Categories: Cotidiano Notícias

MPF se reúne com instituições para discutir ações de saúde para o povo Madija no Acre

Por
Assessoria

O Ministério Público Federal (MPF) realizou reunião com diversas entidades governamentais, ambientais e representantes indígenas para discutir sobre a segurança alimentar do povo Madija (Kulina) e promoção de ações de saúde para reduzir a taxa de mortalidade infantil na área do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) Alto Rio Purus no Acre, no último dia 4.


O procurador da República Lucas Costa Almeida Dias abriu a reunião falando sobre as ações realizadas anteriormente para a busca de tomada de decisões estatais para resolver o problema. A representante da Fundação Nacional do Índio (Funai), Thayná Ferraz, apresentou dados sobre a desnutrição e o planejamento de ações intersetoriais com a participação indígena.


A coordenadora da Dsei, Carla Niciani, relatou demandas imediatas de ações práticas e urgentes devido às enchentes do Rio Purus, que atingiu as comunidades que perderam a plantação, além da continuação da vacinação e a qualidade e o tratamento da água. A Funai será responsável pela manutenção da realização do diagnóstico no mês de maio seguindo o planejamento acordado na reunião. O MPF vai expedir ainda ofício à Funai solicitando apoio emergencial com o uso do duodécimo para realização de ações de curto e longo prazo.


Durante a reunião, o secretário de Estado de Produção e Agronegócio, Edivan Azevedo, garantiu enviar, a curto prazo, 500 cestas básicas aos indígenas do Alto Rio Purus, além do apoio da secretaria para produção de alimentos e entrega de insumos.


O encontro tratou também sobre o Plano de Gestão Territorial e Ambiental (PGTA), que será atualizado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) com a ajuda da Coordenação de Planejamento em Gestão Territorial e Ambiental (Coplam) a Funai, no segundo semestre deste ano.


Na reunião, ficou definido, ainda, que o Dsei Alto Rio Purus ficará responsável pelo compartilhamento de informações com os técnicos da Sepa sobre as estruturas das casas de farinha e a situação após a alagação no local. Participaram do encontro representantes da Funai, Dsei, Embrapa, Sema e Secretaria de Estado de Produção e Agronegócio (Sepa).


Share
Por
Assessoria

Últimas Notícias

  • Famosos

Vídeo: ainda internado, Toguro faz reflexão e lembra morte da mãe

Após passar o Natal internado na UTI, Tiago Toguro já foi transferido para o quarto…

26/12/2024
  • Política

A pedido de Alan Rick, embaixador acompanha caso de jovem acidentado no Paraguai

O caso do acreano estudante de medicina no Paraguai, Vinícius Lima Guimarães, vítima de acidente…

26/12/2024
  • Destaque Entretenimento

Hospital divulga novo boletim sobre Preta Gil: “Sinais de melhora”

Preta Gil segue internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Sírio-Libanês, em São…

26/12/2024
  • Destaque 2

Nível do igarapé São Francisco sobe 1,45m em 24h; Defesa Civil intensifica monitoramento

O nível do Igarapé São Francisco apresentou um aumento significativo de 1,45 metros nas últimas…

26/12/2024
  • Cotidiano

Governo e Senappen firmam termo de adesão para Repasse Fundo a Fundo 2024 ao Acre

A Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen) assinou um termo de adesão para o Repasse…

26/12/2024
  • Bar do Vaz
  • Extra Total

Pedro Longo confirma pré-candidatura à Câmara dos Deputados e diz que “Gladson é o mito”

Em entrevista na tarde desta quinta-feira, 26, o deputado estadual Pedro Longo (PDT) fez um…

26/12/2024