Categories: Cotidiano Notícias

Estrada que dá acesso ao seringal Cachoeira, em Xapuri, está em condições precárias

Published by
Raimari Cardoso

Berço do líder sindical Chico Mendes e cenário das principais lutas encampadas por ele nos anos de 1980, a região do seringal Cachoeira, no município de Xapuri, foi um dos principais destinos de turistas, jornalistas e pesquisadores no período que se sucedeu à morte do seringueiro famoso, em dezembro de 1988.


Foi um momento em que esteve em alta o chamado turismo ambiental, quando diversas entidades e organizações governamentais ou não-governamentais não faziam falta naquela parte do Acre. Em razão desse fluxo, a estrada vicinal que leva às muitas localidades da região era a melhor do município.


No “Ramal do Cachoeira”, se trafegava de inverno a verão, como costumam lembrar os moradores da região, que se dividem entre pecuaristas e seringueiros estabelecidos nas margens da via principal e também das secundárias. Na área se localizam dois importantes Projetos de Assentamento Extrativista (PAE).


Alguns anos após o boom do ambientalismo, os moradores denunciam a situação precária em que a via se encontra, dificultando o acesso a escolas estaduais, postos municipais de saúde, além dos assentamentos do Incra, o que põe a região sob a responsabilidade dos diversos entes administrativos.


Em fevereiro de 2020, o ac24horas deu publicidade a uma reivindicação de moradores a respeito de uma das principais pontes do ramal, que ameaçava cair. Quatro meses depois, a ponte foi reconstruída numa parceria da comunidade com a prefeitura de Xapuri, voltando a dar acesso aos produtores da região.


Nos últimos dias, com as fortes chuvas que atingiram o município, a situação do ramal piorou, como mostra a imagem que ilustra a reportagem, feita pela internauta Glenda Cristina, que trafega pela estrada nos fins de semana. “O problema não é apenas nesse ramal, fora uma ponte que também está bem feia”, ela diz.


A Secretaria Municipal de Infraestrutura de Xapuri foi procurada para informar se há previsão de intervenção na estrada. O titular da pasta, Josué Ferreira, respondeu que aguarda uma estiagem para “dar uma melhorada” no ramal. De acordo com ele, com as chuvas que estão caindo é impossível realizar qualquer serviço.


Share
Published by
Raimari Cardoso

Recent Posts

Dólar fecha abaixo de R$ 5,10 pela primeira vez em três semanas

Impulsionado pelo alívio global, o mercado financeiro teve um dia de forte recuperação. O dólar…

03/05/2024

Casas sofrem 2ª punição por Prova de Resistência de A Grande Conquista

Michael e Fellipe Villas continuaram na disputa pelo carro 0 km e as Casas Verde…

03/05/2024

Gladson Cameli anuncia obras de revitalização do Teatrão em Rio Branco

Após várias polêmicas em torno do assunto, o governador do estado, Gladson Cameli, usou as…

03/05/2024

Governo coloca CBMAC à disposição do governo do Rio Grande do Sul

A tragédia no Rio Grande do Sul já é considerada a pior da história. As…

03/05/2024

Lula sanciona marco legal dos jogos eletrônicos no Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, nesta sexta-feira (3), o marco legal para…

03/05/2024

Reunião no Progressistas define aliança com PL e chapa Bocalom e Alysson está definida

A Executiva Municipal do Progressistas se reuniu a portas fechadas na sede do partido, nesta…

03/05/2024