Menu

Polícia cumpre seis mandados de busca e apreensão na 2ª fase da Operação “Fake Bois”

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Polícia Civil do Acre (PC/AC), através do Grupo de Enfrentamento aos Crimes Contra a Ordem Tributária (GECOT) em ação conjunta com o Instituto de Defesa Animal e Florestal (IDAF) desencadearam na manhã desta segunda, 9, a 2º fase da “Operação Fake Bois”.

Foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em alvos em Rio Branco, em Senador Guiomard e Capixaba (AC). A ação policial contou com mais de cinquenta policiais.

Anúncio

Os mandados foram cumpridos tanto na zona urbana como em áreas rurais. O objetivo desta segunda fase da operação é a colheita de provas que demonstram a forma de atuação do grupo criminoso que atua com ilícitos tributários no ramo da agropecuária.

Durante o cumprimento de mandados as equipes puderam apreender três armas de fogo, munições e recolher vasto material documental que será remetido à análise pericial para identificar elementos comprobatórios que irão subsidiar o inquérito policial.

A primeira fase da Operação “Fake Bois” foi deflagrada no dia 26 Fevereiro onde foi possível identificar pessoas que fraudavam o sistema de Guia de Transporte de Animais (GTA) desmantelado esquema de corrupção de emissão do documento de transporte de animais que é obrigatório.

Na ocasião, foi preso um ex-servidor do Instituto de Defesa Agroflorestal do Acre (Idaf) que cometia crimes na área da agropecuária no Estado do Acre. A prisão aconteceu no bairro Cerâmica, em Rio Branco.

De acordo com o delegado Pedro Resende, o ex-servidor fazia inserções falsas de dados de bovinos inexistentes no sistema do Idaf.
“Foi constatado pelo próprio órgão que existiam 135 inserções falsas nos anos de 2018, 2019, 2020 e 2021, informações perniciosas, uma vez que inseridas as informações de bovino no sistema a finalidade era legalizar furtos de gados, oriundos de outras regiões e outras fraudes, como retirar multas de pecuaristas. As investigações continuam e há indícios que o ex-servidor recebia vantagens financeiras, disse Resende.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.