Menu

Membros do TJAC homenageiam desembargador Pedro Ranzi por 33 anos de magistratura

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Nesta quarta-feira, 17, durante sessão do Tribunal Pleno Administrativo, os membros do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) homenagearam o desembargador Pedro Ranzi pelos 33 anos de ingresso na magistratura acreana.


O desembargador iniciou sua carreira na magistratura em 1988, sendo empossado como juiz de Direito substituto na Vara Criminal da Comarca de Cruzeiro do Sul. Mas, antes, atuou como prefeito e também dedicou-se a área acadêmica, tendo sido professor de alguns dos atuais colegas de bancada, como lembrou a desembargadora-presidente do TJAC, Waldirene Cordeiro, aluna de Ranzi quando cursou Direito na Universidade Federal do Acre (Ufac).

Publicidade

“Cumprimento com alegria de poder estar junto com meu professor nessa Corte de Justiça. Para mim é uma honra estar ao seu lado e poder desfrutar de seu conhecimento. Parabéns pelos 33 anos de serviços prestados ao nosso Judiciário”, disse a presidente.


Além disso, os membros do TJAC saudaram o desembargador Francisco Djalma, que está usufruindo de férias, e o desembargador aposentado Adair Longuini que também assumiram o cargo de juízes há 33 anos. Os magistrados do 2º Grau ainda ratificaram os parabéns para a desembargadora Regina Ferrari, pelo aniversário completado no início da semana.


A sessão, realizada por videoconferência em função do agravamento da pandemia da COVID-19 no Acre, também contou com a presença da presidente da Associação dos Magistrados do Acre (Asmac), juíza de Direito Maria Rosinete.


33 anos de serviços

Todos os desembargadores parabenizaram o magistrado pela dedicação e serenidade na condução de suas funções ao longo dos anos. A decana da Corte de Justiça, desembargadora Eva Evangelista lembrou que teve a honra de dar posse como juiz à Ranzi, em 1988, e o desembargador Samoel Evangelista mencionou que o recebeu quando ele chegou em Cruzeiro do Sul para atuar como juiz de Direito substituto.


“Foi um período muito rico na minha vida na qual eu tive com o desembargador Pedro em Cruzeiro do Sul. Ele é um exemplo de homem público, foi prefeito, professor da Ufac, foi e é um grande magistrado e só peço à Deus que o conserve com saúde, juntamente com sua família”, comentou Samoel Evangelista.


Depois de ouvir os magistrados, o desembargador Pedro Ranzi agradeceu as palavras de consideração e incentivo, “muito obrigada pelas palavras, pelas deferências. Queria desejar saúde a todos e dizer que contem comigo nessa caminhada”, disse.


História

Quarto filho de oito irmãos, o desembargador Pedro Ranzi vem de uma família humilde de agricultores de Espumoso (RS) e enfrentou muitos obstáculos para chegar a Corte Acreana. É formado em Direito pela UFAC, mas antes de ingressar na magistratura acreana percorreu trilhas políticas em Cruzeiro do Sul, onde foi secretário-geral do Município em 1970 e prefeito, no ano seguinte. Mas seu sonho também era ser médico.


Seu ingresso no Poder Judiciário do Acre ocorreu sendo assessor técnico-administrativo, mas foi em 1988 que foi nomeado e empossado no cargo de juiz onde atuou na 1ª Entrância na Vara Criminal da Comarca de Cruzeiro do Sul, na 2ª Entrância da 3ª Vara Criminal da Comarca de Rio Branco, além de ser coordenador do Juizado Especial Criminal da Comarca de Rio Branco.


Em junho de 2005 assumiu o cargo de desembargador do TJAC. Ocupou a Vice-Presidência no biênio 2007-2009 e a Presidência no biênio 2009-2011. Foi corregedor-geral da Justiça do Acre no biênio 2013-2015. Atualmente, no TJAC, é presidente da Câmara Criminal.


No Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), Ranzi implementou a 9º Zona, onde foi juiz eleitoral. Também foi presidente da Corte Eleitoral durante o biênio 2011-2013.

Publicidade

Na mesma turma, ingressaram os desembargadores Adair Longuini (aposentado) e Cezarinete Angelim (in memorian). O desembargador Francisco Djalma, embora tenha sido da mesma turma, completa ano apenas no segundo semestre.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido