Menu

Agricultura e Fiocruz identificam 26 produtos amazônicos com potencial de mercado

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Uma iniciativa conjunta do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) identificou 26 produtos nos biomas Amazônia, Caatinga, Mata Atlântica e Cerrado com potencial de serem inseridos no mercado. Na lista estão a castanha-do-Pará, jambu e babaçu, presentes no Acre.


Os produtos envolvem plantas medicinais, aromáticas, condimentares e alimentícias nas regiões Norte, Nordeste, Sul e Sudeste. A conclusão é do projeto ArticulaFito – Cadeias de Valor em Plantas Medicinais.

Publicidade

São chás, colírios, repelentes, hidratantes, azeites para uso na gastronomia, que têm como matéria-prima espécies vegetais da flora brasileira.


A presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, aponta que preservar a cultura e os saberes tradicionais é, também, promover saúde. “Povos e comunidades tradicionais e agricultores familiares produzem riqueza de forma sustentável, o que contribui com a preservação do ambiente e com relações produtivas mais justas, criando territórios saudáveis. Um dos impactos positivos que observamos nesse sentido é a equidade de gênero, conquistada a partir do protagonismo feminino nesses espaços. Tudo isso nos aproxima dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU) para 2030″.


O mapeamento das 26 cadeias de valor em plantas medicinais, aromáticas, condimentares e alimentícias envolveu agricultores familiares, extrativistas, representantes da indústria, do comércio e de instituições públicas, além da equipe técnica do ArticulaFito, órgão do Ministério da Agricultura.


Com a pandemia de Covid-19, as oficinas passaram a ser virtuais sobre temas como, boas práticas de cultivo e manejo, farmácias vivas, legislação fitossanitária, acesso a mercados diferenciados e sistemas agroflorestais. A coordenadora Joseane Carvalho adianta que um ciclo com novos temas está em andamento.


Conheça as Cadeias de Valor em Plantas Medicinais mapeadas:

Medicamentos fitoterápicos

Extrato seco e chá medicinal de calêndula


Extrato seco e chá medicinal de espinheira santa


Chá medicinal de guaco


Produtos tradicionais de capim cidreira


Pó de carapiá


Semente de umburana

Publicidade

Chá de cavalinha


Pílula artesanal de babosa


Chá medicinal de hortelã


Semente de sucupira


Extrato de pilocarpina das folhas de jaborandi


Cosméticos

Vagem de fava d’anta


Extrato de melão de São Caetano


Extrato de arnica


Cera de carnaúba


Óleo e sabonete de copaíba


Óleo de andiroba


Óleo de pracaxi


Repelente de andiroba


Óleo e cosméticos de buriti


Manteiga de tucumã e óleo do bicho do tucumã


Alimentos

Óleo de macaúba


Óleo extravirgem e farinha de babaçu


Amêndoas de castanha do Pará


Jambu in natura e cachaça de jambu


Bacuri in natura, polpa, semente e casca e manteiga de bacuri


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido