se reuniu em videoconferência na manhã desta terça-feira, 30, com representantes da Prefeitura de Rio Branco e líderes de bairro para pedir união na luta contra o avanço da Covid-19.

A ideia é fortalecer as ações de fiscalização para cumprimento das medidas contidas em decreto e o apoio da liderança comunitária. “Orientamos as lideranças a nos ajudar a manter as quadras fechadas durante o período de suspensão das atividades. Este foi o principal foco da reunião. Ouvimos suas dificuldades, sugestões e solicitamos a parceria para juntos contribuirmos para o controle da doença e para salvar vidas. Estamos num momento crítico que precisamos da colaboração da sociedade e os líderes comunitários se comprometeram em nos ajudar nessa causa”, destacou Pinheiro.

No total, são 158 espaços com quadras de esportes e praças públicas, que são de responsabilidade da prefeitura, e aos finais de semana, mesmo com as medidas de restrição em pleno vigor, têm sido clandestinamente utilizados, provocando aglomerações e, consequentemente, a possibilidade de contágio. O diretor de Esporte e Lazer da prefeitura de Rio Branco, Édson Maria Almeida, informou que desde o início das medidas essas áreas de lazer foram isoladas.

“Nós trancamos as quadras com cadeado, ordenamos que passassem as fitas de isolamento, mas em alguns casos, há a violação e o uso irregular por parte da juventude dos bairros, descumprindo o decreto. A reunião foi produtiva, com certeza acho que vamos evoluir com a parceria dos líderes comunitários. Aproveitamos ideias e juntos, em parceria, vamos superar essa pandemia”, disse o diretor.

O Centro Integrado em Operações (Ciosp) estará disponível para que os líderes de bairro possam solicitar reforço nos locais públicos onde forem detectados desobediência ao decreto estadual.

Cotidiano

Rosana Gomes assina convênio com governo para pavimentação e recuperação de ruas

Publicado

em

A prefeita de Senador Guiomard, Rosana Gomes (Progressistas), em solenidade na última terça-feira, 13, assinou um convênio com o governo do Acre que garantirá a pavimentação e recuperação de ruas no município. O convênio prevê 2500 metros de cobertura asfáltica para recapeamento e micro revestimento, além de 250 toneladas de asfalto.

Em seu discurso, a prefeita fez questão de agradecer ao governador Gladson Cameli pela parceria e salientou que o maior beneficiado será o povo tanto da zona rural como da zona urbana.

Rosana também destacou o serviço de limpeza e coleta dos entulhos com o apoio do governo. Por fim, a prefeita convidou para subir no dispositivo de honra o vice-prefeito Ney do Miltão e todos os vereadores de Senador Guiomard presentes no evento.

O convênio prevê 2500 metros de cobertura asfáltica para recapeamento e micro revestimento, além de 250 toneladas de asfalto.

Continuar lendo

Cotidiano

Mais de 5 mil declarações de ITR 2021 já foram enviadas à Receita Federal no Acre

Publicado

em

Até esta quinta-feira (16) mais de 5 mil declarações de Imposto Territorial Rural 2021 já foram enviadas à Receita Federal no Acre e a expectativa é de que 12.210 declarações sejam entregues em todo o Estado até o dia 30 de setembro, fim do prazo.

Faltando 15 dias para o fim do prazo de entrega da DITR-2021, 3.574.539 milhões de contribuintes já enviaram a declaração à Receita Federal em todo o País.

Pessoas e empresas que são proprietárias, titulares do domínio útil ou possuidoras a qualquer título do imóvel rural estão obrigadas a apresentar a Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural.

O contribuinte deve elaborar a declaração por meio do Programa Gerador da Declaração do ITR, disponibilizado na página da Receita Federal http://www.gov.br/receitafederal e transmiti-la pela Internet.

Quem não apresentar a declaração no prazo está sujeito à multa de 1% ao mês ou fração de atraso, lançada de ofício e calculada sobre o total do imposto devido.

O valor do imposto pode ser pago em até 4 quotas iguais, mensais e sucessivas, sendo que nenhuma quota pode ter valor inferior a R$ 50. O imposto de valor inferior a R$ 100,00 deve ser pago em quota única e a quota única ou a 1ª quota deve ser paga até o último dia do prazo para a apresentação da DITR.

Diversas instituições de Ensino Superior possuem o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) em parceria com a Receita Federal e estão prestando orientações para o preenchimento e entrega da DITR, de forma virtual e gratuita para a sociedade.

Continuar lendo

Cotidiano

Duarte pede fim de agendamento de vistorias veiculares e canal exclusivo para garagistas

Publicado

em

Os deputados estaduais Roberto Duarte (MDB) e Pedro Longo (PV) se reuniram nesta quinta-feira, 16, com a diretoria do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AC) para tratar da situação em que os revendedores, lojistas e despachantes vem sofrendo nos processos de compra e venda de veículos novos e usados no Acre.

Na reunião, o emedebista salientou que a demanda de atendimento em vistorias de veículos do Detran que se encontra reduzida, vem sendo incompatível com o crescimento de vendas do mercado automobilístico, gerando assim acúmulo de veículos pendentes de vistorias.

Segundo Duarte, os proprietários de veículos sofrem com a falta de vagas para marcar vistorias no Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AC). O procedimento, necessário para transferir a titularidade de automóveis, é realizado somente de forma presencial, mediante um agendamento prévio. Porém, o serviço se encontra com vagas reduzidas, apesar de Rio Branco ter mais de 80% da população com uma dose da vacina.

“Esse sistema de agendamento de veículos limita o número de vistorias de veículos particulares e revendas, logo, quando abrem as novas vagas para agendamento estão atendendo compras e vendas realizadas anteriormente com atraso médio de 20 dias. Por exemplo, abrem-se as vagas hoje para agendar daqui há 20 dias, as vendas que já foram realizadas anteriormente”, argumentou Duarte.

Em outro trecho da reunião, Duarte citou que as revendedoras estão com dificuldades em razão da lentidão do Detran em não conseguir transferir de imediato para empresa, com isso, impedindo a empresa de revenda para o cliente, pois ainda não finalizou a primeira transferência, portanto gerando um prejuízo financeiro para o governo e mercado local.

“Na venda do veículo para o cliente, com a grande demanda de espera para a transferência junto ao Detran, o cliente circula com o veículo em nome da empresa ou de proprietário anterior correndo riscos de: multas, envolvimento em acidentes, atos ilícitos , e outros. Ocasionando, prejuízos para as empresas como multas, processos judiciais e outros transtornos.”.

Por fim, Duarte pediu à diretoria do Detran que retire o agendamento, voltando a atender na fila de espera por ordem de chegada para atender as transferências de veículos no ato da compra ou venda.

Além da criação de um atendimento para as concessionárias e revendedoras separados do atendimento ao público particular. Por exemplo, usar a antiga instalação onde faziam troca do lacre das placas, em anexo as vistorias, para atender um número maior de vistorias.

Em respostas aos parlamentares, a diretora do Detran, Thaynara Martins, afirmou que o turno da tarde ficará reservado para atender os garagistas.

“Será sem agendamento prévio, por ordem de chegada, desde que os garagistas não concorram às vagas de agendamento para a população no geral, que terá seu atendimento no turno da manhã”, salientou.

Continuar lendo

Cotidiano

Escola do IBGE oferece pós-graduação em análise ambiental de forma gratuita

Publicado

em

Foto: Internet/Reprodução

A Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE) do IBGE, localizada no Rio de Janeiro (RJ), está com inscrições abertas até o dia 15 de outubro para o curso de Especialização em Análise Ambiental e Gestão do Território.

O processo seletivo será totalmente online, mas a previsão é que o curso, com início em março de 2022, seja presencial. São oferecidas até 30 vagas, conforme consta em edital, que pode ser acessado no endereço https://ence.ibge.gov.br/index.php/posgrad-especializacao/especializacao-procselecao. As inscrições e o curso são gratuitos.

Na primeira etapa, de caráter classificatório, o inscrito precisará enviar uma carta de apresentação e a documentação curricular. Ao contrário do ano passado, não há necessidade de uma carta de recomendação do professor.

O resultado da primeira fase será publicado no site da ENCE no dia 19 de novembro, juntamente com a convocação dos 45 primeiros classificados para a segunda etapa, de entrevistas, que ocorrerá entre 30 de novembro e 03 de dezembro. Esta fase é de caráter eliminatório. As datas e horários da seleção serão divulgados previamente no site da ENCE.

O resultado final está previsto para ser divulgado no site da ENCE até o dia 13 de dezembro. A pré-matrícula dos candidatos aprovados ocorrerá nos dias 16 e 17 de dezembro, pelo Sistema Acadêmico online. As instruções e dados de acesso serão fornecidos por e-mail aos aprovados e classificados.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas