Menu

Pesquisar
Close this search box.

Energisa inicia a obra que levará luz elétrica a Vila Restauração em Marechal Thaumaturgo

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O sonho de 200 famílias da Vila Restauração começa a se tornar realidade. A Energisa Acre iniciou as obras de instalação de uma usina solar fotovoltaica que vai viabilizar o fornecimento de energia limpa e renovável por 24h ao dia para os moradores da comunidade que está localizada a 70 km do município de Marechal Thaumaturgo. 


Na quinta-feira dia 18 de março, o governador do estado, Gladson Cameli, o diretor presidente da Energisa Acre, José Adriano Mendes Silva, estiveram na Vila Restauração juntamente com outras autoridades, como o presidente da Assembleia Legislativa, Nicolau Júnior; o deputado estadual Wagner Felipe; o prefeito de Marechal Thaumaturgo, Isaac Piyãko; o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Ronald Polanco; o procurador de Justiça Sammy Barbosa; o presidente do Deracre, Petronio Antunes; e os secretários Flávio Silva, da Casa Civil, e Silvania Pinheiro, da Comunicação. 

Anúncios



Atualmente, as famílias têm acesso precário à energia elétrica, durante apenas três horas ao dia. Além disso, a energia gerada através da queima do óleo diesel e combustível poluente. O custo do combustível é rateado entre a prefeitura do município e moradores. 


A missão do projeto é transformar a energia para essa comunidade através dos 600 painéis fotovoltaicos, sendo gerada 100% de fonte renovável e sustentável. Com a instalação da usina fotovoltaica, os moradores da comunidade terão melhor qualidade de vida, poderão armazenar seus alimentos,  medicamentos e investir em novas atividades produtivas. Além disso, terão um acesso mais amplo à informação e ao lazer. 


O governador Gladson Cameli, comentou sobre a importância da iniciativa. “A Energisa tem sido uma grande parceira. Quero aqui agradecer ao presidente pelo empenho e pelo compromisso e também pedir a todos vocês que se cuidem. A energia já está chegando!”, completou o governador. 



De acordo com José Adriano Mendes Silva, este é um projeto alinhado aos valores da Energisa de universalizar o acesso à energia elétrica em suas áreas de concessão. “Chegamos ao Acre com o objetivo de levar uma energia de qualidade a todos os cantos do estado, suprindo uma demanda existente para o desenvolvimento econômico e social do Estado do Acre. Essa é uma iniciativa inovadora e escolhemos o Acre porque esta região vive em perfeita harmonia com a floresta”, destacou o presidente.


DEPOIMENTOS

A comerciante Artemísia Cunha da Silva relatou sobre a dificuldade de conservar alimentos com a energia elétrica limitada. “Temos um desperdício muito grande de produtos. É muito prejuízo. Precisamos de uma energia melhor para que o negócio cresça”.



O morador Francisco Edigênio Moreira da Silva confirmou que a instalação da usina tem grande expectativa por parte dos moradores. “Com a chegada da energia elétrica 24h por dia, as dificuldades serão sanadas. Será uma mudança histórica na nossa vila e trará benefícios incalculáveis a comunidade”.



“Estamos no meio da Amazônia, dentro de uma Reserva Extrativista conhecida mundialmente, a construção da usina solar é um sonho da comunidade. Aliando desenvolvimento social e conservação do meio ambiente. Valorizando e oferecendo qualidade de vida para a população”, falou o prefeito de Marechal Thaumaturgo, Isaac Piyãko.



INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido