Menu

Ação do Bope tinha intuito apenas de desobstruir entrada da Zeladoria, diz coronel

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O comandante-geral da Polícia Militar do Acre, Paulo Cesar Gomes da Silva, alegou que o episódio que resultou no uso de spray de pimenta e cassetete por parte de policiais da Tropa de Choque do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) contra margaridas e garis da Zeladoria de Rio Branco “visou apenas o diálogo e a desobstrução do portão” para a entrada e saída de máquinas e funcionários, que não aderiram à manifestação.


O coronel informou que a Polícia Militar foi acionada para intervir na Secretaria Municipal de Zeladoria do Município, onde ocorria a manifestação de alguns trabalhadores que estaria impedindo a entrada e saída dos demais funcionários do local, bem como dos veículos que realizam o serviço de limpeza na capital.

Publicidade

Ainda segundo Paulo Cesar, a ação do Bope “visou apenas o diálogo e a desobstrução do portão para a entrada e saída de máquinas e funcionários que não aderiram à manifestação. Houve, inicialmente, a sensibilização por parte dos manifestantes, mas, posteriormente, voltaram a fechar o portão de entrada da secretaria”, afirmou em nota.


Segundo o coronel, a Polícia Militar, após solicitação do Gabinete Militar da prefeitura, empregou a Tropa de Choque para liberação do portão de entrada, procedimento em que foi utilizado “apenas o espargidor de pimenta”, mas as imagens e vídeos mostram os trabalhadores sendo alvos também de cassetetes.


“Em nenhum momento foi empregado qualquer outro meio que pudesse trazer sequelas aos manifestantes. A intervenção da equipe policial permitiu que os demais trabalhadores e veículos conseguissem entrar e sair do local. Os manifestantes mantiveram seus protestos na via, dispersando-se posteriormente, sem maiores incidentes. A Polícia Militar reafirma seu compromisso com a defesa de todos os direitos e garantias fundamentais previstos na Constituição, atuando apenas quando estritamente necessário, para equilibrar direitos quando dois ou mais entram em conflito”, alegou.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido