Menu

Vereadores criticam uso de spray de pimenta e cassetete para conter protesto de garis

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Os vereadores Adailton Cruz (PSB), Fábio Araújo (PDT) e Emerson Jarude (MDB), lamentaram na manhã desta segunda-feira, 15, o episódio envolvendo o uso de spray de pimenta e cassetete por parte de policiais avançando contra os trabalhadores, em frente a sede da Zeladoria de Rio Branco.


Apesar do ato pacifico, garis e margaridas acabaram sendo confrontados por policiais da Tropa de Choque do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE).

Publicidade

O vereador Adailton Cruz lamentou o uso da força policial para dispersar os trabalhadores e afirmou que os trabalhadores estão no seu direito de protestar, em razão dos salários de janeiro e fevereiro, que se encontram atrasados.


“O abuso e a truculência contra o seu povo é um crime. Os servidores da Secretaria Municipal de Zeladoria estão no seu direito de protestar e com muita razão. O prefeito Tião Bocalom se exime da sua responsabilidade e age de forma totalmente ignóbil e irracional contra esses trabalhadores. Meu repúdio!”, escreveu.


Já Fábio Araújo cobrou mais respeito aos trabalhadores e afirmou que a conduta do prefeito Tião Bocalom (Progressistas) perante a situação foi inadmissível.


“Inadmissível a situação a que chegou o problema dos garis da Zeladoria da cidade. Estamos cobrando reiteradamente que os pagamentos dos trabalhadores seja efetuado e como se não bastasse isso, hoje o prefeito Bocalom mandou a polícia usar de força contra estes pais de família que, pela quarta vez, foram protestar, exigindo seu legítimo direito de receber os salários, há mais de dois meses atrasados. Não irei me calar. Nesse momento, também quero me solidarizar com os trabalhadores que foram hoje tratados como bandidos por uma gestão que não tem compromisso com a honra”, afirmou.


Emerson Jarude, criticou o uso da força do Bope à pedido da Prefeitura de Rio Branco e afirmou que o episódio mostra uma grande falta de empatia com os trabalhadores.


“Ao invés de utilizar a força policial, o prefeito deveria agir para utilizar mecanismos legais/judiciais para garantir o salário dos nossos garis e roçadores. Teve tempo suficiente para isso. Já são 2 meses de salários atrasados. Não é jogando spray de pimenta na cara dos trabalhadores que vamos resolver a questão. Além de mostrar falta de empatia, mostra também a covardia da prefeitura para resolver problemas”, escreveu no Twitter.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido