Menu

Pesquisar
Close this search box.

Rio Acre deve voltar a atingir cota de transbordamento em Rio Branco

Foto: Sérgio Vale/ac24horas.com
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Foto: Sérgio Vale/ac24horas


O Rio Acre deve voltar a atingir a cota de inundação em Rio Branco, de acordo com previsão divulgada na tarde desta terça-feira (23) pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM) no último Boletim de Alerta Hidrológico da bacia do manancial acreano.

Anúncios


Conforme o monitoramento, executado pela empresa ligada ao Ministério de Minas e Energia (MME), às 14h45 desta terça-feira (23/03), foi observada a cota de 13,57m no Rio Acre em Rio Branco, um pouco acima da cota de alerta de 13,50 metros, mas ainda abaixo da cota de inundação, que é de 14 metros.


A tendência, de acordo com o pesquisador em Geociências Marcus Suassuna, é que o rio mantenha o ritmo de subida até amanhã, devendo ultrapassar a cota de inundação ao longo da noite ou na madrugada desta quarta-feira (24/03).


As informações de monitoramento e previsão são enviadas às autoridades de Defesa Civil. O Rio Acre atingiu inundação extrema em fevereiro deste ano, chegando a atingir mais de 84 mil pessoas. A preocupação neste ano é agravada devido à pandemia da Covid-19, que pode se tornar um agravante caso moradores que vivem próximo ao rio sejam atingidos e precisem ser abrigados.



De acordo com o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos de Desastres (CENAD), o desastre de inundação é o que afeta o maior número de pessoas no Brasil.


Os dados aqui apresentados compõem o Sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do Rio Acre, que pode ser acessado em http://www.cprm.gov.br/sace/acre.


Os Sistemas de Alerta Hidrológico implantados e operados pela CPRM têm o apoio da Agência Nacional de Água (ANA), por meio de aporte de recurso para operação das estações que compõem os Sistemas, as quais fazem parte da Rede Hidrometeorológica Nacional.


Assessoria de Comunicação do Serviço Geológico do Brasil – CPRM – Ministério de Minas e Energia.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido