Conecte-se agora

Ginecologista explica riscos da Covid-19 na gravidez após aumento de partos prematuros

Publicado

em

A ginecologista Camila Amorim, em entrevista a uma emissora afiliada da Rede Globo na manhã desta segunda-feira, 22, falou sobre os riscos da Covid-19 durante a gravidez. Devido ao vírus, o número de partos induzidos tem aumentado substancialmente no Acre e em todo o país.

A médica explicou que devido a gravidez, o sistema imunológico das grávidas apresentam queda devido ao desenvolvimento da criança. “As grávidas apresentam modificações para receber aquele feto no seu corpo. Então, o feto por ser um corpo estranho, o sistema imunológico da mãe cai bastante. Durante a gravidez, ele fica mais rebaixado, associado também com o crescimento do útero, ele toma o espaço do pulmão, então reduz essa capacidade respiratória da mãe. Muitas vezes a gente tem que retirar o bebê para que melhore essa capacidade respiratória da mãe para que o pulmão possa se expandir melhor. Em outros casos, pela própria infecção [Covid-19] ou por complicações de excesso de coagulação, a grávida pode desenvolver complicações de placenta e pressão alta, o que leva muita das vezes ao parto prematuro”, explicou.

“Esses sintomas da Covid-19, por exemplo, a falta de ar, ela já é muito comum nas gestantes. Então, muitas acabam não percebendo essa falta de ar porque acreditam que é uma evolução da gravidez. Então, elas têm que estar muito atenta em relação à febre, falta de ar e fazer acompanhamento contínuo no médico”, salientou.

Em relação a vacinação da Covid-19 nas mulheres grávidas, a ginecologista afirmou que “A Federação Nacional de Ginecologista recomenda a vacinação nas mulheres grávidas, apesar da falta de Estudo. Nós recomendamos principalmente para aquelas que têm um risco maior, que trabalham na saúde, ou que tenham comorbidades”, afirmou.

Anúncios

Bombando

Anúncios

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Leia Também

Mais lidas