Menu

Postos devem informar composição do preço de combustíveis no Acre

SÿO PAULO, SP, BRASIL 05.06.2018 Procon e ANP fazem rondas em postos de combustíveis para fiscalizar preço e qualidade de na capital. Geral durante a fiscalização no Posto Amareto, na rua Ulisses Cruz. Fiscal da ANP colhe amostra de combustível para análise (Foto: Rivaldo Gomes/Folhapress) ***EXCLUSIVO AGORA*** EMBARGADA PARA VEICULOS ONLINE***UOL, FOLHAPRESS E FO LHA.COM CONSULTAR FOTOGRAFIA DO AGORA***FONES 32242169 E 32243342***
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Acre (Procon/AC) alertou nessa sexta-feira, 26, que os postos de combustíveis de todo o país já devem informar a composição do preço de seus produtos.


A medida entrou em vigor na última quinta-feira, 25, por meio do decreto nº 10.634, que obriga postos de combustível a informar, de forma clara e visível aos consumidores, os preços adotados com os tributos aplicáveis.

Publicidade

“As informações devem estar afixadas em painéis nos postos, contendo os valores do ICMS, Cofins, PIS/Pasep e Cide-combustíveis”, destaca a diretora-presidente do Procon/AC, Alana Albuquerque.


No caso de descontos vinculados ao uso de aplicativos de fidelização, os postos deverão ser informados ao consumidor, os preços reais e promocionais dos combustíveis. Descontos e cashbacks (programas de recompensa por reembolso operados por empresas de cartão de crédito, em que uma porcentagem do valor gasto é devolvida ao titular do cartão) também devem estar visíveis.


A afronta à legislação contida no decreto federal poderá provocar sanções administrativas, civis e penais.


O Procon/AC garante estar averiguando se os postos de combustíveis estão repassando a redução no preço para os consumidores. A Petrobras anunciou na última quarta-feira, 24, uma redução média de 4% nos preços do litro da gasolina e do óleo diesel nas refinarias.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido