Menu

Acordo entre base e oposição define nomes de comissões da Aleac

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Depois de semanas em articulações nos bastidores, a base do governo na Assembleia Legislativa, sob o comando do novo líder do governador Gladson Cameli, deputado Pedro Longo (PV), entrou em acordo com os membros da oposição e a bancada dos independentes, e definiu os nomes que comporão as 12 comissões da Casa do Povo. Com a definição das comissões, dezenas de projetos de leis que estavam travados na casa poderão tramitar.


Como esperado, por ter maioria, a base dominou 10 das 12 comissões no comando de suas presidências e relatórios. As principais, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e a Comissão de Orçamento e Finanças, ficarão sob a órbita do Palácio Rio Branco.

Publicidade

O ex-líder do governo, deputado Gerlen Diniz (PP), continuará na presidência da CCJ e terá o apoio de Pedro Longo, que será um dos membros titulares junto com Cadmiel Bonfim (PSDB), Roberto Duarte (MDB) e Daniel Zen (PT).


Na COF, o deputado Chico Viga (Podemos) também continuará na presidência. Cadmiel Bonfim, Roberto Duarte e Neném Almeida serão os titulares da comissão.


Como parte do acordo, as demais comissões continuarão sob a tutela dos parlamentares que as comandaram nos primeiros dois anos desta legislatura. A Comissão de Serviço Público será presidida pelo deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB) e terá como vice José Bestene (Progressistas). Já a Comissão de Educação será composta pelo deputado Antônio Pedro (DEM) como presidente e Daniel Zen (PT) como vice.


Na Comissão de Legislação Agrária, Neném Almeida (Solidariedade) será o presidente e como vice, Roberto Duarte (MDB). Na Comissão de Direitos Humanos o deputado Whendy Lima (PSL) será o presidente enquanto o deputado Wagner Felipe (PR) será o vice.


Na Comissão de Legislação Participativa, o deputado Jonas Lima (PT) ficou como presidente e a vice será a deputada Maria Antônia (PROS). Já na Comissão de Defesa do Consumidor, o deputado Luiz Tchê (PDT) será o presidente.


Na Comissão de Obras Públicas, ficou como presidente o deputado Marcus Cavalcante (PTB) e Wagner Felipe (PR) será o vice.


Na Comissão de Saúde Pública, o deputado José Bestene (Progressistas) será o presidente e Jenilson Leite (PCdoB) será o vice. Já na Comissão de Defesa das Crianças e Idosos, o deputado Josa da Farmácia (Podemos) será o presidente enquanto Manoel Moraes (PSB) ficará com o cargo de vice.


Na Comissão de Segurança Pública, o presidente da Comissão será o deputado Cadmiel Bonfim (PSDB) e o vice será o ex-líder do governo, Gerlen Diniz.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido