Menu

Pesquisar
Close this search box.

Após trator “sumir” em Sena Madureira, polícia diz que só atua na esfera criminal

“O IMAC foi informado, o próprio André Hassem me ligou e disse que ia apoiar o transporte [da madeira e do trator apreendido] do ramal para Sena Madureira”, revela o major PM Kleison Albuquerque. As declarações são relacionadas ao misterioso sumiço de um trator apreendido em flagrante furtando madeira dentro de uma reserva legal em Sena Madureira.

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Enquanto o estado do Acre se volta para o enfrentamento da Covid-19, as florestas estaduais e os planos de manejos privados estão sendo alvos de ações criminosas com invasão de terras e desmatamento ilegal. Como a reportagem do ac24horas apurou, o misterioso sumiço do trator de marca Valmet, de frente da Delegacia de Polícia Civil de Sena Madureira, após apreensão pelo Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA) é apenas a ponte do iceberg de ações que podem levar a uma quadrilha que vem atuando em todo o estado com suposto apoio de servidores públicos.


Uma falha grave de gestão foi confirmada pelo Major PM Kleison Albuquerque, do BPA. O Instituto de Meio Ambiente do Acre (IMAC) não acompanha as infrações criminais na área de meio ambiente deflagradas pelo batalhão. “Eles nunca quiseram”, garantiu o Major.

Anúncios


Com relação ao sumiço do trator flagrado derrubando árvores dentro de um plano de manejo em reserva legal no ramal Cassirian, em Sena Madureira, o Major PM disse que o presidente do IMAC, André Hassem, sabia de toda operação. Para a reportagem, Hassem disse que o IMAC não tinha se envolvido na ação.


“O IMAC foi informado. O próprio André Assem me ligou nesse dia para dizer que ia apoiar o transporte do ramal para Sena Madureira”, acrescentou Kleison.


O mais grave revelado pelo coordenador do BPA é que a operação deveria ter sido acompanhada pela chefia do IMAC de Sena Madureira. “Cabia ao técnico do município ir até o local confeccionar os documentos de apreensão da madeira e do trator, na esfera administrativa” confirmou Kleison.


Em contato com a ex-diretora técnica do IMAC, a empresária Adelaide de Fátima confirmou que o chefe do escritório do instituto, Augusto Areal, foi informado por telefone sobre a operação. E que o mesmo falou todos os passos do trabalho feito pelo BPA até a chegada do trator e de quatro homens flagrados na derrubada ilegal, na Delegacia de Polícia Civil de Sena Madureira.


“Por volta das 10h30 do sábado, o Augusto Areal me informou do sucesso da operação e da chegada do trator e dos homens na Delegacia”, acrescentou Adelaide.


Nenhum procedimento administrativo foi aberto pelo IMAC. A reportagem não conseguiu falar com Augusto Areal que é o chefe do órgão em Sena Madureira.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido