Menu

Polícia cumpre seis mandados de busca e apreensão na 2ª fase da Operação “Fake Bois”

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Polícia Civil do Acre (PC/AC), através do Grupo de Enfrentamento aos Crimes Contra a Ordem Tributária (GECOT) em ação conjunta com o Instituto de Defesa Animal e Florestal (IDAF) desencadearam na manhã desta segunda, 9, a 2º fase da “Operação Fake Bois”.


Foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em alvos em Rio Branco, em Senador Guiomard e Capixaba (AC). A ação policial contou com mais de cinquenta policiais.

Publicidade

Os mandados foram cumpridos tanto na zona urbana como em áreas rurais. O objetivo desta segunda fase da operação é a colheita de provas que demonstram a forma de atuação do grupo criminoso que atua com ilícitos tributários no ramo da agropecuária.


Durante o cumprimento de mandados as equipes puderam apreender três armas de fogo, munições e recolher vasto material documental que será remetido à análise pericial para identificar elementos comprobatórios que irão subsidiar o inquérito policial.


A primeira fase da Operação “Fake Bois” foi deflagrada no dia 26 Fevereiro onde foi possível identificar pessoas que fraudavam o sistema de Guia de Transporte de Animais (GTA) desmantelado esquema de corrupção de emissão do documento de transporte de animais que é obrigatório.


Na ocasião, foi preso um ex-servidor do Instituto de Defesa Agroflorestal do Acre (Idaf) que cometia crimes na área da agropecuária no Estado do Acre. A prisão aconteceu no bairro Cerâmica, em Rio Branco.


De acordo com o delegado Pedro Resende, o ex-servidor fazia inserções falsas de dados de bovinos inexistentes no sistema do Idaf.
“Foi constatado pelo próprio órgão que existiam 135 inserções falsas nos anos de 2018, 2019, 2020 e 2021, informações perniciosas, uma vez que inseridas as informações de bovino no sistema a finalidade era legalizar furtos de gados, oriundos de outras regiões e outras fraudes, como retirar multas de pecuaristas. As investigações continuam e há indícios que o ex-servidor recebia vantagens financeiras, disse Resende.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido