Conecte-se agora

Serviço do Dnit na BR-317 é concluído e tráfego na rodovia é liberado em definitivo

Publicado

em

O Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre no Acre (DNIT) informa que concluiu os trabalhos no trecho que rompeu da BR-317 às 5 horas da manhã desta terça-feira, 23, e o tráfego de veículos está liberado em definitivo no local.

Após ser aberta durante a tarde de segunda, a rodovia voltou a ser fechada por medida de segurança, já que a pedra que seria usada para fazer o acabamento do desvio não chegou até o local.

No início do dia de hoje, os trabalhos provisórios foram concluídos e novamente liberado o tráfego de veículos. Vale ressaltar que o trabalho é provisório, já que é necessário a elaboração de um projeto executivo para a obra definitiva, o que é inviável nesta época do ano por causa das chuvas.

“Já estamos acionando profissional com especialidade em hidrologia para realizar estudo do curso d’água e sua bacia para o correto dimensionamento do novo dispositivo de drenagem que será executado em definitivo, ainda esse ano, no período de estiagem amazônica”, declarou o superintendente do DNIT no Acre, Carlos Moraes.

Veja o vídeo:

Acre 01

Bocalom suspende férias, licenças e determina retorno de 100% dos servidores da saúde

Publicado

em

O prefeito Tião Bocalom (Progressistas) cumpriu o anunciado pela secretária de saúde, Sheila Andrade, e suspendeu as licenças, folgas ou férias dos profissionais de saúde ou daqueles que desempenhem funções essenciais, por meio de decreto.

O decreto, publicado na edição do Diário Oficial do Estado (DOE), desta sexta-feira, 14, é em virtude da Situação de Emergência em Saúde Pública e em virtude do aumento de casos de Síndrome Gripal (causada pelo Vírus SARS-CoV-2 e Vírus da Influenza).

Com base no relatório Técnico do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde – CIEVS, de 08 de janeiro de 2022, que caracteriza um cenário de epidemia de gripe na cidade, o prefeito determinou que ficam suspensas todas licenças ou afastamento legais em gozo dos profissionais de saúde ou daqueles que desempenhem funções essenciais em virtude da decretação do Estado de Emergência no âmbito do Município de Rio Branco.

Além disso, Bocalom destacou que estão interrompidas novas autorizações para concessão de licenças em geral, afastamentos e férias dos servidores.

Por fim, o chefe do executivo municipal decretou o retorno imediato às atividades de 100% dos servidores para atendimento à população do Município de Rio Branco ao combate e enfrentamento da Síndrome Gripal causada Vírus SARS-CoV-2 (COVID-19) e Vírus da Influenza. “Os profissionais de saúde devem se apresentar no prazo de 72 horas nas unidades de sua lotação funcional ou na Secretaria Municipal de Saúde – SEMSA, nos casos de dúvidas acerca de sua lotação, bem como, do local a ser designado para prestação de serviços”, diz trecho do decreto.

Continuar lendo

Acre 01

Ao UOL, Gladson confirma falha na entrega de vacinas da Covid: “lote chega neste sábado”

Publicado

em

O governador do Acre, Gladson Cameli (Progressistas), foi escolhido do programa de análise política Uol News, transmitido no canal do Youtube nesta sexta-feira (14). Cameli foi convidado para falar sobre a pandemia que voltou a assolar o estado, os altos preços de combustíveis nos municípios acreanos e toda a região e também sobre as recentes investigações de corrupção envolvendo a gestão estadual.

De início, o governador comentou sobre o problema no recebimento do primeiro lote com vacinas contra a Covid-19 direcionada às crianças. Estava previsto que o Ministério da Saúde entregasse na madrugada dessa quinta (13) pouco mais de 7 mil doses da Pfizer, no entanto, o imunizante não chegou ao Acre.

“Houve sim problema no deslocamento do transporte. As informações que temos até agora é que amanhã (sábado, 15) as vacinas já estarão em solo acreano para que a gente possa começar a vacinar as crianças”, explicou Cameli.

A entrevista foi interrompida logo no início e o canal UOL afirmou que se tratou de problemas técnicos. Até a última atualização desta notícia, a entrevista não havia retornado ao ar.

Continuar lendo

Acre 01

Baixo número de casos de Covid-19 no Acre é resultado de pouca procura pelo exame

Publicado

em

O Departamento de Vigilância em Saúde acredita que os números baixos de casos novos da Covid-19 sejam resultado da pouca procura pelos exames na rede pública de saúde. O parâmetro veio após a ação de testes rápidos realizados na OCA Rio Branco.

Gabriel Mesquita, chefe do departamento, falou com o ac24horas na manhã deste sábado, 8. “Esse plano de testagem em massa que o Ministério da Saúde está tentando montar em todo o país é importante. Fizemos na OCA e vamos tentar continuar realizando uma nova ação de testes rápidos, onde a demanda é livre, mesmo quem não tem nenhum sintoma pode fazer”, afirma Gabriel.

O chefe do departamento também destacou que muitos pacientes supostamente contaminados com a Covid-19 estão confundindo o diagnóstico com o surto de gripe e não vão fazer os exames. “A gente só consegue identificar novos casos se a população ir em busca dos testes. Com esse surto de gripe, com a semelhança dos sintomas, a pessoa fica em casa, faz os cuidados por lá mesmo e acaba acontecendo uma subnotificação”, diz.

A ação de testagem na OCA que durou três dias e terminou na sexta-feira, 8, testou 572 pessoas, desses, 51 testes deram positivos.

Continuar lendo

Acre 01

Instituto São José, de Rio Branco, acaba com turma do 1º ano do ensino médio

Publicado

em

O Instituto São José, um das escolas mais tradicionais de Rio Branco, surpreendeu pais e estudantes do 9º ano do ensino fundamental ao anunciar que este ano a escola não terá turmas do 1º ano do ensino médio. De acordo com o comunicado, em 2022 a unidade de ensino permanece com turmas do 2º e 3º anos, no ano que vem apenas turmas do último ano e em 2024 o ensino médio deixa de existir completamente na escola.

A reclamação foi geral, principalmente de alunos que já estão na escola desde as primeiras séries e que possuem uma identificação com a escola.

O ac24horas procurou explicações junto à Secretaria Estadual de Educação (SEE). A gestão infomrou que o ordenamento da rede é uma ação que vem acontecendo de forma gradual nos últimos anos. Em relação a retirada gradual do Ensino Médio na Escola São José já era algo que vinha sendo acertado junto a equipe gestora da unidade.

A SEE explica que com a obrigatoriedade da implantação do Novo Ensino Médio em todo o país a partir do ano letivo de 2022 o ideal é que se tenha unidades de ensino que ofertem exclusivamente essa etapa para cumprir com as novas exigências.

Em relação aos alunos, o governo diz que os estudantes que estão concluindo o 9º ano do Ensino Fundamental permanecem com vaga garantida em escolas da rede pública pertencentes à mesma regional. Ressaltando que apenas na regional do centro da cidade o Estado possui outras 4 escolas que ofertam esta etapa do Ensino Básico: CEBRB, José Rodrigues Leite, Colégio Acreano e João Calvino. Além disso, os pais ou responsáveis têm ainda a possibilidade de solicitar vaga em escolas de Ensino Médio situadas na regional mais próxima à suas residências.

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

Copyright © 2021 ac24Horas.com - Todos os direitos reservados

error: Content is protected !!