Menu

Ponte é incendiada em estrada que dá acesso a comunidades rurais de Xapuri

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Um vídeo sem autoria determinada, que circulou em grupos de rede social neste fim de semana, mostra uma ponte localizada na Estrada da Variante, em Xapuri, sendo incendiada. A gravação é curta e não mostra se o fogo foi apagado ou se o que restava da estrutura foi destruído.


A ponte que aparece no vídeo aparenta ser a mesma que é mostrada em uma reivindicação de um morador da cidade, Jéferson Fadúl, feita por meio de uma postagem no Facebook, pedindo do governo do estado e da prefeitura providências quanto a recuperação de várias outras pontes em igual situação na mesma estrada.

Publicidade

Com aproximadamente 18 quilômetros de extensão, a estrada da Variante dá acesso a diversas comunidades rurais de Xapuri, além de também ligar a cidade à BR-317, assim como a um dos três polos agroflorestais do município, projeto que destinou áreas de terra a famílias que viviam na periferia da cidade.


Também é por essa rodovia estadual ( AC-308) que os produtores das comunidades Morro Branco, Ribeiracre e dos seringais Albrácia e Palmari, na Reserva Extrativista Chico Mendes, escoam seus produtos. É uma das vias mais importantes do município, mas que há anos tem sido relegada ao abandono.


Entre 2018 e 2019, a prefeitura realizou obras na estrada com recursos da ordem de R$ 1 milhão, provenientes de convênio federal, mas o dinheiro foi destinado apenas para os serviços de terraplanagem e piçarramento, não contemplando as pontes e os bueiros nela existentes.


Esses recursos foram oriundos de emenda do então senador Gladson Cameli. Em outubro do ano passado, a prefeitura encaminhou ofício ao já governador solicitando ajuda para uma parceria entre estado e município para a recuperação das pontes e bueiros existentes na Estrada da Variante.


Em fevereiro passado, o governo do estado anunciou, entre outros investimentos a serem feitos em Xapuri, R$ 25 milhões para pavimentação asfáltica da Estrada da Variante. Na ocasião, foram anunciados investimentos em obras de infraestrutura no valor de 140 milhões de reais para a Regional do Alto Acre.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido