Conecte-se agora

Prefeitura de Cruzeiro do Sul dará apoio a produção de citronela

Publicado

em

O tradicional cultivo de mandioca deu lugar às plantações de citronela nos terrenos dos produtores do Badejo do Meio, em Cruzeiro do Sul. Uma planta de folhagem comprida, com aroma diferenciado, que possui inúmeros benefícios, além da rentabilidade econômica com a extração dos óleos, está sendo a aposta da cooperativa Coopercitro, formada por 26 produtores rurais. O prefeito Zequinha Lima e o vice-prefeito Henrique Afonso, visitaram a plantação da comunidade, acompanhados da equipe técnica da Secretaria Municipal de Agricultura. No local, os agricultores receberam a notícia que mais esperavam: a ativação da fábrica de extração de óleos de citronela.

“Esse é um grande exemplo de quando temos força de vontade as coisas acontecem. Assim será nossa gestão, queremos diminuir as distâncias entre o poder público e o produtor rural”, destacou o prefeito Zequinha Lima durante a visita.

Cada hectare de produção pode gerar uma lucratividade de aproximadamente R$ 40 mil para os produtores, após a venda dos óleos extraídos da planta. Os agricultores esperavam ansiosamente pelo funcionamento da fábrica. Na última semana, o prefeito Zequinha Lima esteve na destilaria junto com a equipe da prefeitura para analisar as necessidades do local, para que seja colocado em funcionamento.

O presidente da cooperativa, Francisco de Souza, o Sansinha, agradeceu a visita do prefeito na comunidade, e falou da expectativa de todos os produtores.

“Estou muito feliz. Pois o prefeito Zequinha e o vice-prefeito Henrique vieram aqui pessoalmente, dentro da nossa produção, ver a realidade. Estamos orgulhosos, como produtor, como presidente da cooperativa, e com muita esperança que a indústria vai funcionar para nos ajudar a produzir o óleo de citronela”, disse.

O vice-prefeito Henrique Afonso parabenizou a organização dos produtores e enfatizou o apoio da prefeitura no projeto.

“Esse é um investimento que vai gerar renda e emprego, inclusive com o estabelecimento de uma cadeia produtiva muito consistente, estou muito animado”, falou o vice-prefeito.

O prefeito Zequinha Lima ressaltou a importância de apoiar os produtores, e levar o exemplo deste tipo de produção do Badejo do Meio para outras comunidades rurais, e até para outros municípios da região, uma vez que a fábrica de extração dos óleos de citronela vai precisar de matéria prima para funcionar.

“É dando essa força, esse estímulo, injetando recurso a mais, vamos dar o retorno que as pessoas precisam. Essa produção é uma economia que estava se perdendo, e nós vamos colocar a fábrica que estava há quatro anos parada, para funcionar”, finalizou o prefeito.

Na rede

Secretário de Saúde de Cruzeiro do Sul pede demissão

Publicado

em

O médico psiquiatra Agnaldo Lima pediu demissão da Secretaria de Saúde de Cruzeiro do Sul nesta quinta feira, 23. Segundo Agnaldo, a decisão é pessoal e ele deverá ir embora do Acre. “Voltarei para Goiânia, onde farei cursos, mas saio com sensação de dever cumprido porque Cruzeiro do Sul é a cidade do Acre que mais vacinou contra a Covid-19”, citou.

Na greve dos trabalhadores da saúde, na semana passada, os servidores pediram a saída de Agnaldo e a volta da ex-secretária Lucila Bruneta.

Mas segundo o secretário de Comunicação da prefeitura, jornalista Chico Melo, a saída do secretário não tem relação com esse fato. Por enquanto a secretária adjunta, Valéria Lima, fica no cargo até que haja a escolha de um novo nome para assumir a pasta. Segundo Chico, o prefeito ainda não tem um nome em mente para ocupar o cargo.

Na gestão de Agnaldo Lima, que é irmão do prefeito Zequinha Lima, segundo relatório divulgado no último dia 8, pelo Plano Nacional de Imunização, o município já cumpriu 99,57% da meta de vacinação de segunda dose. Até o fechamento do relatório haviam sido aplicadas 34.751 doses da meta de 34.900.

Com relação à primeira dose, Cruzeiro do Sul aplicou um total de 60.632 doses, correspondendo à 88,69% da meta de 68.361 doses.

O relatório do PNI avalia ainda as metas de vacinação tomando por base a aplicação das duas doses. Neste caso, Cruzeiro do Sul cumpriu 92,37% da meta preconizada.

Cruzeiro foi a primeira cidade do Acre a alcançar o público sem comorbidades. Também foi pioneira na imunização das pessoas com 18 e dos adolescente de 12 a 17.

“Enfrentamos uma enchente, a pandemia, abrimos o posto Mão Amiga e executamos o Programa Saúde na Comunidade. Isso me orgulha. Saio orgulhoso e grato e sigo ajudando Cruzeiro do Sul. Agradeço ao prefeito e meu irmão Zequinha pela confiança no meu trabalho”, concluiu.

Continuar lendo

Na rede

PF cumpre 23 mandados judiciais na Operação “Mâncio Limpa”

Publicado

em

Agentes da delegacia de Polícia Federal de Cruzeiro do Sul realizaram na manhã desta quinta-feira, 23, juntamente com as forças policiais de segurança pública estaduais a Operação “MÂNCIO LIMPA III”, que visa desarticular uma organização criminosa de tráfico de drogas.

As diligências investigativas foram realizadas em atividades integradas com a Polícia Civil do Estado do Acre, bem como com a Polícia Militar. Ao todo foram cumpridos 23 mandados judiciais expedidos pela Vara de Delitos de Organizações da comarca de Rio branco, sendo nove de busca e apreensão e 14 de prisão preventiva, em Mâncio Lima, com aproximadamente 50 policiais.

A “Operação Mâncio Limpa III”, leva este nome em razão da continuidade dos trabalhos investigativos na cidade de Mâncio Lima relacionados ao tráfico de drogas e organização criminosa.

Os mandados de hoje foram cumpridos a fim de encontrar mais indícios da participação dos envolvidos nas condutas descritas nos artigos 33 e 35 da Lei 11.343/06 (tráfico de drogas) e no art. 2 da Lei 12.850/13 (organizações criminosas).

Continuar lendo

Na rede

Mâncio Lima retoma aulas presenciais na rede municipal

Publicado

em

Fechadas desde de 18 de março de 2020 por causa da pandemia da Covid-19, as 31 escolas da rede municipal de Mâncio Lima têm data prevista para retomarem às aulas presenciais na segunda-feira, 11 de outubro.  O retorno gradual acontecerá em três etapas e começa em um momento de melhora dos indicadores epidemiológicos na cidade, com o avanço da campanha de vacinação. 

Segundo a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto – SEMEC, a primeira fase da retomada parcial das aulas e demais atividades presenciais será para os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental e Educação Infantil (turmas de 05 anos da Pré-escola) com um terço de cada turma. 

Como o retorno não é obrigatório, as divisões feitas por equipes das próprias escolas vão considerar “a quantidade de alunos que os pais autorizaram e a quantidade de profissionais imunizados”.

A segunda fase inicia 21 dias após a data do início da primeira fase, nesta etapa será permitida a retomada parcial dos 3º e 4º anos do Ensino Fundamental e Educação Infantil (turmas de 04 anos) também com um terço das turmas, considerando as mesmas condições citadas anteriormente. 

Já a terceira e última fase deve ter início em 11 de dezembro, na qual será permitida a volta dos demais anos do Ensino Fundamental e Educação Infantil, considerando as mesmas condições e critérios citados anteriormente.  A rede municipal de ensino conta atualmente com 3.102 estudantes matriculados.

Paralelo a definição dos critérios e de retomada das aulas, a Prefeitura de Mâncio Lima, em parceria com o SENAC, realizou uma capacitação para os servidores da educação referente aos protocolos sanitários e boas práticas no combate a covid-19 nas escolas. A capacitação, que teve uma carga horária de 16 horas, trouxe noções básicas de cuidados e segurança tanto para os pais, quanto para o corpo docente das unidades escolares, bem como o uso correto da máscara e álcool em gel.

O boletim epidemiológico mais recente aponta que Mâncio Lima soma 3.588 casos, 3.547 curados e 41 óbitos provocados pela Covid-19 desde o início da pandemia. Por outro lado, a cidade já vacinou 98,42% da população com a primeira dose, 51,40% com as duas e dose única.

Protocolos

Além das restrições de capacidade, alunos e professores precisarão seguir também outras medidas de prevenção ao contágio da Covid-19:

Uso de máscara cobrindo boca e nariz e o protetor facial será obrigatório para todos os profissionais, visitantes e estudantes das faixas etárias recomendadas pelas autoridades de saúde;

Aferição de temperatura;

Uso de álcool em gel;

Não utilização de bebedouros, exceto para encher garrafinhas;

Distanciamento entre carteiras e nas demais áreas compartilhadas (internas e externas);

Pactuar as rotinas para a frequência aos banheiros e uso dos equipamentos coletivos, de forma que seja exequível a apropriada higienização e que se evitem aglomerações em tais ambientes;

Sinalizações sobre boas práticas nas unidades de ensino;

Alunos que apresentarem febre ou sintomas de gripe não deverão ir, e a família deverá comunicar a escola imediatamente;

Os funcionários que se encontram no grupo de risco devem ter suas jornadas de trabalho redirecionadas para o cumprimento de atividades que possam ser realizadas de maneira remota.

A retomada das atividades presenciais exigirá a adoção de estratégias de ensino que privilegiem o papel do aluno como sujeito de processo de aprendizagem. A retomada das escolas da zona rural obedecerá aos mesmos critérios, porém, em função do número de alunos por sala de aula o percentual de presença em sala de aula será definido pela SEMEC. 

Na primeira semana de aulas, os estudantes receberão informações sobre o que é uma pandemia, como se transmite a doença, práticas sobre distanciamento físico, higiene das mãos e procedimentos gerais. Isso será adaptado à idade dos estudantes (design gráfico, vídeo explicativo, música, representação da distância de um metro, etc.).

Continuar lendo

Na rede

Porto Walter começa a pagar salário de servidores nesta quarta-feira; veja o calendário

Publicado

em

A prefeitura de Porto Walter inicia nesta quarta-feira, 22, o pagamento do  salário relativo ao mês de setembro dos servidores municipais. O pagamento prossegue quinta, 23 e sexta, 24, quando receberão todos os servidores  efetivos, provisórios e  comissionados.

O prefeito Cézar Andrade destaca que mesmo se tratando do cumprimento  das obrigações constitucionais, a antecipação é possível graças ao esforço da gestão para cumprir seus compromissos.

“Pagamento antes do final do mês significa cumprir a nossa obrigação de gestor, tendo respeito pelos servidores, zelando pelo funcionamento da máquina pública e tendo preocupação com a economia do município, que fica aquecida”, enfatiza.

Veja o calendário

Dia 22/08

Sec.  de Assistência Social;

Sec. de Meio-Ambiente;

Gab. do Vice-Prefeito;

Sec. de administração;

Sec. de Planejamento;

Sec. de Agricultura;

Sec. de Finanças;

Gab. do Prefeito;

Conselho Tutelar;

Procuradoria;

Sec. de Obras.

Dia 23/08

Sec. de Educação: Professores Efetivos;

Sec. de Educação: Apoio Efetivos;

Professores Temporários.

Dia 24/08

Agentes de Endemias;

Técnicos em Enfermagem;

Agentes Comunitários de Saúde;

Sec.de Saúde – Efetivos;

Sec. de Saúde – Comissionados;

Servidores da equipe COVID-19.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas