Menu

Acre adota lockdown pela 1ª vez desde o início da pandemia neste final de semana

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Foto: Sérgio Vale/ac24horas.com

Há praticamente um ano enfrentando a pandemia do novo coronavírus, esta vai ser a primeira vez que o Estado do Acre vai aderir ao sistema de lockdown para tentar frear a proliferação da Covid-19, doença causada pelo vírus e que já matou mais de mil pessoas e fez mais de 61 mil contaminados nos 22 municípios acreanos.

Anúncio

Com isso, só estarão abertos durante os finais de semana, feriados e pontos facultativos os serviços considerados essenciais durante a pandemia, como hospitais, farmácias e funerárias. A decisão do governador Gladson Cameli foi divulgada pelo Comitê Especial de Acompanhamento da Covid-19 e precisou ser adiada no último final de semana por decisão entre empresários, governo e órgãos de fiscalização.

As medidas restritivas mais duras foram publicadas no Diário Oficial do Estado (DOE), pelo decreto nº 8.260. Portanto, não será permitida a realização de eventos religiosos, em templos ou local público, de qualquer credo religioso.

O funcionamento dos postos de gasolina também estará restrito ao público durante os finais de semana. As atividades serão limitadas apenas ao abastecimento de veículos oficiais das áreas da Saúde e da Segurança Pública, assim como de veículos que estejam em missão de serviços públicos essenciais, no período de 7 às 10 da manhã.

O transporte público vai funcionar, porém, com frota reduzida, conforme disse a prefeitura de Rio Branco ao ac24horas. Durante o horário em que o decreto vigora, não é permitida a permanência de pessoas, em qualquer número, em espaços públicos e privados destinados à recreação e ao lazer.

Restaurantes, lanchonetes, supermercados e similares só poderão funcionar apenas com serviço de delivery, sendo proibido atendimento presencial ao público, nem mesmo por drive-thru.

De segunda a sexta, a abertura de atividades deverá seguir a orientação da classificação de risco, que abrange quase todos os setores comerciais e sociais já em Bandeira Vermelha, com restrições e medidas sanitárias mais rígidas, além do toque de restrição, que segue vigente das 22 às 5 horas.

Entenda melhor no quadro abaixo:

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.