Hospital do Juruá diz que se transferências continuarem, terão de levar pacientes a outros estados

O diretor do Hospital de Campanha de Cruzeiro do Sul, médico Marlon Holanda, disse em entrevista à TV Acre nesta quarta-feira, 17, que há 4 vagas de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na unidade hospitalar, mas que se pacientes de Rio Branco continuarem sendo transferidos para o Juruá, os doentes da região poderão ter de ser enviados para outros estados.
O município recebe doentes de Covid-19 de 9 cidades, incluindo municípios amazonenses e desde domingo atende também a capital. Atualmente, três pacientes de Rio Branco estão em Cruzeiro do Sul, sendo 2 na UTI. A quarta paciente que havia sido transferida na segunda-feira faleceu na terça.
“Já tivemos um momento pior com relação à lotação com pacientes intubados na enfermaria, e houve uma melhora. Mas, se continuarem as transferências, nós poderemos ter que mandar pacientes de Cruzeiro do Sul para outros estados. Das 20 UTIs, 4 estão desocupadas, mas os 6 leitos de semi UTI estão lotadas e alguém poderá ser transferido para a UTI a qualquer momento. Nossa grande dificuldades é a falta de médicos. Perdemos 4 médicos em duas semanas com o fim de residências e poucos querem vir para a região”, afirma, lembrando que o Hospital de Campanha tem capacidade para a instalação de mais 10 leitos de UTI.
Com relação à oferta de oxigênio e medicamentos, segundo o diretor, a situação é tranquila. O problema maior, volta a destacar, é a sobrecarga dos médicos e demais profissionais. “Estamos cansados, muito cansados”, conclui o médico.
A Sesacre anunciou a possibilidade de transferir 13 pacientes com Covid-19 de Rio Branco para Cruzeiro do Sul e 6 para Manaus.
Segundo o boletim diário, nesta quarta-feira, 17, há um total de 77 pacientes internados no Hospital de Campanha do Juruá. São 61 na clínica e 16 na UTI Covid, sendo 8 de Cruzeiro do Sul, 2 de Mâncio Lima, 1 de Tarauacá, 2 de Feijó, 1 de Rodrigues Alves e 2 de Rio Branco. Doze estão intubados. Nas últimas 24 horas foram registradas 7 altas e 3 óbitos.

Neste sábado, 25, a prefeitura de Marechal Thaumaturgo e o senador Sérgio Petecão, entregaram aos produtores rurais do município equipamentos que vão fortalecer a agricultura familiar do município. São 128 itens incluindo equipamentos de casa de farinha, moendas de cana, motores, roçadeiras e botes motorizados.
As máquinas, duas pás carregadeira, uma retroescavadeira, uma escavadeira hidráulica e um rolo Compactador, serão utilizadas pela prefeitura nas zonas urbana, rural e ribeirinha para a execução dos trabalhos de pavimentação de ruas, aberturas de ramais e açudes para os produtores. Os equipamentos foram adquiridos com recursos de emendas do senador Sérgio Petecão.
” Nossa gestão tem garantido assistência técnica para os produtores, fortalecendo a agricultura familiar. E esses equipamentos e demais itens vão reforçar o nosso trabalho e a agricultura familiar do município. Só temos a agradecer ao senador Sérgio Petecão, que veio pessoalmente fazer essa entrega simbólica”, citou o prefeito de Marechal Thaumaturgo, Valdélio Furtado.
O senador Petecão lembrou que por ser um dos municípios isolados via terrestre do restante do Estado, Marechal Thaumaturgo sempre recebeu dele, atenção especial. ” Thaumaturgo pra mim é especial e busco atender as demandas dos moradores e da gestão. O Valdelio está dando continuidade ao trabalho iniciado pelo Isaac e está dando muito certo. Saio daqui com a certeza do dever cumprido “, destacou o senador.
O produtor rural Venceslau Bezerra ressaltou que, com os equipamentos que recebeu, vai poder aumentar a produção de farinha de mandioca, que está com bom preço no mercado. ” A gente está vendendo a saca de farinha de R$ 150 a saca. Então está um momento muito bom pra quem tem roçado de mandioca e esses equipamentos entregues hoje pela prefeitura, vêm em um período apropriado. Vamos aumentar a produção e em consequência, a renda “, avalia ele.

Gleison Albino de Oliveira, 31, foi assassinado à terçadadas no Ramal dos Alexandres, na AC-407, na zona rural do município de Rodrigues Alves, na noite deste sábado, 25.
Segundo a Polícia Militar, os moradores afirmaram que ele morava no Ramal do Arco-Íris, mas estava bebendo no Ramal dos Alexandres. Albino estava embriagado e armado com duas facas, tentando contra a vida de moradores, quando Mateus do Bida, que também estava bebendo, e de posse de um terçado, lhe desferiu terçadadas e se evadiu. O acusado não foi preso.
Gleison também teria corrido sangrando e só foi encontrado horas depois, já morto.
A Polícia Militar só conseguiu chegar ao local de quadriciclo. O corpo foi trazido para o Instituto Médico Legal – IML e a Polícia Civil vai investigar o caso.

Em Cruzeiro do Sul a forte chuva da tarde desta quinta-feira, 23, causou alagamento em ruas do município e igarapés transbordaram. No bairro São José, um igarapé transbordou e alagou várias casas. Em uma delas, o piso da cozinha cedeu e o muro caiu.
A causa do alagamento das residências, segundo o comandante do Corpo de Bombeiros, tentente Josadaque Ibernon, foi a obstrução dos bueiros que passam embaixo da rua. A máquina de uma empresa da localidade desobstruiu os bueiros e a vazão da água voltou ao normal. Uma família teve que ser retirada de casa e levada para a residência de parentes.
No Bairro Aeroporto Velho, uma residência também foi invadida pelas águas. A moradora mostra os móveis boiando e o filho em cima da cama. “Tem cobra, inseto, todo tipo de bicho aqui”, conta ela desesperada. No mesmo bairro, na Avenida Coronel Mâncio Lima, a água de um Igarapé passou por cima da rua. Parte da Avenida 25 de Agosto, ficou com grande volume de água na pista e no posto de combustível, os funcionários tiveram que usar rodos na tentativa de evitar que a água invadisse o pátio.
O comandante do Corpo de Bombeiros de Cruzeiro do Sul, tentente Josadaque, cita que a obstrução de bueiros com o lixo, causa vários problemas na hora das fortes chuvas. “O lixo jogado em Igarapés e na rua entope os bueiros e causa problemas quando há aa fortes chuvas e enxurradas”, cita o militar, alertando ainda para o risco da rede de energia em momentos como este. “A rede de energia elétrica precisa ser desligada na chave geral para evitar curto circuito e choques, o que põe em risco a vida dos moradores e da equipe de socorro”.
No município de Rodrigues Alves, com o teto furado, a quadra poliesportiva ao lado do Estádio Pedro Santana, ficou alagada. O senador Sérgio Petecão, que esteve na quadra na hora da chuva, recebeu dos jogadores, o pedido de emendas para reformar o telhado do espaço esportivo, que desde 2016, é de responsabilidade da prefeitura de Rodrigues Alves.

O Ministério Público do Acre, por meio da promotoria de Cruzeiro do Sul, abriu procedimento para investigar a incorporação de gratificações nos salários de ex e atuais vereadores de Cruzeiro do Sul, que são funcionários públicos do Município.
A Lei da Incorporação foi criada em 2009, sendo alterada em 2016, em votação pelos vereadores permitindo que eles mesmos, também pudessem ser beneficiados. No período de 2017 a 2021, o pagamento foi feito até que o Supremo Tribunal Federal mandou cessar a ação. Os beneficiados com nomes conhecidos até agora são os ex-vereadores Romário Tavares Davila, Rocilda Castro Sales e Antônio Cosmo da Costa, que está exercendo mais um mandado atualmente.
A mudança que permitiu a inclusão dos vereadores na incorporação foi aprovada no plenário da Câmara Municipal, no apagar das luzes de 2016, no dia 30 de dezembro, quando Rocilda Castro Sales era a presidente da mesa diretora e Romário Tavares era o primeiro secretário.
O procedimento investigativo do Ministério Público de Cruzeiro do Sul, é da promotora de Justiça Manuela Canuto de Santana Farhat. “Tomei conhecimento dos fatos e instaurei procedimento investigatório (notícia de fato). A investigação está na fase inicial e estou aguardando a Câmara de Vereadores encaminhar a documentação solicitada (cópia do processo legislativo) para realizar análise”, citou a promotora.
O procurador da Câmara Municipal de Cruzeiro do Sul, Elton Lira, confirma que recebeu do Ministério Público, a notificação, requerendo a cópia integral do processo da emenda a lei orgânica de 2016. Afirma que a Câmara quer esclarecer toda a situação e explica que a Mesa Diretora da atual legislatura não atuou com relação aos benefícios. “As alterações da lei ocorreram nos anos de 2009 e 2016, há 7 anos, portanto sem qualquer relação com atual legislatura”, cita.
Outro caso
Outro caso de vereador que chama atenção em Cruzeiro do Sul é a de Gilmar da Saúde, que é enfermeiro da Maternidade da cidade mas segundo os colegas não atua no local desde o período de campanha quando foi eleito em 2020. Ele, que é dos quadros da Sesacre, está à disposição da Assembleia Legislativa desde 26 de março de 2021. O termo de disposição foi renovado na semana passada e até janeiro de 2024, o vereador enfermeiro, ficará a disposição da Assembleia Legislativa, sem dar plantões na maternidade.
Sobre o trabalho que realiza estando à disposição da Assembleia Legislativa em Cruzeiro do Sul, o vereador Gilmar da Saúde diz que exerce relevantes atividades.
“Entre as ações exercidas por este parlamentar estão a prospecção de emendas para beneficiar nossa população, como a que recentemente pudemos entregar para as áreas de saúde e meio ambiente, assim como o cadastro de reivindicações e demandas populares que posteriormente são transformadas em indicações e outras diligências junto aos órgãos competentes”, cita ele sem nominar as emendas.
A secretaria de Estado de Saúde – Sesacre, informou que, apenas cumpre os decretos de cessão do vereador. “Os decretos de cessão lhe concedem o direito ao recebimento de ônus para o cargo de origem. Sendo assim, esta secretaria segue apenas cumprindo com o que determina a lei”, cita a Sesacre.
Em fevereiro deste ano, o salário bruto do servidor Gilmar Giles na Sesacre foi de R$ 5.597.
Os vereadores de Cruzeiro do Sul recebem R$ 10 mil de salário mensal e em janeiro a verba de gabinete passou de R$ 11.500 para R$ 16 mil.
-
Cotidiano
Após BR-364 apartar no Acre, Jorge Viana se reúne com Ministro dos Transportes
-
Destaque 6
Asfalto cede entre as 4 Bocas e Rio Branco e BR-364 é interditada
-
SAIBA COMO AJUDAR
Governo lança campanha Juntos Pelo Acre em apoio às famílias atingidas pela alagação
-
OPORTUNIDADE
Correios abre processo seletivo com 14 vagas de Jovem Aprendiz para o Acre
-
O OUTRO LADO
Motoqueiro levado por correnteza tentava salvar família ilhada
-
Destaque 2
Em meio à correnteza no Acre, pai salva filhos gêmeos e comove internet
-
ILHADOS
Fit e Renegade ficam “presos” em ponto inundado ao lado da Havan
-
MAIS UM FORA
Jogador acreano assina com time da 2ª divisão da Croácia