Categories: Blog do Crica Notícias Política

Lockdown: o preço pago pela vida

Published by
Luis Carlos Moreira Jorge

MAIS DE MIL MORTES no estado, UTIs lotadas, aumento descontrolado do número de contaminados pela Covid, vacinas que chegam em conta-gotas, todos estes ingredientes criaram um caldo de cultura do medo de pessoas morrerem nas filas e sem oxigênio, repetindo o filme de terror que aconteceu em Manaus. 


Nada disso parece comover parte da população, que continua a andar sem máscaras pelas ruas, nem os negacionistas que colocam os seus lucros acima das vidas e insistem em ver todo o comércio aberto. No timão deste barco, em meio a esta tempestade em alto mar, se encontra o governador Gladson Cameli.


Ninguém pode lhe acusar de omissão no combate a pandemia, mas chegamos num momento em que tem de ouvir uma única voz, a da ciência médica. Nenhum maestro rege uma orquestra sem dar as costas para o público, e neste caso, governador Gladson, o público para o qual deve dar as costas é o dos negacionistas da ciência, os que acham ainda que a Covid é uma simples gripezinha, mesmo ante tantas mortes choradas, e que defendem o uso de medicamentos ineficazes para combater a Covid. 


Continue com a ciência, nesta guerra não há lugar para estar ao lado dos insensatos. O lockdown poderia até não acontecer se a maioria da população tivesse cumprido as medidas de prevenção. Agora, é fazer o que tem de ser feito para não aumentar o número de contaminados e de vidas ceifadas. Não há mais cenário para recuo. O lockdown é o preço pago pela vida. Estamos em guerra.


FORÇA, ALAN!


Deus no comando Alan Rick. Fé sempre!


ALERTA VERMELHO DO OXIGÊNIO


A PRONTOCLÍNICA vai deixar de receber a partir de hoje pacientes com a Covid para internação. A decisão foi comunicada ontem ao MP, SESACRE, CRM, pelo médico Carlos Beirute, que comanda aquela casa de saúde. O motivo é o temor de um blecaute de falta de oxigênio.


PARA NÃO DEIXAR MORRER


O MÉDICO Carlos Beirute explica que a medida é para preservar vidas. A usina que produz oxigênio na Prontoclínica está no limite, e não há como comprar uma produção extra no mercado. “Não quero ser acusado de deixar alguém morrer por falta de oxigênio, por isso decidi tomar a iniciativa drástica,” justificou Beirute ontem ao BLOG DO CRICA.


PARA SER LEVADO A SÉRIO


ESTA É uma situação que deve ser levada a sério pelo governo. Os casos de contaminações podem aumentar ainda mais e ficar acima da produção de oxigênio. O deputado e infectologista Jenilson Lopes (PCdoB) alertou.


NEM CONVERSA


O PREFEITO Bocalom é um obstinado, decidiu e está levando adiante a sua estratégia de não ter base de apoio e nem líder na Câmara de Rio Branco. Nunca vi isso, mas sempre tem a primeira vez, é aguardar o desfecho.


FALANDO COM O VENTO


COMO NÃO HÁ um interlocutor da prefeitura na Câmara Municipal de Rio Branco, os vereadores ficam falando para o vento no encaminhamento dos seus pleitos.


NÃO TIRA


FORA DA VERDADE, o boato que corria ontem de que, Franck Lima seria substituído no comando da Saúde. É da extrema confiança do Bocalom. E, fora algumas bobagens como distribuir Cloroquina, e descompassos iniciais na programação da vacinação, ele não tem sido um desastre.


MEXE BEM COM AS PALAVRAS


OBSERVEI ontem o discurso do ex-presidente Lula, muito habilidoso no trato político das palavras, e com todos os indicativos de que vai pôr o seu bloco na rua em 2022.


O QUE É A POLÍTICA!


ANTES do Lula ser liberado para disputar se quiser a presidência, o presidente Bolsonaro fazia chacota dos que clamavam por uma vacinação em massa. Passou agora a ser um defensor da vacina e a usar máscaras, para não dar a bandeira de negacionista ao Lula. O que é a política!


PRECISA DO EQUILÍBRIO


O BRASIL precisa mesmo é de um candidato de centro que, se eleito venha a ser um estadista sem rancor, qualidade que não possui nem Lula e nem o Bolsonaro.


GRATA SURPRESA


A VEREADORA Michele Melo (PDT), do grupo de novatos na Câmara Municipal de Rio Branco, vem sendo uma grata surpresa, combativa, atuante, justifica sua eleição.


ZAGUEIRO TROMBADOR


O EX-LÍDER do governo, deputado Gerlen Diniz (PP) tinha um estilo de enfrentamento duro com a oposição, tipo zagueiro trombador, por isso nunca foi bem visto, os oposicionistas o tinham como um radical. Sem entrar no mérito, o Gerlen foi sim um bom líder.


ESTILO DO DIÁLOGO


O NOVO LÍDER do governo, deputado Pedro Longo (PV), tem um estilo oposto ao do seu antecessor na função, é mais do diálogo, da conversa, mas vai chegar a um momento, que terá de endurecer o debate, é inevitável.


A QUESTÃO NÃO É O MÉRITO


CONTRATAÇÃO do restante do cadastro de reserva da PM, é uma questão em que o mérito não deve ser discutido, merecem, o problema é o governo não ter dinheiro em caixa para contratação e burlar a LRF.


PAGAR COMO?


PARA NOVAS contratações o governo tem de ter dinheiro em caixa para não atrasar os salários, e os deputados que defendem esta causa dos integrantes do cadastro de reserva da PM, sabem não haver cenário financeiro.


COMO ESTARÁ O PALCO?


NÃO HÁ hoje no grupo do senador Petecão (PSD) uma discussão aberta para uma candidatura ao governo em 2022. Experiente, Petecão quer ver como estará o palco.


O MDB É AS NUVENS


“É difícil avaliar como estará o MDB em 2022. Como dizia o Magalhães Pinto, a política é como as nuvens, uma hora estão em um canto, e quando se olha de novo estão em outro canto. É cedo para fazer uma avaliação.” Do ex-prefeito Vagner Sales (MDB) ontem ao BLOG DO CRICA, sobre a sucessão estadual.


PASSA PELO GRUPO


DENTRO DO MDB, o ex-prefeito Vagner Sales, é a maior liderança do partido no Juruá. E com as duas deputadas mais votadas naquela região, Antonia Sales e Jéssica Sales. O debate da sucessão passa por ele, no MDB.


CAMINHO DO ZICO


O ÚLTIMO deputado federal oriundo do Alto Acre e eleito por aquele reduto foi o Zico Bronzeado (PT). Existe até hoje este vácuo naquela região, que pode na eleição do próximo ano ser ocupado pela prefeita Fernanda Hassem.


BLOCO NADA NOVO


PTB E PDT de novidade no bloco de apoio ao governo, na Aleac? E, quando foi que não estiveram votando a favor de projetos do governo e ganhando cargos? Ora, pois!


LOCKDOWN


O lockdown na cidade, será a primeira medida mais rígida tomada pelo governo no combate a pandemia. O avanço da Covid se justifica. Ou a doença ficará incontrolável.


FRASE MARCANTE


“A política é a arte de pedir votos aos pobres, pedir recursos financeiros aos ricos e mentir para ambos”. Do empresário paulista Antonio Ermírio de Moraes, falecido.


Share
Published by
Luis Carlos Moreira Jorge

Recent Posts

Dependente químico é agredido a ripadas após “julgamento” de facção

O dependente químico Acelino Rodrigues Vitorino, de 30 anos, foi vítima de uma agressão física…

04/05/2024

Bebedeira entre “amigos” termina com um ferido a facadas na Sobral

Um homem identificado como Elimar Barbosa da Silva, de 40 anos, foi ferido a golpes…

04/05/2024

Acreano é prata no Rio Open de Taekwondo e segue para o Pan Americano, no México

Bryan Azevedo, lutador acreano de 13 anos, conquistou neste sábado, 4, a medalha de prata…

04/05/2024

Juliana Paes revive Maya, de “Caminho das Índias”, em trend indiana

Juliana Paes, 45, aderiu ao desafio de maquiagem indiana, conhecido como “Asoka Makeup“, que viralizou…

04/05/2024

Rio Branco empata com o Princesa do Solimões e segue sem vencer na Série D

O Rio Branco empatou neste sábado, 4, no Florestão, em 0 a 0 com o…

04/05/2024

Quem é Lúcio Barreto, pastor que disse ter beijado a filha na boca

Lúcio Barreto, conhecido popularmente como Lucinho Barreto, é um dos líderes religiosos da Igreja Batista…

04/05/2024