Menu

Acre pode sofrer ápice da pandemia no final do mês de março

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Um estudo do Ministério Público do Acre (MPAC) baseado nos dados da Vigilância Epidemiológica revela que a pandemia da Covid-19 deverá atingir o seu ápice no estado no final deste mês de março. O estudo é assinado por membros do Ministério Público, inclusive, pela procuradora-geral do MPAC, Kátia Rejane.


O levantamento aponta que até a semana epidemiológica 13, os casos seguem uma tendência de elevação, porém, haverá uma tendência de estabilidade apenas nas semanas epidemiológicas SE 26-27, ou seja, no final do mês de junho e começo de julho.

Publicidade

“O que significa dizer que estamos no momento de um turbilhão de situações que, se não manejadas adequadamente, ocorrerão mortes de forma consistente e dramática”, dizem os procuradores e promotores do MPAC.


O documento diz que apesar das medidas duras adotadas pelo governo do Estado em janeiro, esperava-se uma redução dos casos, mas isso não ocorreu.


“Considerando que, com as medidas acima, o resultado esperado era que na SE 07-2021 se experimentasse uma redução considerável no contágio, levando em consideração o comportamento do vírus Sars-CoV-2. O vírus atingiu o ponto culminante do contágio após mais de 38 semanas, ou mais de 260 dias, com 57% de positividade e mais de mil resultados positivos, levando em consideração o exame de RT-PCR, padrão ouro para o Sars-CoV-2”, diz o documento.


Por fim, o MPAC pede ao governo do Acre a adequação do decreto estadual nº 8.147, de 28 de fevereiro de 2021, com o objetivo de proibir também eventos presenciais de qualquer crença religiosa aos finais de semana e feriados.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido